TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Dissertações: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

SÍNTESE REFLEXIVA

O ensino para a formação de uma criança tem que ser pautado em maneiras que possibilitem o desempenho mental, motor, visual, intelectual , enfim ser capaz de estimular todas as áreas dos educandos, com isso a integração das experiências cientificas vem agregar conceitos, que além de serem observados, possibilitam as reflexões e tornão-se um apoio para a pratica educativa.

Ao iniciarmos uma proposta para ser trabalhada com os alunos, temos que entender que, existe um elo entre as matérias a serem ministradas é e preciso conhecer o conceito cientifico que se encontram embutido nas diversas disciplinas, com isso possa desenvolver de maneira mais ampla qual área queremos afetar na criança promovendo assim o rompimento das barreiras entre as disciplinas. A matemática, a musica, a literatura, as atividades artísticas, todas elas servem para estimular alguma área do desenvolvimento da criança, seja na parte motora, o raciocínio , as expressões , com esse desenvolvimento estimula a criatividade e promove a integração do saber . Percebe-se através do texto que em cada disciplina a ser trabalhada você consegue extrair conceitos que causam nas crianças sensações que a ajudam a assimilar lembranças com maneiras de executar as tarefas propostas. Quando você estimula a criança a recontar uma estória que antes já foi contada, através de desenhos, você permite que essa criança use a sua memória , a sua criatividade e assim você estimula as lembranças e sensações com o aprendizado.

No texto as tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina admira as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e questiona as pessoas e animais quando ela cresceria para poder usar tranças. Então, sua avó conta a ela uma história explicando o porquê às crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada. Então, sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e enfeita-os com laços de fitas coloridos. A menina então se realiza, pois se sente orgulhosa e bela por ter birotes coloridos como os pássaros.

A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada. Essa história é uma grande lição para nós professores, que devemos nos inspirar nessa história, para ensinar e explicar o porquê daquele conteúdo, o porquê pode fazer certas coisas e por que não pode fazê-las. Desta forma, estamos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.

A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” as experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo possibilitam o enriquecimento da aprendizagem e melhoram o desempenho mental, utilizando-as como um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa. Atividades de matemática oferecem vias de quantificação, a música fortalece a compreensão científica de várias formas entre elas produzir sensações, a literatura produz emoções que ficam registradas, atividades artísticas estimulam a criatividade, permite o desenvolvimento cognitivo por meio das estimulações cerebrais, às dramatizações permitem a aplicação de ideias científicas por meio da imaginação, às experiências com alimentos, usam os sentidos para fortalecer lembranças de conceitos, saídas de campo validam as informações cientificas permitindo interações. Essa síntese relata a curiosidade da criança no processo de ensino aprendizagem.

PROPOSTA DE ATIVIDADES INTERDICIPLINAR

Natureza e Sociedade

O voo da borboleta

Pegue um balão de festa ou bexiga do tipo alongada e com pincel atômico pinte dois olhos. Usando uma bandejinha de isopor, recorte um par de asas para a borboleta e pinte-as com cores bem bonitas, usando caneta e ponta porosa. Encha de ar o balão, segure a ponta e fixe

as asas na borboleta. Depois, solte a ponta e veja a borboleta voar. Brinque com a borboleta enchendo o balão tantas vezes quantas quiserem.

Arte e musica

O objetivo principal da aula não é ensinar os movimentos da capoeira com ênfase na técnica de execução, mas fazer com que os alunos vivenciem, de maneira aproximada, em que condições os escravos criavam, recriava, representavam e se expressavam através do jogo.

É importante que o professor organize um painel com as figuras do jogo de capoeira, em local estratégico, para que este possa ser visto por outras crianças da escola.

Materiais: CDs com músicas de capoeira; som adequado para o espaço*; pedaços de elástico comum, feitos em nylon (mais resistentes), com 1 cm de largura e aproximadamente 90cm de comprimento, sendo um para cada aluno. O professor também deve ter em mãos as figuras do jogo de capoeira, em local visível para as crianças.

Desenvolvimento: Gingando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com