TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Públicas e a construção de imagens

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS USADAS

BRETON, Philippe. Sociologia Da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2002.

FLUSSER, Vilém. O que é comunicação?. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MERLEAU – PONTY, Maurice. A percepção do outro e o diálogo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

SILVERSTONE, Roger. Porque estudar a mídia?. São Paulo: Loylola, 2002.

WEBGRAFIAS USADAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RELAÇÕES PÚBLICAS. Decreto nº 63.283. Definição Oficial, 1968. Disponível em: < http://www.portal-rp.com.br/historia/parte_13.htm> . Acesso em: 02 de setembro de 2015.

O que faz um Relações Públicas?, 2011. Disponível em: <http://capricho.abril.com.br/voce/faz-relacoes-publicas-645612.shtml>. Acesso em: 03 de setembro de 2015.

Relações Públicas e a construção de imagens

A comunicação está cada dia mais presente em nossas vidas, principalmente com esse mundo de tecnologias que cresce a cada dia. As pessoas sentem a necessidade de comunicar-se. A comunicação é algo exclusivo do ser humano, e os meios têm crescido exageradamente, todos os dias as pessoas arrumam uma nova forma de ter contato com o outro.

O corpo do outro está diante de mim – mas, quanto a ele, leva uma singular existência: entre mim que penso e esse corpo, ou melhor, junto a mim, a meu lado, ele é como uma réplica de mim mesmo, um duplo errante, ele antes frequenta meus arredores do que neles aparece, ele é a resposta inopinada que recebo de alguma parte, como se, por milagre, as coisas se pusessem a dizer meus pensamentos, é sempre para mim que elas seriam pensantes e falantes, uma vez que são coisas e eu sou eu.

(MERLEAU – PONTY, 2012, p. 219)

Vamos primeiramente nos inteirar do que seria comunicação.

Comunicação humana é um processo artificial. Baseia-se em artifícios, descobertas, ferramentas e instrumentos, a saber, em símbolos organizados em códigos. Os homens comunicam-se uns com os outros de forma “não natural”: na fala não são produzidos sons naturais, como, por exemplo, no canto dos pássaros, e a escrita não é um gesto natural como a dança das abelhas.

(FLUSSER, 2007, p. 89)

E porque a comunicação humana é tão presente? Qual a necessidade do homem em se comunicar? São perguntas que nós fazemos, pois o homem sem comunicação não é homem, nós sentimos muito a necessidade do outro para sobreviver. Segundo FLUSSER,2007, p. 91. “Em suma, o homem que comunica-se com o outro, é um “ animal político “, não pelo fato de ser um animal social, mas sim porque é um animal solitário, incapaz de viver na solidão. ”

E, potencialmente, cada hora é a hora da morte. Sem dúvida não é possível viver com esse conhecimento de solidão fundamental e sem sentido. A comunicação humana tece o véu do mundo codificado, o véu da arte, da ciência, da filosofia e da religião, ao redor de nós, e o tece com pontos cada vez mais apertados, para que esqueçamos nossa própria solidão e a nossa morte, e também a morte daqueles que nós amamos.

(FLUSSER, 2007, p. 91)

O profissional de Relações Públicas

Nos atuais dias, em números, as pessoas que estão optando por estudar comunicação está crescendo. A comunicação é uma das áreas (quando se trata de profissões) mais incertas, porém a única que jamais vai entrar em “extinção”, ela é incerta porque a comunicação muda a cada dia, todos os dias é dia de coisa nova, o que ha alguns anos era uma inovação, como por exemplo, o telefone, hoje em dia ninguém nem ouve falar. A comunicação em si está em constante mudança. E ela nunca vai entrar em “extinção” porque o ser humano nunca vai deixar de se comunicar, como citado acima é uma necessidade que ele possui para fugir dele mesmo. Os meios de comunicação também têm evoluído, a informação chega cada vez mais rápido nas pessoas.

Dentro dos estudantes de comunicação temos:

• Publicitários trabalham com a propaganda, estão diretamente ligados a vendas e afins;

• Jornalistas trabalham com informações, nos trazem a informação por diversos meios (revistas, jornais, televisão, rádios);

• Fotógrafos registram as situações sejam elas quais forem, é uma forma de comunicação visual;

• RTV’s estão sempre por trás de todos esses trabalhos citados acima, trabalham com técnicas;

• Relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com