TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Habilidades Essenciais Dos Negociadores

Artigos Científicos: As Habilidades Essenciais Dos Negociadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 4

As habilidades essenciais dos negociadores

Nos últimos anos, o desenvolvimento acelerado dos meios de comunicação no bom desempenho de informações. A “era digital” fornece a sociedade o sentimento de segurança e controle, em um local quase infalível e sempre preciso. Por isso, é comum que a maioria das pessoas mantenha-se informada sobre acontecimentos do mundo empresarial. No entanto, as pessoas muitas vezes se esquecem de que o dia-a-dia empresarial não é feito de mágicas,mas sim de pessoas comuns,as quais negociam todo o tempo o caminho da empresa e as ações a serem tomadas.Assim, o destino das empresas estão nas mãos de pessoas comuns, independente do porte da empresa ou sua localização geográfica.

O que difere, então, os grandes negociadores das pessoas comuns? A resposta pode ser o talento, desenvolvido ao longo do tempo, a recompensa de muito esforço e dedicação.

Conforme observado Albrecht e Albrecht, o estilo de negociação de cada pessoa é, em grande parte, resultado dos sentimentos e atitudes experimentados no início de suas vidas. Desse modo,negociadores experientes podem agir de maneira diferente durante um processo de negociação,mesmo que possuem as mesmas habilidades.Mas na maioria das vezes,será a utilização correte das habilidades que definirá o sucesso no final da negociação.

Negociadores profissionais devem ser pessoas altamente qualificadas, pois suas decisões envolvem constantemente grandes valores montérios, e podem definir o futuro da organização.

Sabe-se que na pratica da negociação não é exclusivamente dos grandes executivos; ao contrário, todos negociam constantemente, dia após dia, tanto na vida pessoa quanto na profissional. Negocia-se com a família as tarefas do lar,os passeios e as férias;negociam-se no trabalho projetos e metas.Durante as negociações,o objetivo deve ser desenvolver a habilidade de tomar freqüentemente boas decisões. O domínio de habilidades de negociação também servirá como fonte de segurança para o negociador. Sabe-se que a calma e a segurança são características importantes dos executivos, mas como manter essa imagem em situações difíceis? O domínio das habilidades essenciais fornecerá ao negociador um sentimento de capacidade, por meio da certeza de que possui “armas” prontas para auxiliá-lo em momentos obscuros.

Algumas das habilidades essências dos negociadores, segundo a visão de Martinelli e Almeida (visto no capitulo anterior): Concentrar-se nas idéias; Discutir as proposições; Proporcionar alternativas para outra parte; Ter objetividade no equacionamento dos problemas; Apresentar propostas concretas; Saber falar e saber ouvir; Colocar-se no lugar da outra parte; Ter consciência de que se negocia o tempo todo; Saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas; Separar os relacionamentos pessoais dos interesses; Evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo.

Ao partir para uma negociação, a pessoa deve estar preparada para discutir diferentes propostas e, muitas vezes, concluir o diálogo com um acordo não esperado inicialmente, porém favorável a ambas as partes.

É certo saber falar e saber ouvir corretamente e no momento certo é uma habilidade essencial aos negociadores. Qualquer forma de relacionamento entre seres humanos baseia-se na comunicação, seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com