TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Consequências da Crise Financeira Global

Tese: As Consequências da Crise Financeira Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Apesar da queda na atividade econômica ao final de 2008, o Brasil vem experimentando um forte avanço no consumo, em decorrência, principalmente, da melhora no poder aquisitivo das famílias, da elevação da massa salarial e do nível do crédito. Não obstante, houve um impacto indireto das políticas governamentais que visam à inclusão social principalmente das classes sociais menos favorecidas.

Os reflexos da crise financeira mundial atingiram o Brasil de forma mais branda, com um pronto restabelecimento das unidades produtivas diante das medidas de estímulo adotadas pelo governo federal, que concentraram ações em setores mais relevantes para a retomada da atividade no curto prazo.

Além disso, a atividade varejista no Brasil vem apresentando grandes mudanças nos últimos anos, alinhando-se às transformações globais, renovando conceitos e estratégias, tornando-se cada vez mais competitiva e profissionalizada. Essas mudanças também são reflexos da maior utilização de tecnologias e da qualificação dos profissionais atuantes neste mercado. Vale frisar que a entrada de participantes externos e a adoção de conceitos mais modernos de operacionalidade também têm impulsionado o setor na busca por maior eficiência e melhor posicionamento. As alterações no cenário brasileiro trouxeram um impacto positivo sobre o faturamento do comércio varejista. Essa evolução das atividades econômicas traz, contudo, uma maior necessidade, pelos varejistas, de compreensão das reais expectativas dos diferentes públicos consumidores. Além disso, a disseminação e o acesso às informações sobre produtos e serviços refletem, diretamente, sobre os hábitos de consumo da população e exigem, do varejista, uma rápida adaptação aos novos comportamentos de compra. O Brasil também acompanha de perto uma tendência mundial de desenvolvimento e crescimento dasrelações online.

O varejo tradicional, ainda bastante importante na geração de receitas pelas empresas

brasileiras na atualidade, já divide espaço com outros canais alternativos e emergentes. Nesse contexto, grande parte das empresas já entende que a internet é um meio de comunicação bastante eficaz para atingir o seu cliente. Essa nova configuração global, não tão nova em suas manifestações, mas bastante recente em suas influências, tende a aumentar os desafios e oportunidades que surgem pelos movimentos no mercado. Nessa realidade, as empresas precisam estar abertas às novas possibilidades, buscando mecanismos cada vez melhores para facilitar o acesso e o relacionamento com esse novo público consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com