TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Trabalho Universitário: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

MARCELA GARCIA DE MELO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Síntese reflexiva interdisciplinar “As tranças de Bintou”

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ATIVIDADES PROPOSTAS 6

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

É muito importante aprender com alegria e ensinar com carinho, por que assim as crianças terão prazer em aprender o que lhes é ensinado .

O lúdico, a alfabetização, o planejar e avaliar se junta com a roda de conversa que tem relação ao desenvolvimento e a aprendizagem infantil.

Para a educação, é importante refletir sobre a importância no processo de ensinar e aprender, envolvendo atividades que sejam interessantes para as crianças.

O objetivo deste trabalho é elaborar uma síntese reflexiva interdisciplinar apresentando as relações entre o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a história literária “As tranças de Bintou”. Em seguida propor atividades disciplinares para as áreas de Natureza e sociedade, Artes e Música, Alfabetização, e Matemática, mostrando que o lúdico é uma forma de aprender não é só uma brincadeira e que com leituras e conversas e a criança aprende muitos valores chegando assim na alfabetização, mas lembrando de que a todo o momento as crianças são alfabetizadas através de brincadeiras e conversas.

2 DESENVOLVIMENTO

O texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” aborda questões atuais em aprendizagem e cognição, para propor um ensino envolvente e esclarecedor das ciências na primeira infância. Tal proposta consiste na utilização de recursos da comunidade e de fenômenos reais para o desenvolvimento da linguagem, das habilidades matemáticas e das capacidades globais das crianças. A proposta é que os professores utilizem este tipo de recurso, na educação infantil, qualificando o seu trabalho diário e estimulando o pensamento criativo das crianças. O autor explora conceitos, experiências e atividades de integração como - as plantas, os animais, o corpo humano, o ar, a água, o tempo, as rochas e os minerais, o magnetismo, os efeitos da gravidade, máquinas simples, o som, a luz, o meio ambiente. O autor apresentar as experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental das crianças. É preciso manter um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa.

A história literária "As Tranças de Bintou" conta a história de Bintou, uma menina africana que sonha ter tranças longas e enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres de seu convívio. Porém, como ainda é criança, tem de se contentar com os seus birotes. É uma delicada história sobre a angústia do rito de passagem e o aprendizado do crescimento é mostrado em personagens capazes de remeter o leitor a uma visão da cultura africana, permitindo, assim, repensar também a cultura brasileira. A delicadeza da história é marcada por relações familiares, relações sociais (família, amigos, religião, ritual de batismo, festa, elementos da natureza, etc.)

A relação entre esses dois textos reside na integração de fatores que permeiam a vida da criança. O primeiro sugere a integração de áreas do conhecimento como prática educativa, o segundo mostra que o cotidiano de uma criança está entrelaçado por uma série de fatores que formam a sua realidade.

Fazer a relação entre os dois textos, remete o educador infantil a perceber o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com uma diversidade capaz de intensificar em cada um sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme a suas capacidades e maturidade cognitiva.

Em “A tranças de Bintou” há vários elementos para trabalhar diferentes conteúdos em sala de aula. O professor, após a leitura da história para seus alunos, poderá trabalhar a alfabetização através de reconhecimento de palavras, cópia de trechos da história, reconhecimento de letras, etc., há vários nomes desconhecidos dos brasileiros são listados na história, é um bom momento para se trabalhar com os nomes das crianças e os significados dos mesmos; na área de artes e música poderá utilizar de figuras de elementos do texto para colorir sempre levando as crianças a refletir na delicadeza dos sonhos de Bintou; na área de Matemática poderão ser usados os elementos do texto, tais como, os animais, as trançam, os birotes para compreensão de quantidades e números; na área de natureza e Sociedade os conteúdos a ser explorados são a família, a convivência social, a prática de boas ações, a natureza no todo (água, terra, animais), o caminho fácil e o caminho difícil, etc.

A partir da história de Bintou é possível fazer trabalhar um interdisciplinar com as crianças, uma vez que ela possibilita abordar componentes da identidade das crianças nas diferentes fases da vida: infância, juventude, fase adulta, velhice e as características de cada uma dessas fases, além de comparações entre culturas e povos: as meninas brasileiras podem usar tranças, mas África de Bintou é fundamental ter certa idade para fazer as tranças que tanto sonha; os rituais que têm o cabelo como referência, no continente . No caso da história na cerimônia de batismo, o cabelo da criancinha é raspado. O valor das pessoas mais velhas como portadoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com