TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Artigo: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre a história, “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”.

Tentei abranger alguns pontos que precisam ser valorizados e reconhecidos em nosso meio. Procurei alcançar o máximo do objetivo proposto.

Assim explorei o máximo, tentando expor da melhor forma minha historia de vida, acadêmica e profissional.

Espero que apreciem com carinho o que irei apresentar, almejando ter alcançado objetivo proposto.

BOA LEITURA!

“As Tranças de Bintou” conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição de sua tribo na África as crianças só podem usar birotes (um estilo de amarrar os cabelos) só ao atingirem a juventude poderão utilizar tranças nos cabelos. Isso tudo por uma questão de facilitar e dar bem estar no dia a dias das crianças. E até mesmo resaltar de forma diferente a identidade de cada faze do ser humano.

No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem no primeiro parágrafo fala que: Ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem. Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. Na história de Bintou isso ocorre quando a personagem não se conforma e questiona porque não pode ter tranças. É ali que entra a figura da pessoa mais experiente da família a avó. Pois assim como nas experiências científicas o aprendizado passa de geração em geração e é aperfeiçoado com o tempo.

O texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem, apresenta as experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental das crianças. É preciso manter um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa.

O Principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica do educando. Neste sentido percebe-se o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com uma diversidade capaz de intensificar em cada um sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme a suas capacidades e maturidade cognitiva.

Ao integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental. De acordo com o texto (“Uma abordagem integrada da aprendizagem”) a medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos. Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa, para que estabeleça uma aprendizagem interativa, ampliando assim a visão de mundo. Seja na vida cotidiana como o caso de Bintou ou na vida acadêmica que valoriza mais as experiências científicas.

Partimos da compreensão que a tais experiências são carregadas de mensagens e significações, nesse sentido podemos dizer que ela é um dos veículos centrais na transmissão das ideologias, cria uma imagem de algo, ao mesmo passo é produto social e histórico. Ensinar de forma contextualizada e global com atenção e respeito à diversidade dos alunos requer atividades didáticas que incentivem trabalhos coletivos onde sejam valorizadas as trocas e ao mesmo tempo consideradas as especificidades de cada um dos envolvidos.

Assim propõem-se algumas atividades práticas a partir da história de Bintou. Dentro das seguintes áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade, Artes e Música, Alfabetização e Matemática.

“As tranças de Bintou” mostra uma possibilidade de abordar o tema de forma positiva e construtiva, favorecendo o conhecimento de culturas de povos da África. O destaque é para as tranças de Bintou, num percurso de vida das pessoas que habitam a região, na visão da menina que queria ter tranças.

Meu nome é Bintou e meu sonho é ter tranças.Meu cabelo é curto

E crespo. Meu cabelo é bobo e sem graça. Tudo que tenho são Quatro birotes na cabeça. Às vezes, sonho que passarinhos estão fazendo ninhos na minha cabeça. Seria um ótimo lugar para deixarem seus filhotes. Aí eles dormiriam sossegados e cantariam felizes. Mas na maioria das vezes eu sonho mesmo é com tranças. Longas tranças, enfeitadas com pedras coloridas e Conchinhas.

Minha irmã, Fatou, usa tranças, e é muito bonita. Quando ela me abraça, as miçangas das tranças roçam nas minhas bochechas. Ela me pergunta: “Bintou, por que está chorando?” Eu digo: “Eu queria ser bonita como você.” Meninas não usam tranças. “Amanhã eu faço novos birotes no seu cabelo”. Eu sempre acabo em birotes.

Essa história permite abordar componentes da identidade das crianças desde as diferentes fases da vida: infância, juventude, fase adulta, velhice e as características de cada uma, as possibilidades e limites das mesmas, além de comparações entre culturas e povos: as meninas brasileiras podem usar tranças, mas nas terras onde Bintou mora, ela precisa ter uma certa idade para fazer o penteado que tanto sonha. No continente africano também existem muitos rituais que têm o cabelo como referência. No caso da história na cerimônia de batismo, o cabelo da criancinha é raspado. A figura das pessoas mais velhas como portadores de sabedoria também é destacada. É a avó de Bintou que decide sobre o seu penteado e ainda não chegou o momento de ela usar tranças. E mesmo tendo sido prometido, sua avó lhe dá de presente o sonho que sonhou de enfeites coloridos. Vários nomes desconhecidos dos brasileiros são listados na história. É um bom momento para se trabalhar com os nomes das crianças e os significados dos mesmos.

ATIVIDADE PARA ÁREA DE NATUREZA E SOCIEDADE

Objetivo

- Ler, interpretar e produzir textos escritos e orais para compreender e explicar a espacialidade dos fenômenos em diferentes escalas.

Conteúdos

-Leitura e produção de textos informativos.

-Dinâmicas da sociedade e da natureza e suas inter-relações.

Anos

7º e 8º.

Tempo estimado

Quatro aulas.

Material necessário

Jornais, revistas e computadores com acesso à internet, cartolina ou papel kraft, cola, régua, tesoura e papel sulfite.

Avaliação

Considere a participação de cada estudante nas tarefas individuais e coletivas. Examine a clareza e a organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações. No texto individual, leve em conta a maneira como apresentam e discutem, bem como a correta apresentação e utilização das bases de dados, noções e conceitos.

ATIVIDADE PARA ARTES E MÚSICA

UM NOVO JEITO DE OLHAR

Tempo

De 10 a 20 minutos por dia, numa seqüência de vários dias.

Espaço

Sala de aula.

Idade

De 1 a 3 anos.

Material

Folhas grandes de papel kraft, giz de cera grande ou lápis de cor grosso.

Objetivos

Desenhar em diferentes ângulos e posições corporais, desenvolver a coordenação motora (dependendo da posição do papel, a criança terá de se deitar, inclinar, ficar de pé etc.), estimular a espontaneidade e a criatividade.

Descrição

A cada dia, prenda a folha de papel em um local e uma posição diferentes: sobre a mesa, na horizontal; na parede, na vertical; sobre uma rampa inclinada; embaixo da mesa, obrigando as crianças a se arrastarem para desenhar. O papel deve ser grande e colocado em local de fácil movimentação para permitir a participação coletiva.

ATIVIDADE PARA A AREA DE ALFABETIZAÇÃO

LEITURA DE HISTÓRIAS

Idade

A partir de 4 anos.

Tempo

Cerca de uma hora.

Espaço

Biblioteca ou canto de leitura.

Material

Tapete e/ou almofadas e/ou tecido, livros com histórias que tenham relação com os sentimentos das crianças durante o período de adaptação.

Objetivos

Falar dos próprios sentimentos.

Preparação

Se a sua escola não tem uma biblioteca ou um canto de leitura, monte você mesmo o espaço em sua sala de aula. Providencie um tapete e almofadas para espalhar pelo chão e um pequeno acervo de livros.

Descrição

Reúna as crianças e leia histórias previamente escolhidas, de acordo com seu objetivo. Para falar de abandono, por exemplo, você pode contar João e Maria. Depois, se perceber que as crianças estão dispostas a falar, incentive-as a exprimir seus sentimentos.

Avaliação

Avaliarei o desempenho e interesse de cada um.

Plano de Aulas matemática

EIXO:

NÚMEROS E OPERAÇÕES

Conteúdo A: Função social do numero (Para que serve o numero? Por que ele foi criado?).

Objetivo específico:Conhecer as transformações no processo da construção do número, respondendo as necessidades humanas, a fim de identificar e compreender a função do numero na sociedade

Conteúdo B: Agrupamentos e trocas nas diferentes bases e na base 10.

Objetivo específico: Conhecer diferentes formas de agrupamentos com diferentes bases, a fim de entender que o nosso sistema de numeração atual é um produto histórico.

Conteúdo C: Significado de: classificação, seriação, sequência, inclusão de classes e conservação.

Objetivo específico: Compreender o processo de formação do número, a fim de registrar diferentes quantidades.

Conteúdo D: Sistema de numeração decimal, valor posicional: unidade e dezena

Objetivo específico:

Entender que os números possuem uma estrutura definida (ordens e classes), a fim de saber ler, escrever e representar diferentes quantidades.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através de questionamentos orais e observação do desenvolvimento e participação das atividades dirigidas.

CONCLUSÃO

Nesse trabalho pude compreender o quanto é necessário trabalharmos com nossos alunos as diferenças, mostrar o quanto ser diferente é normal, revelar a eles a verdadeira realidade, pois muitas vezes sofrem discriminação dentro de casa, ou então os pais super protegem não os deixando enxergar a realidade, por isso precisamos ser construtores do saber, levando a dignidade, responsabilidade e limite como inicio para as salas de aula, pois realizando nossa parte com qualidade estaremos modificando o futuro de nossa sociedade.

“Com tudo o professor não é aquele que dá pronto, mas aquele que estimula e provoca a busca, em busca de um aluno capaz de construir e permitir ser construído pela sociedade”.

REFERÊNCIAS

HARLAN, J.D; RIVKIN,S. M. Ciências na Educação Infantil: Uma abordagem integrada da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PARISOTTO, Valenio. As tranças de Bintou. 2010. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-bV-ysrVtLk. Acesso em: abril de 2013.

...

Baixar como  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »