TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendencias Pedagogicas

Artigo: As Tendencias Pedagogicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 3

As tendências pedagogias e suas didáticas

Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem. Sendo assim podemos analisar mais através das tendências pedagógicas. A mesma se divide em Tendência liberal, nenhuma das mesmas visa a transformação do status quo da sociedade, já a segunda as Tendência progressistas são críticas e visam criar sujeitos capazes de transformar o mundo em que vivemos. A educação vem a ser um agente transformador da sociedade e não um mero reprodutor. Explicando ainda o papel do sujeito transformador tendo a finalidade sócio-política da educação. Sendo que as duas tendências tem suas subdivisões.

Na tendência liberal tradicional, é tarefa do educador era fazer com que o educando atinja a realização pessoal através de seu próprio esforço. Sendo que a relação professor aluno ela gira em torno do professor, ou seja, existe uma hierarquia entre metres e alunos. Os professores simplesmente tinham o papel de preparar o intelectual. O aluno era tido como uma receptor passivo, eram alunos que simplesmente estavam ali pra receber as informações passadas pelos professores, o relacionamento entre professor e alunos era altamente formal, pois predomina a autoridade do professor, não permitindo dessa forma qualquer comunicação entre ele durante o período de aula. Os conteúdos são valores sociais e conhecimentos acumulados pelas gerações adultas repassados aos alunos como verdades. Seus métodos são centrados basicamente na exposição verbal da matéria. Nas atividades de fixação é enfatizado a repetição de conceitos ou fórmulas, na memorização visando disciplinar a mente e forma hábitos. Tendo uma avaliação centrada no produto do trabalho. O papel da didática nesta tendência é impor regras que regulem o ensino, a atividade de ensinar é centrada no professor.

Já a Tendência Liberal Renovada trata de um novo pensamento pedagógico internacional. Onde defende a ideia de “aprender fazendo”. Ela procura ainda preparar o indivíduo para o seu papel na sociedade, mais esta pedagogia não é mais centrada no professor e sim nos alunos e nos seus interesses pessoais. Os conteúdos eram elaborados em função da experiência que o educando vivência frente aos desafios e problemáticas, pois o conhecimento resulta da ação a partir dos interesses e necessidades. O aluno desempenha o papel de buscar conhecer suas necessidades. O educando é, portanto, o centro e sujeito do conhecimento. A didática se dar pela valorização da aprendizagem, isto é, valoriza o processo de aprendizagem do aluno.

A escola liberal tecnicista atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo, para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse principal é, portanto, produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais. É utilizada uma metodologia e abordagem sistematizada e abrangente, proporcionando condições ambientais que possam assegurar transmissão e recepção de informações. O objetivo a ser atingido é conseguir o comportamento adequado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com