TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Intermodais

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

TABOÃO DA SERRA

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Fernanda Freitas da Silva RA: 8870335235

Professor: Júlio César Santana

Intermodais

São Paulo

2015

Sumário

Introdução... Pagina 3

Princípios de Estocagem de Materiais... Pagina4, 5

Sistema de Armazenagem... Pagina 6,78,9

Introdução

O objetivo da armazenagem é o de guardar a mercadoria por certo tempo. A mercadoria deve ser mantida no depósito por certo período de tempo até que seja requisitada para consumo próprio ou para comercialização, para isso é importante a escolha certa dos sistemas de armazenagem.

Armazenar é uma função logística que envolve o tratamento dos materiais entre o tempo de produção e a sua venda ao usuário final. Não pode ser vista de forma isolada, mas sim, entendida em seu contexto, envolvendo desde a embalagem da mercadoria, sua movimentação até armazenagem.

 Existem diversos tipos de equipamentos de armazenagem que são utilizados de acordo com alguns critérios a serem analisados tais como: tipo de produto a ser armazenada, área disponível, rotatividade, quantidade e seletividade dos produtos, variáveis de dimensões e de capacidade de carga. Um Sistema de Armazenagem bem estruturado e implementado possibilita a otimização de espaços, diminuindo o custo do produto para o consumidor final.

Princípios de Estocagem de Materiais

Carga Unitária

Unitização de cargas é o desenvolvimento de modernos sistemas para sua movimentação, que consiste em acondicionar volumes uniformes em unidades de carga, visando reduzir os custos de viagem e o tempo de permanência dos veículos transportadores nos portos de embarque e desembarque, além de conceder maior segurança à carga, eliminando seu manuseio direto.

O principal meio de transporte e armazenagem de cargas é a Empilhadeira de garfos, ela se tornou a mais usada, para o manuseio de material, e é muito eficiente no dia a dia.

O dispositivo que permite a formação da carga unitária é varias, o mais conhecido é o Palete de madeira, existem vários tipos de Paletes, que são divididos em algumas classes:

  • Paletes de duas entradas e paletes de quatro entradas
  • Paletes de uma face e paletes de duas faces.

- Paletes de duas entradas é usado quando o sistema de movimentação de material não exige um cruzamento de equipamento de manuseio, o Paletes de quatro entradas é usado quando é necessário o cruzamento de equipamento de manuseio.

- Paletes de uma face é aplicado quando a operação não exige estocagem ou quando o paletes pode dispensar reforços, em virtudes das características do material a ser manuseado, o paletes de duas faces é escolhido quando se precisa de uma unidade mais reforçada, ou quando se quer aproveitar o paletes por duas vidas uteis.

Paletização.

A paletização é muito utilizada, nas indústrias e armazéns que exigi uma estocagem rápida e de grandes quantidades de carga. Garanti o armazenamento de uma maior quantidade de mercadorias leves ou pesadas em determinada área, o uso dos paletes, como forma de unitização de cargas, organiza e dinamiza a movimentação e o transporte delas durante todo o processo produtivo.

A paletização de cargas deve ser entendida como prática fundamental e valiosa aliada na logística e no transporte para indústrias. Produto certo no local, na hora e nas condições adequadas. O operador que trabalha com o paletes deve ser treinado, para saber de qual forma correta de carregar, com os volumes e tamanhos.

A distribuição da carga sobre um palete é de grande importância no planejamento de um sistema logístico de armazenagem. É conveniente determinar um arranjo típico para as operações, o arranjo mais indicado para determinada operação depende de:

  • Tamanho da carga;
  • Peso do material;
  • Carga unitária;
  • Perda de espaço;
  • Compacidade;
  • Métodos de amarração

Sistemas de Armazenagem

Um Sistema de Armazenagem bem estruturado e implementado possibilita a otimização de espaços, diminuindo sensivelmente o custo do produto para o consumidor final e, consequentemente, aumentando a competitividade no mercado.

Sistema estático: A armazenagem estática é a solução mais vulgarmente encontrada, devido ao baixo investimento necessário para a sua implementação. São sistemas de armazenagem nos quais os produtos estocados não sofrem movimentos internos, após serem colocados manualmente, ou através de equipamentos de movimentação, nas estruturas de armazenagem, tais como: porta-pallets convencional; drive-in; drive-thru; cantillever; estanterias leves.

Sistema dinâmico: São os sistemas de armazenagem dos quais os produtos estocados sofrem algum tipo de movimento interno, após serem colocados manualmente ou através de equipamentos de movimentação nas estruturas de armazenagem. Tais como: Porta-pallets dinâmico, porta-pallets push-back e flow-rack. Também podem ser classificados quanto a sua forma construtiva como: armazenagem leve e armazenagem pesada.

Armazenagem Leve: São as tradicionais cantoneiras metálicas, conhecidas também como estanterias metálicas leves, constituídas por colunas cantoneiras em “L”. Possui perfis de chapa de aço dobrada, perfuradas continuamente segundo as necessidades de utilização, compostas por prateleiras, também em chapa de aço dobrada, com posição regulável na altura, aptas a suportarem cargas máximas de aproximadamente 300kg.
Estas estantes são de armazenagem manual e, portanto, não utilizam equipamentos de movimentação. São utilizadas, normalmente, em almoxarifados de pequenas peças, arquivos mortos e etc, de uma forma geral dispostas formando conjuntos com diversos módulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com