TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções de primeiros socorros

Por:   •  3/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

Noções básicas de primeiros socorros

É importante ter em mente que os “primeiros socorros” prestados devem ser feitos de maneira calma e urgente ao mesmo tempo. É vital manter a calma para ter o máximo controle e êxito possível sobre uma situação que envolve risco de vida, e a urgência é a motivação maior para uma ação á ser tomada. O bem estar da vítima é o que deve ser levado em consideração. Deve-se prestar atenção ao tocar, movimentar ou até mesmo a maneira que se deve lidar com um eventual ferimento. Por isso é primordial conhecer e saber como lidar com possíveis acidentes, os quais nós e nossos colegas estamos expostos a sofrer em um laboratório de química, é importante saber que se pode estar sujeito a:

Queimaduras térmicas; ocasionadas pelo mau uso ou descuido ao utilizar instrumentos como o bico de bunsen, mufla ou estufa, podendo ser de 1º, 2º ou 3º grau a queimadura em questão.

Intoxicação; por meio de substâncias químicas, onde pode ocorrer inalação, ingestão ou absorção, ocasionando um quadro leve de intoxicação ou um envenenamento.

Cortes ou perfurações; podem acontecer com a quebra de vidrarias ou descuido com o manuseio das mesmas ou de um material cortante ou pontiagudo, ocasionando lacerações profundas ou superficiais, ou talvez, perfurações, nos dois casos pode haver hemorragia interna ou externa, venosa ou arterial.  

Choque elétrico; logicamente pode vir a ocorrer por um simples descuido da vítima ou mesmo por consequência de uma instalação elétrica mal feita no local, ocasionando convulsão, parada cardíaca ou queimaduras.

Corrosão; principalmente por substâncias ácidas, causando queimaduras ou a própria corrosão da pele.

Contaminação biológica ou mesmo por radiação; por meio de bactérias ou exposição à materiais contaminados ou radioativos, causando risco de vida eminente.

Asfixia; principalmente por gases tóxicos presentes no ambiente, causando sufocamento ou falta de ar.

Fratura; por queda é o mais comum ou mesmo por acidente com maquinário, causando fratura interna ou exposta.

Irritação; contato direto com a pele, olhos ou outras partes vulneráveis com materiais nocivos, causando coceiras, ardência e/ou vermelhidão.  

É importante saber que os riscos de acabar enfrentando algo assim são minimizados com o uso do EPI e com o uso dos EPC’s disponíveis, e claro, quando se toma os devidos cuidados e precauções à cerca do lugar em que trabalha e dos materiais e substancias com os quais trabalha. Manter a organização, higiene, limpeza, e disciplina cabível, bem como utilizar sempre somente o que é necessário, é fundamental. Todavia, é bom saber lidar com os fatos e agir da melhor maneira possível. Para isso se deve ter o conhecimento de que em casos de:

Queimaduras: o primeiro cuidado é extinguir a fonte de calor, ou seja, impedir que permaneça o contato do corpo com o fogo, líquidos e superfícies aquecidas, entre outras causas do acidente. Em seguida, procure lavar o local atingido com água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até que a área queimada seja resfriada. Também é importante buscar o auxílio de um profissional de saúde no posto de atendimento mais próximo do local do acidente, para que sejam tomadas as providências necessárias para o sucesso da recuperação e também para evitar o agravamento da lesão. Não tente arrancar pedaços de tecidos que fiquem grudados na pele queimada, deixe isso com os profissionais. Não passe no local atingido nenhum produto ou receita caseira. Qualquer substância que seja passada sobre a pele queimada vai irritá-la. Há também o alto risco de infecção por bactérias, fungos e vírus presentes nesses produtos, já que a barreira natural do organismo – a pele – está danificada. 

Intoxicação: Intoxicação por contato, lavar o local com água corrente. Se a intoxicação atingiu os olhos, lave com água corrente por 15 minutos e cobri-los com pano limpo. Após limpar o local, levar imediatamente para atendimento médico. Intoxicação por ingestão, tente descobrir a fonte da intoxicação (em caso de remédios e produtos químicos a bula pode ter instruções de como agir), não faça respiração boca a boca. Provoque o vômito na vítima e encaminhe para atendimento médico. Em casos de ingestão de ácido, soda cáustica, desodorantes, produtos químicos e derivados do petróleo, não provoque o vômito. Nesses casos o vômito pode espalhar o veneno pelo sistema digestor. Intoxicação por inalação, leve a vítima para um local arejado e encaminhe para o atendimento médico.

Cortes ou perfurações: Primeiro, deve-se estancar o sangramento, cobrindo o corte e exercendo uma ligeira pressão. Se o corte estiver sangrando muito e a pessoa não conseguir estancá-lo, deve-se procurar tratamento médico imediato. Se a pessoa observar detritos dentro do corte, não deve tentar removê-los. Deve-se procurar ajuda médica ou atendimento de emergência do hospital mais próximo. Cortes mais profundos podem exigir tratamento médico. As opções para o tratamento de cortes profundos incluem suturas, grampos ou colas para suturas. Também pode ser necessário tomar antibióticos para prevenir infecção. Em caso de perfuração os cuidados são semelhantes.  Primeiro, é necessário tentar estancar o sangramento cobrindo o ferimento com uma bandagem limpa e aplicando pressão suave. Se o ferimento continuar sangrando intensamente e a pessoa não puder estancá-lo, deve-se procurar atendimento médico de emergência imediatamente. Em seguida, limpar completamente a área usando uma pequena toalha embebida em álcool. Não se deve tentar irrigar um ferimento por perfuração. Se a pessoa observar detritos dentro do ferimento por perfuração, não se deve tentar removê-los. Não se deve mexer no ferimento se perceber que parte do objeto que causou o ferimento se rompeu. Em vez isso, deve-se procurar atendimento médico imediato. Jamais tente remover qualquer material encravado no corpo da vítima isso pode acarretar em complicações graves.

Choque elétrico: Corte ou desligue a fonte de energia, mas não toque na vítima; Afaste a pessoa da fonte elétrica que estava provocando o choque, usando materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico, panos grossos ou borracha; Chame uma ambulância; Observe se a pessoa está consciente e respirando; Se estiver consciente: acalme a vítima até a chegada da equipe médica; Se estiver inconsciente, mas respirando: deite-a de lado, colocando-a em posição lateral de segurança. Saiba como pode fazer isso de forma correta; Se estiver inconsciente e não respirando: inicie a massagem cardíaca e a respiração boca a boca. Continue fazendo o passo anterior até a chegada da ajuda médica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com