TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Doenças de Pele

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A pele (cútis ou tez), em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas.

A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea.

A pele apresenta duas camadas: a epiderme e a derme. A hipoderme, ou tela subcutânea, é uma camada de tecido conjuntivo frouxo, que fica logo abaixo da derme. Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas; ou penas escamas e cascos.

A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Nos indivíduos de pele escura, os melanócitos produzem mais melanina que naqueles de pele clara, porém o seu número é semelhante.

A pele é responsável pela termorregulação, pela defesa, pela percepção e pela proteção. Ela nos protege das doenças, porém não é 100% eficaz, podendo deixar entrar larvas de esquistossomos e do ancilóstomo.

DESENVOLVIMENTO

De acordo com Ribeiro (2013) a pele é o maior órgão do corpo humano, com estrutura e funções bem complexas. É nossa primeira barreira contra agressões externas, tendo como uma de suas funções a proteção do organismo.

Devido a isso devemos, como profissionais da área de estética, sabermos identificar as principais doenças que acometem a pele. Desta forma, podendo saber quando e como tratar, no caso de disfunções como a acne, ou encaminhar a um profissional competente para o devido tratamento, oferecendo segurança a nossos clientes.

Estão entre as doenças/disfunções de pele mais frequentes em centros de estética, a acne, alergia, psoríase, câncer de pele, envelhecimento cutâneo, micoses, alopecia, Pitiriase simplex, seborreia, herpes e dermatite de contato. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Acne – Esse problema de pele atinge a maioria das pessoas, principalmente na fase da adolescência. A acne é uma inflamação que acontece por causa do nível elevado de hormônios. Com isso, as glândulas sebáceas produzem mais sebo e geram as famosas espinhas e os cravos. A acne pode atingir o rosto, as costas, os ombros e o peito.

O tratamento deve ser feito com a ajuda de um dermatologista que pode recomendar esfoliação da pele, antibióticos tópicos e orais, e tratamentos hormonais. Alergia – É causada pelo contato com substâncias estranhas ao organismo. Trata-se de uma hipersensibilidade imunológica a um determinado estímulo interno ou externo.

Nesses casos, a pele pode ficar vermelha, descamar, coçar ou ficar com bolhas. As alergias não têm cura, mas é possível adotar medidas preventivas. Já a Psoríase

De acordo com Ribeiro (2013), é uma doença eritemato-escamosa, ou papulo-escamosa comum e de etiologia desconhecida. É um quadro hiperproliferativo benigno crônico comum da pele que muitas vezes é hereditário. É uma doença dinâmica, que se exacerba e regride em intensidade através de toda vida. Afeta a pele unhas e cabelos. A apresentação comumente ocorre pela formação de placas descamativas. As áreas mais frequentes são cotovelos, joelhos e couro cabeludo.

Para o autor a etiologia da psoríase é desconhecida, atinge homens e mulheres, é transmitida geneticamente afeta de 1 a 3 % da população mundial.

Não há cura e as manifestações da doença se dão por surtos caracterizados por exacerbações e remições crônicas recorrentes. Seu surgimento esta relacionado ao stress que pode precipitar um episódio. Influencias ambiental modificam o curso, a gravidade a idade e apresentação. No geral a doença que se inicia mais tardiamente possui um melhor prognostico, sendo mais branda.

Câncer de pele – É causado, principalmente, pela exposição aos raios solares que transformam as células da epiderme e fazem com que elas se multipliquem desordenadamente. Aparece em forma de manchas e feridas no corpo. A doença tem cura quando diagnosticada precocemente.

O conceito de beleza atualmente em vigor e procurado pela grande maioria das pessoas é o da pele jovem, sem manchas ou rugas.

Entretanto, com o avanço da idade, a pele começa a sofrer alterações que modificarão seu aspecto gradativamente, caracterizando o envelhecimento cutâneo.

Mas por que com a idade a pele transforma-se dando origem ao surgimento de manchas, rugas e ao aspecto de pele "sem viço”?

O motivo de tal transformação são as alterações decorrentes do envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele. Após exposição à luz solar, ocorre o aumento da síntese de proteínas transcritoras que estimulam a produção de metaloproteinases responsáveis pela degradação do colágeno e supressão de genes pro-colágeno.

Micose – É uma infecção causada por fungos. O problema pode ser superficial ou profundo, dependendo do fungo e da região afetada. A micose mais comum entre as pessoas é a frieira nos pés.

No caso das micoses profundas, o problema pode ser grave, já que os fungos podem migrar para os órgãos internos através da circulação sanguínea

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com