TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Operações Unitárias

Por:   •  20/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

UFCD 4513- Microbiologia aplicada

Glossário

Aeróbio - São os organismos que necessitam da presença de oxigénio para crescer e podem fazê-lo numa atmosfera com 21 % de oxigénio (“ao ar”). Estão dependentes da respiração aeróbia, utilizando o oxigénio como aceitador final de electrões.

Agente microbicida - Medicação, substância química ou outra substância usada para eliminar microorganismos. Este termo é usado especificamente para substâncias que previnem ou reduzem a propagação de doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV.

Agente microbiostático - Agente que paralisa ação de algum microrganismo. Aquele que paralisa ação,movimento,metabolismo etc.

Agentes antimicrobianos - Os antimicrobianos são substâncias naturais (antibióticos) ou sintéticas (quimioterápicos) que impedem o crescimento dos microrganismos (bacteriostáticos) ou eliminam os microrganismos (bactericidas). Os antimicrobianos são classificados de acordo com a sua ação.

Agentes patogénicos - Agente patogênico é um organismo, microscópico ou não, que produz infecção ou doenças infecciosas nos hospedeiros em condições favoráveis. As bactérias, protozoários, fungos, helmintos e alguns artrópodes são exemplos de agentes patogênicos.

Autoclave - Aparelho de pressão de vapor empregado na esterilização de instrumentos cirúrgicos e afins.

Anaeróbio - Ser vivo que não utiliza oxigénio livre para obter energia a partir da decomposição da matéria orgânica. Pode ser obrigatório, como, por exemplo algumas bactérias do solo e facultativo, como , por exemplo as leveduras, que também podem utilizar o oxigénio para obterem energia.

Bactérias - Organismos procariontes, unicelulares de pequenas dimensões, por vezes coloniais. Não apresentam cor, a maioria movimenta-se por flagelos simples, do tipo 1 (fibrilha simples de pequenas dimensões moleculares). A forma pode ser esférica (cocos), em bastonete (bacilos), espiralada (espirilos) ou em vírgulo (vibrião).

Bacteriófago - Vírus que ataca bactérias específicas, multiplicando-se à custa da alteração do material genético das bactérias, acabando por destruí-las.

Bolor - Os bolores, são espécies de fungos filamentosos que se desenvolvem em matéria orgânica. Estes bolores possuem a capacidade de decompor a matéria orgânica.

Desinfeção - No âmbito da medicina, a desinfecção tem como objetivo eliminar o risco de contágio por parte agentes patogênicos. A desinfecção pode ser feita através de meios físicos ou químicos. Os meios físicos podem ser o calor (calor seco ou úmido), raios solares, ignição (flambagem), raios-gama, etc.

Esterilização - Destruição de todos os organismos que existem num determinado objeto ou local.

Fago(s) - Bacteriófago. Vírus utilizado como vector em engenharia genética.

Fisiologia - Ciência que estuda os processos pelos quais um organismo realiza as suas diferentes funções biológicas.

Imunologia - Estudo das reações que fornecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com