TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DOS FUTUROS PEDAGOGOS

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DOS FUTUROS PEDAGOGOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  1.620 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de iniciarmos é importante sabermos do passado, de como era a educação e de como esta começou, entendermos que todas as novas correntes que iremos construir serão de alguma forma reinvenções de velhas doutrinas que continuarão a servir de base para nós, futuros pedagogos. Uma sociedade que não consegue estudar e analisar sua história também não conseguirá entender a si próprio e, assim sendo, não estará apta para construir um futuro.

Para que tenhamos uma educação de qualidade e com excelência e também uma reforma educativa acompanhada de inovações é preciso que haja uma formação adequada de professores.

Analisando a história da educação, iremos tentar solucionar problemas do presente através da busca de soluções nas raízes históricas.

O mundo está a todo tempo se enchendo de novidades e a educação não se encontra fora desse processo e desse contexto e isso é uma lógica.

Não importa se as histórias passadas são reais ou imaginárias, o que realmente importa é que ela está lá e irá esclarecer este processo, sendo assim, nós, futuros pedagogos, iremos ajudar a dar sentido a essas histórias e destacarmos as mudanças e permanências no campo educacional para tornar o presente mais fácil de ser compreendido.

Nossa postura deve ser histórica diante da educação para que possamos compreender as transformações educacionais e ver como essas mudanças podem influenciar até hoje, pois o processo educativo traz consigo contribuições do passado que nos ajudarão a ajudar pessoas e comunidades distintas. Através da história da educação podemos acompanhar a atualidade e construir um futuro, uma realidade nova e abrir caminhos para que possamos compreender as intervenções ocorridas. Conhecendo o passado transformaremos o futuro.

Muitos educadores deram sua contribuição para nossa educação, entre eles Paulo Freire; para ele “o homem e a mulher são os únicos seres capazes de aprender com alegria e esperança, na convicção de que a mudança é possível. Aprender é uma descoberta criadora, com cobertura ao risco e aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina”.

Entender o processo educativo ao longo do tempo, pensando nas mudanças que o homem sofre e provoca no meio em que vive é essencial para a educação. A História é um importante instrumento que nos possibilita entender, problematizar e interpretar de forma clara esse processo.

Vivemos em um mundo globalizado no qual pessoas buscam sua sobrevivência e ao mesmo tempo vão em busca de sua identidade, já que na maioria das vezes o ser humano em si procura encontrar um determinado significado para tudo que vê e idealiza.

Através de uma visão de conjunto da História da Educação, pode-se conduzir os educandos à adquirir conhecimentos e modos de entendimento da realidade educacional, possibilitando uma forma permanente de vivência do presente e preparação para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com