TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Artigos Científicos: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

1. SÍNTESE REFLEXIVA

O ensino para a formação de uma criança tem que ser pautado em maneiras que possibilitem o desempenho mental, motor, visual, intelectual, enfim ser capaz de estimular todas as áreas dos educandos, com isso a integração das experiências científicas vem agregar conceitos, que além de serem observados, possibilitam as reflexões e tornam-se um apoio para a prática educativa.

Ao iniciarmos uma proposta para ser trabalhada com os alunos, temos que entender que existe um elo entre as matérias a serem ministradas e é preciso conhecer o conceito científico que se encontram embutido nas diversas disciplinas, com isso possas desenvolver de maneira mais ampla qual área queremos afetar na criança promovendo assim o rompimento das barreiras entre as disciplinas.

A matemática, a música, a literatura, as atividades artísticas, todas elas servem para estimular alguma área do desenvolvimento da criança seja na parte cognitiva, social e psicomotora, com esse desenvolvimento estimula a criatividade e promove a integração do saber. Percebe-se através do texto ‘’Uma abordagem integrada da aprendizagem’’, que em cada disciplina a ser trabalhada você consegue extrair conceitos que causam nas crianças sensações que ajudam a assimilar lembranças com maneiras de executar as tarefas propostas.

Quando você estimula a criança a recontar uma história através de desenhos, você permite que essa criança use a sua memória, a sua criatividade e assim estimula as lembranças e sensações com o aprendizado.

É preciso que o professor torne-se interdisciplinar, buscando se apropriar das relações que se estabelece com outras ciências.

Esta abordagem parte da necessidade de se relacionar as questões curriculares a um contexto mais amplo que alcance outros setores da vida em sociedade.

A partir da leitura do texto foi possível refletir sobre uma variedade de extensões possíveis para o enriquecimento, integrado as experiências científicas de outras áreas do conhecimento, possibilitando o aumento do desempenho mental das crianças, ressaltando que crianças com talentos intelectuais diferentes podem encontrar elos significativos de aprendizagem, tornando-se assim mais significativa e emocionalmente satisfatória especialmente quando voltadas para a realidade de seu mundo familiar onde percebem conceitos mais abstratos.

Nessa abordagem podemos fazer um paralelo com o livro ‘’As Tranças de Bintou’’,

pois em todo contexto, percebe-se que essa criança apesar de sua baixa autoestima no início da história quanto ao seu desejo de ter tranças, ela se conforma quando tem parcialmente seu desejo realizado quando sua avó faz seus birotes com fitas coloridas e pássaros no cabelo, tal qual em seu sonho que sendo um sonho com tranças mais que o sol a segue e ela passa então a se valorizar, uma menina mais bonita e entende que quando crescer terá suas tão sonhadas tranças já que essa tradição faz parte da sua cultura.

Existem vários elementos que podem ser trabalhados como conteúdos de diferentes áreas do conhecimento e de forma interdisciplinar, como: incentivar o conhecimento e respeito das diferenças culturais e de etnias, cooperação entre as pessoas, o autoconhecimento, o respeito a natureza e os animais, promover a compreensão de regras e normas existentes na sociedade, promover o diálogo com as crianças sanando suas dúvidas e propondo soluções, através de trocas de experiências para suas inquietações e conflitos valorizando suas qualidades e características físicas.

E também podemos trabalhar sobre alimentação, o vocabulário, o papel da mulher e os costumes de cada povo. A história permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases além de comparações entre outras culturas e povos.

Através desses conteúdos propostos podemos trabalhar atividades que venham contextualizar as diferentes áreas do conhecimento apresentando aos educandos contos, parlendas, histórias de diferentes povos e costumes, obras de arte e sendo assim venha a esclarecer que a cor da pele não é a única diferença entre as pessoas, não existem apenas brancos negros e amarelos, existem diferenças de costumes, de religiões dentre outras e que todas as diferenças devem ser vistas com respeito e como forma de adquirir novos conhecimentos e informações.

Para contextualizar a história de Bintou nas diferentes áreas do conhecimento, buscando o desenvolvimento das potencialidades, mantendo o olhar atento às necessidades e aptidões individuais, considerando que cada ser é único e aprende de formas e ritmos diferenciados, devemos abordar a história com organização, objetividade e clareza, buscando despertar a curiosidade interesse, convidando-os a pesquisa e conversas sobre os temas, verificando os conhecimentos prévios relacionando a história com outros textos possibilitando a criação de diálogos, além do uso de diferentes recursos. Por meio de vivências concretas facilitando o processo de descoberta e preparando-os para vivências futuras.

Proposta de Atividades para as seguintes áreas do conhecimento:

-Natureza e Sociedade;

-Artes e Música;

-Alfabetização;

-Matemática.

Atividade 1.

Área do conhecimento: Natureza e Sociedade

Nível de Ensino: Educação Infantil

Conteúdo/Tema: Diversidades

Objetivos:

-Trabalhar a igualdade social das etnias;

-perceber, compreender e respeitar as diferenças existentes entre os grupos sociais, quanto a sua etnia, seus costumes, crenças e idiomas;

-participar de brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais em geral.

Procedimentos Metodológicos:

Formar uma roda com as crianças para realizar conversas e leituras de alguns livros, como: ‘’O Voo da Pretinha e Branquinha’’, ’’As Tranças de Bintou’’, ‘’Coisas de índio’’, ou outras que contêm histórias de povos que contribuíram para a diversidade cultural, destacando a importância de aceitar, compreender e respeitar as diferenças,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com