TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Transformações Históricas No Mundo Do Trabalho E As Perspectivas De Futuro

Por:   •  11/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 8

AS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS NO MUNDO DO TRABALHO E AS PERSPECTIVAS DE FUTURO

– REFLEXÃO A PARTIR DA HISTÓRIA DA TECNOLOGIA E DO TRABALHO, DUAS DIMENSSÕES

INDISSOCIAVEIS

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem o condão de abordar as diversas transformações ou revoluções do trabalho contextualizando desde o exercício do primeiro trabalho,mencionando as revoluções crescentes nos dias de hoje, juntamente com a implementação da tecnologia num certo momento histórico e das diversas formas de como são realizadas as atividades dentro das organizações no mundo.

Para elaboração da presente pesquisa serão levados em conta a evolução do trabalho no ponto de vista da sua importância no mundo, bem como a construção das coisas para fornecimento de bens e serviços uteis a sociedade. Apontaremos as questões humanas como salário, condições de vida e precarização, pois todo trabalho é empenhado por pessoas no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e digna, como também, adentraremos nas questões das mudanças quanto ao consumo, o crescimento da tecnologia e técnicas empenhadas para o desenvolvimento do trabalho dentro das organizações.

Para alcançar a temática norteadora da presente pesquisa é necessário entendermos a história do trabalho e sua relação com a tecnologia abrangendo seus conceitos. Desta forma, a fim de desenvolver a presente pesquisa abordaremos tais questionamentos: Como os impactos da tecnologia no mercado de trabalho podem aumentar a produtividade nas empresas? Quais as consequências do desenvolvimento tecnológico aos trabalhadores? Quais foram as principais transformações no mundo do trabalho e os seus impactos na vida dos trabalhadores? Quais competências serão necessárias para se adaptar ao mercado de trabalho diante de um futuro cada vez mais automatizado?

Portanto, o projeto tem por objetivos responder tais questões e definir os conceitos de tecnologia e trabalho abordando de forma sucinta o surgimento de cada uma, suas revoluções no contexto histórico, as características que as compõem e a importância de cada conceito atualmente com uma visão para o futuro.

Como método de pesquisa o grupo utilizara de livros, revistas, artigos científicos e demais meios acadêmicos para formação do presente trabalho com citação da fonte e referências bibliográficas.

DESENVOLVIMENTO

Os impactos da tecnologia no mercado de trabalho estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia , na automação dos processos e na facilidade em criar estratégias que visam agregar mais qualidade e segurança para as empresas. Nas empresas, os gestores conseguem escolher as melhores ferramentas e ao mesmo tempo modernizam antigas ações para impulsionar a produtividade das equipes.

As inovações tecnológicas vêm impactando o mercado de trabalho desde o marco histórico da revolução industrial, ocorrida em 1760. De lá pra cá, essas mudanças no mercado de trabalho foram tomando espaço aos poucos, com muitas funções exercidas por humanos sendo substituídas por máquinas. Com o passar dos anos, os trabalhos considerados de menor complexidade foram diminuindo e consequentemente, os profissionais que apresentam maior qualificação para lidar com o avanço da tecnologia, foram mais valorizados no cenário mercadologico.

Os impactos da tecnologia no mercado de trabalho não param por aí. Novas profissões surgiram, novas habilidades for descobertas. Um mundo globalizado e conectado foi crescendo e novas qualificações e posturas foram exigidas para o profissional do futuro. Com as transformações no mercado de trabalho e natural que o perfil dos colaboradores também passe por alterações. São tantos os novos conceitos e mudanças que quem não acompanha tudo isso na mesma velocidade acaba se tornando obsoleto. É justamente nesse sentido que surge a concepção do profissional do futuro, que aceita tais transformações e procura se adaptar às técnicas necessárias para se manter no mercado de trabalho.Quando falamos de preparações para o mercado, cada vez mais, cada vez mais as novas tecnologias contribuem para a criação de profissionais que não existiam no passado. Com elas, vem as novas habilidades e competências que os profissionais precisam desenvolver. As principais características do profissional do futuro são a flexibilidade, inteligência emocional, capacidade de tomar decisões, criatividade, boa comunicação, domínio da tecnologia e adaptabilidade. Isso quer dizer que o profissional do futuro está apto a aprender e lidar com as novas ferramentas de trabalho. O profissional do futuro precisa ser capaz de analisar informações e tomar decisões além de encontrar soluções criativas para problemas do dia a dia.

O trabalhador que conta com esse perfil versátil não se importará em aprender algo novo e ter que alterar a sua rotina caso a empresa passe por transformações em seus procedimentos.

No futuro, o trabalho pode ser muito diferente do que conhecemos hoje. A inteligência artificial, o uso de robôs e outras tecnologias podem se tornar cada vez mais comuns. Dessa forma, muitas profissões serão automatizadas para reduzir custos e aumentar a eficiência. Já outras profissões, como a de motorista, poderão passar por um processo de digitalização, onde os motoristas terão que se familiarizar com novas tecnologias e sistemas.

No futuro, também veremos um incremento na adoção do trabalho remoto, pois isso permitirá que as empresas reduzam suas despesas com locação, segurança, eletricidade, água, entre outros. Empresas também começarão a investir mais em tecnologias que possam automatizar algumas funções, assim como em serviços de inteligência artificial.

Em suma, o futuro do trabalho está cheio de incertezas. No entanto, com a criatividade, a flexibilidade e a versatilidade, todos estaremos aptos para aproveitar as muitas oportunidades que o futuro nos trará. A tecnologia pode nos dar acesso a novos mercados, permitir que trabalhemos de maneira remota e ajudar a conectar as pessoas de diferentes partes do mundo. Muitos profissionais encontrarão novas oportunidades para adquirir novas habilidades e desenvolver um novo conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com