TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Trabalho Escolar: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

Castanhal-Pará

2013

SUMÁRIO

1. Introdução ............................................................................3

2. Síntese Reflexiva...................................................................4

3. Atividades Pedagógicas........................................................6

3.1 – Atividade para a área de Natureza e Sociedade..............6

3.2 Atividade para a área de Arte e Musica.............................6

3.3 Atividade para a área de Alfabetização..............................7

3.4 Atividade para a área de Matemática.................................7

4. Considerações Finais...............................................................9

5. Referencias...............................................................................10

1. INTRODUÇÃO

As metodologias utilizadas pelos pedagogos para aperfeiçoamento e facilitação da aprendizagem devem levar em consideração a integração interdisciplinar de tópicos relativos aos eixos temáticos tratados, além da valorização regional, e dos conhecimentos adquiridos pela vivência familiar, enriquecendo dessa forma, a compreensão na Educação infantil.

As relações e associações criadas de maneira sistemática e integrada, incentivando os pensamentos criativos e intuitivos fazem com que a criança desperte para um olhar mais abrangente do meio em que vive e desenvolva novas maneiras de interagir e analisar situações do cotidiano.

Este trabalho busca relacionar a teoria científica através do texto Uma abordagem Integrada da Aprendizagem de J.D. Harlan e S.M. Rivkin com a história literária As transas de Bintou de Sylviane A. Diouf. O objetivo dessa associação está em comparar a teoria científica e a prática sob a ótica da Educação Infantil assim como aplicar os conhecimentos dos diversos eixos disciplinares dessa Educação.

2. SÍNTESE REFLEXIVA

Uma abordagem integrada da aprendizagem constitui-se importante fator de retenção do conhecimento pelo fato de reunir vários conceitos de tópicos científicos agregados às formas de inteligência de Gardner. A abrangência das vias de aprendizagem depende das conexões e interações entre os vários estilos, cada um com sua especificidade, o que enriquece significativamente os conteúdos envolvidos.

As diversas atividades na área da matemática, música, literatura, artes, além das aulas de campo acrescentam novas experiências na aplicação dos conceitos a serem estudados. Experiências de quantificação, de associação musical, de associação literária, experiências com pintura, desenhos e associações da sala de aula com o mundo real, são estratégias educacionais que estimulam o pensamento criativo e intuitivo. O contato com essas novas atividades fazem com que a criança desenvolva uma visão de forma ampla e agregada além de validar conceitos através das formas de inteligência lógico-matemática, inteligência musical, inteligência cinestésico-corporal, inteligência espacial, inteligência linguística, inteligência intrapessoal dentre outras. Cada uma dessas inteligências estimula a aprendizagem de maneira diferente e à medida que são organizadamente inseridas, os novos conceitos tomam um contexto maior e a partir daí é possível que haja um desenvolvimento espontâneo nas associações entre os conteúdos.

Se a compreensão leva em consideração o conhecimento pré-existente, a vivência familiar, o conhecimento de gerações e a ideia de mundo da criança é ponto fundamental para que haja uma consolidação dos conteúdos aplicados.

No texto “As tranças de Bintou” de Sylviane A. Diouf, a compreensão da pequena Bintou em relação aos seus birotes só foi completa depois da explicação da avó. Sem um conhecimento pré-existente, seja familiar ou cultural, a associação com o mundo real não se concretiza, ficando a questão não compreendida. Para Bintou, apenas a explicação de sua irmã: “meninas não podem usar tranças”, não satisfaz seu questionamento. Se por um lado a criança deve ser estimulada a raciocinar de maneira coerente, associando os fatos com o conhecimento, por outro, o conhecimento deve ser fornecido de maneira integrada e sistemática para que as associações com o mundo real possam ter sentido e serem melhor entendidas.

Na história de Bintou, é possível encontrar elementos para que o educador trabalhe conteúdos de diversas áreas do conhecimento, tais como: a possível localização da comunidade de Bintou, a população, a cultura, as tradições, as comidas típicas, a forma literária do texto, a sociabilidade na comunidade, dentre outros. Partindo desse preâmbulo, o trabalho de integralização interdisciplinar entre os elementos da sociologia, geografia, história e literatura, por exemplo, perpassam pela ideia de conexão de conteúdos assim como preconiza o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem”. Pensando nessa conexão, uma das oportunidades de interdisciplinaridade seria fazer os professores das disciplinas ministrarem seus conteúdos referente aos tópicos abordados na história de Bintou de maneira tradicional e em um segundo momento, reunir as classes em um auditório com recursos áudio-visuais para que as crianças acompanhassem a história e tentassem identificar pausadamente com a ajuda de cada educador na sua especialidade, os tópicos abordados em sala de aula. A avaliação dessa atividade, dependendo das classes, seria mostrada em forma de produção textual ou dramatização contextualizada no Brasil motivando o pensamento criativo e comparativo entre a história de Bintou e a realidade brasileira.

3. ATIVIDADES PEDAGOGICAS

3.1 - Atividades para a área de Natureza e Sociedade.

Tema: Conhecendo os animais

Conteúdo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com