TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dinâmicas de Grupo

Por:   •  19/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 3

As dinâmicas de grupo e os jogos empresariais tem muitas similaridades, pois ambos são metodologias de aprendizagem vivenciais, que estimulam o aprendizado através de uma experiência e não somente através da exposição de conteúdo. Mas existem algumas diferenças entre uma metodologia e outra que devem ser levadas em consideração no momento de escolher a abordagem mais adequada para o objetivo que se deseja alcançar. Pois tanto a dinâmica em grupo quanto o business game são usados dentro das organizações, como forma de treinamento, crescimento, aprendizado e capacitação.

A diferença é o momento, contexto e objetivo em que cada um vai ser desenvolvido. O objetivo central da dinâmica de grupo é estimular comportamentos e competências através de uma vivência, enquanto que os jogos é apresentar aos jogadores de forma lúdica e interativa os desafios que fazem parte do dia a dia de um empreendedor na fase de criação de um novo negócio ou no andamento de um já existente.

Considerando que a dinâmica de grupo é uma ferramenta que consiste na reunião de várias pessoas para a realização de atividades nas quais elas interagem entre si, podendo ser desenvolvida em vários momentos, como no processo seletivo, usadas para a integração de novos profissionais, podem ser utilizadas em trabalhos de motivação dos colaboradores, estimulando o engajamento e o bom clima organizacional, assim disseminando de forma lúdica a cultura da empresa e promovendo a inteligência relacional, também na pesquisa de clima, avaliação de potencial, como no levantamento de necessidades da organização e na busca por soluções criativas e inovadoras.

Alguns dos benefícios das dinâmicas de grupos estão relacionados a construção de confiança e trabalho em equipe, colaboração na resolução de conflitos, estímulo à criatividade, engajamento e promoção da cultura organizacional.

Já os jogos de negócios ou Business Game são excelentes ferramentas complementares ao aprendizado dos conceitos de gestão de negócio podendo ser utilizado em cursos, empresas e órgãos governamentais. Ele está diretamente ligado ao conceito de estratégia, simulando a realidade do gerenciamento de negócios em um mercado competitivo, o que requer competências específicas para que se obtenha sucesso no mundo real.

Em sua aplicação, ocorre a interação estratégica onde dois ou mais participantes reconhecem a interdependência mutua de suas decisões, tomadas sempre em um ambiente de racionalidade, procurando entender a lógica da situação e reagir a ela.

Neste método de aprendizado gerencial estão presentes os elementos conceituais da gestão de negócios como o ambiente concorrencial, a racionalidade e a tomada de decisão. O método é reconhecido e validado mundialmente e foi constituída nos Estados Unidos em 1957, onde se desenvolvem estudos e experimentos envolvendo as dinâmicas de aprendizado, com a publicação de inúmeros trabalhos e artigos acadêmicos.

Algumas oportunidades do uso do Business Game, dentre as quais, destacam-se: Treinamentos, Capacitação, Seleção de profissionais e Seleção de competências.

Esta evolução propiciou o surgimento do primeiro jogo de empresas derivado dos jogos militares desenvolvido pela AMA , American Management Association em 1956, chamado “Top Management Decision Game”.  No ano seguinte, 1957, a Mc Kinsey & CO lança outro modelo chamado “Business Management Game”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com