TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições dos estudos linguísticos para a Linguística enquanto ciência

Por:   •  4/7/2018  •  Resenha  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

As contribuições dos estudos linguísticos para a Linguística enquanto ciência.

A curiosidade humana pela linguagem data desde os primórdios, seja pela busca religiosa ou pelo conhecimento. Sobretudo, a linguagem tornou-se um fascínio, pelas inúmeras discussões e debates filosóficos, na Grécia Antiga e consequentemente, na Idade Média, pela busca da construção de uma teoria geral da linguagem. Para tanto, foram intensas dedicações e relevantes contribuições para que os estudos relacionados a linguagem, fossem estabelecidas como ciência, no entanto, é a partir “da criação da linguística que essas manifestações da curiosidade do homem tomam a forma de uma ciência, com seu objeto e método próprios” (Orlandi. 2009, p. 9).

O processo da constituição da Linguística é marcado por dois momentos, primeiro pelo século XVII, no qual surgem as gramaticas gerais e racionais, cujos princípios são racionais e lógicos, regendo todas as línguas, tais princípios contribuíram para pensar a linguagem não de forma particular, mas no ideal universal. O segundo é o século XIX, caracterizado pela origem das gramáticas comparadas, nas quais acredita-se que as línguas se transformam com o tempo, este pensamento tornou-se tão importante, que passou a ser considerado o nascimento da Linguística histórica através da obra de 1816 do alemão F. Bopp. É, portanto, neste século, que se descobre a semelhança entre a maior parte das línguas europeias e o sânscrito, originando as línguas indo-europeias, transformando o ideal racionalista em ideal romântico, cuja busca é pela origem, a grande contribuição das gramáticas comparadas foi evidenciar que as mudanças são regulares, têm uma direção. Muito embora, tais tendências tenham contribuído com a linguística, por um lado a formalista: a linguagem e pensamento, por outro a sociologista: linguagem e sociedade, acabam dividindo opiniões, pois tomam direções contrárias.

A Linguística é uma ciência moderna que percorreu longos caminhos, seu objeto de estudo é a linguagem verbal, mas seu grande destaque deu-se a partir da obra O Curso de Linguística Geral, resultado das anotações do suíço Ferdinand de Saussure, publicada em 1916 por dois de seus alunos, Charles Baily e A. Sechehaye. Para Saussure a língua é um sistema de signos, um sistema abstrato e social e a sincronia é o estado atual da língua, tais conceitos tornaram-se a base da Linguística como ciência.

Vale ressaltar ainda que é através desta abordagem que a língua passa a ser objeto de estudo de linguistas e estudiosos da linguagem. Grosso modo, posterior a Saussure surge o estruturalismo, segundo Orlandi (2009) o método estrutural proporciona à Linguística a posição de ciência-piloto das Ciências Humanas. Do Estruturalismo, advém o Funcionalismo que trouxe uma valiosa contribuição, considerando as "falhas" na linguagem forma produtiva e não apenas "erros" que seriam descartados da reflexão sobre a linguagem.

Dessa forma, surgem também, os Círculos Linguísticos, os chamados círculos eram constituídos por grupos de estudiosos que discutiam a linguagem sob determinadas perspectivas, dentre eles o Círculo Linguístico de Moscou, Círculo Linguístico de Praga, Círculo Linguístico de Copenhague e Círculo Linguístico de Viena, sendo assim, considera-se o desenvolvimento da Linguística a partir deles.

O Estruturalismo dominou a Linguística até os anos 1950, quando finalmente, Noam Chomsky promove uma mudança, com o surgimento da gramática gerativa, conjunto de regras que produzem as frases da língua, transformando a teoria da linguagem não apenas em descritiva, mas também em explicativa. A contribuição de Chomsky traz para a Linguística estudos que abrangem a área da lógica, da matemática e fundamentos biológicos da linguagem. Posteriormente, para conseguir manter às exigências das estruturas da linguagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com