TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições Da música Na Educação Infantil

Artigo: As Contribuições Da música Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 7

Jéssica Lima de Souza

As contribuições da música na educação infantil

Filosofia da Educação ll

Andradina

2.013

Jéssica Lima de Souza

As contribuições da música na educação infantil

Trabalho acadêmico apresentado á disciplina de Filosofia da Educação ll, ministrada pela Profª.Msc. Izabel de Lourdes Gimenez Souz, do 2° Período do curso de Pedagogia.

Andradina

2.013

Justificativa

Neste trabalho pretendo trazer conhecimentos e informações sobre a contribuição da música na educação, relatando os benefícios que o trabalho realizado com a música pode nos oferecer.

Pode-se desenvolver e estimular os alunos com a música em sala de aula, mostrando a importância da música em cada época, trazendo a vivência de várias culturas, aprendendo sua história e seu significado, sendo utilizada no processo ensino aprendizagem.

A música é uma ferramenta que contribui para formação integral do ser humano. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.

A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança.

Na Educação Infantil, as crianças começam a vivenciar ritmos e gestos, por meio de jogos, danças e canções onde há o fazer musical e a apreciação musical.

A música faz parte da vida do ser humano. Deste o útero a criança tem contato com os sons do corpo de sua mãe, como o som do coração e ao nascer se confronta com um mundo de sons para organizar.

A música está presente em todas as culturas: nas festas, na hora de dormir, nos rituais religiosos, nas brincadeiras de roda e nas mais diversas situações do dia a dia. É uma forma de linguagem expressa em sons que transmitem sentimentos, sensações e pensamentos. Portanto merece destaque na educação infantil.

Música e Filosofia

A filosofia na educação infantil tem como preocupação fundamental o aprimoramento das habilidades de pensamento (investigar, raciocinar, conceituar, analisar, formular e traduzir), permite ao educando a estruturação e articulação de um modo de pensamento rigoroso, com critérios e ser criativo, assim como a formação da comunidade de investigação.

Portanto diz que na educação infantil realizamos pequenos ensaios de discussões filosóficas orientadas e planejadas.

A filosofia pode ser uma atividade agradável e convidativa em um ambiente escolar. O que move os professores não são as discursões sobre a filosofia, e sim uma metodologia que possa ajudar aos professores a melhor desenvolver as atividades, utilizando a filosofia.

Juntamente com a música, a filosofia pode ser uma atividade agradável e convidativa e faz parte da nossa infância e é nosso dever como educadores, preserva-las incentivando nossas crianças a cantar. A música não deve servir apenas para alfabetizar, a música deve fazer parte do nosso cotidiano na sala de aula assim como a filosofia.

De acordo com Aristóteles (n.Estgira 384 a.C.; m.322 a. C ), a música tem o poder de formar a personalidade e pode distinguir os diferentes modos pelos efeitos que ela pode causar; abandono, auto- domínio ,melancolia, até mesmo despertar entusiasmo.

Platão defende a ideia de que a música é o meio mais prazeroso do que qualquer outro, e um dos principais elementos da nossa cultura ela se faz presente em tudo e parte integrante na nossa vida.

Conclui-se, então que, a música não é uma simples canção, ela é um recurso utilizado na educação infantil, que aproxima professor e aluno, fazendo com que a aula seja mais produtiva, facilitando a aprendizagem da criança além de trazer diversos benefícios para o aluno.

As contribuições da música na Educação Infantil

A música desenvolveu na educação um importante papel, sendo afirmado por Weigel (1988) e Barreto (2000) que essa atividade pode contribuir como reforço no desenvolvimento cognitivo/lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança (citado em Chiarelli, 2005). Alguns dos pontos principais descritos pelos autores são:

Desenvolvimento cognitivo/ lingüístico:

A fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmico musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.

Desenvolvimento psicomotor:

As atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com