TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mudanças Climáticas

Por:   •  14/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

Mudanças Climáticas

O Efeito Estufa

As atividades humanas emitem diferentes gases do efeito estufa, conhecidos com GEE. Porém, cada vez mais gazes são emitidos na atmosfera, intensificando o efeito estufa e causando mudanças climáticas. O que era algo natural passou a ser uma ameaça devido ao excesso de emissões desses gases de forma inconsciente.

A seguir, veremos o conceito de efeito estufa segundo alguns autores:

A vida na Terra só é possível porque naturalmente o planeta gera, com sua atmosfera, o efeito estufa global, retendo parte do calor que é irradiado pelo Sol. A atmosfera é composta por gases do efeito estufa e, sem esse fenômeno natural, a Terra seria um planeta gelado, certamente habitat de seres vivos completamente estranhos àqueles que com o efeito estufa se desenvolveram. (NETO, 2009, p.17)

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas:

O efeito estufa constitui um fenômeno natural pelo qual parcela da energia solar que incide sobre o Planeta é retida pela atmosfera, o que possibilita a manutenção das condições necessárias à vida. Esse processo, no entanto, vem se intensificando perigosamente, devido a modificações na composição da atmosfera causadas por atividades humanas. (IPCC, 2007, p.15 apud Senado Federal, 2011)

Apesar de o efeito estufa ser algo natural e necessário para a sobrevivência na Terra, a sua intensificação produz um fenômeno chamado aquecimento global que traz consequências para diversos elementos como o clima, vegetação, fauna e ecossistemas. O aquecimento da Terra intensifica os fenômenos climáticos. Com esse aquecimento, haverá menos chuva, escassez da água, aumento dos desertos e diminuição dos fluxos dos rios. Isso também afetará as plantações o que implicará no aumento da fome. As mudanças climáticas também provocam o derretimento de geleiras, aumentando o nível do mar, elevando o risco de desastres em áreas litorâneas, costas e ilhas.

Segundo Antonio Lorenzoni Neto (2009, p.17) Através das previsões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), organização que divulga conhecimentos avançados sobre mudanças climáticas, foi identificado um aumento da temperatura mundial em 0,6°C durante o século XX. Até o final do século XXI a estimativa é que essa elevação seja ainda mais significativa. Isso ocorre devido ao fato dos seres humanos realizarem, desde a revolução Industrial, atividades que emitem elevada quantidade de gases que potencializam o efeito estufa natural do planeta, gerando mudanças climáticas mundialmente.

É preciso tomar medidas urgentes para reverter essa situação ou todos nós pagaremos um alto preço. Se nada for feito, o futuro do nosso planeta estará comprometido, para que isso seja evitado e necessário que a adoção de ações sustentáveis a fim de mitigar os danos causados. Além disso, é preciso se adaptar diante das consequências e mantar-se firme apesar dos danos que já foram causados, evitando que isso se agrave.

Segundo Lovins E Cohen (2013, p. 267 – 268), adotar medidas de mitigação não deve ser a única alternativa. Devemos também,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com