TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Artigos Científicos: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 8

Síntese Reflexiva

A prática do ensino nas escolas, tem como ponto principal , o aprendizado acontecer de maneira satisfatória ,tendo a Educação Infantil, como ponto de partida para o desenvolvimento integral do aluno. Em relação aos textos, ocorreu grandes evoluções e mudanças significativas para que todo o processo da Educação aconteça através dos séculos. Desde o processo Educativo voltado para a sobrevivência nas civilizações antigas e até os dias atuais, onde existem diversas tendências Pedagógicas ,visando o desenvolvimento humano .De nada adiantaria ter uma sala de aula muito organizada, com materiais caríssimos e cheias de possibilidades de conhecimento ,se o Educador não conseguir cativar seus alunos e manter com eles uma relação de respeito e confiança.

A escola e a família , possuem o mesmo objetivo, promover a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com qualidade. A família ,assim como a escola ,deve cumprir suas responsabilidades e deve fazer o papel em parcerias, assim tornando cidadãos de bens e conscientes do mundo em que vivem.

As crianças tem uma capacidade grande de transformar tudo ao seu redor em conhecimentos . É nessa idade ,que através da assimilação dos seus conhecimentos vão formando essas crianças críticas, comunicativa e interessadas em aprender sempre. Tanto a Matemática, o Português, Ciências, Geografia, Artes e Músicas ,História dentre outras matérias serão conteúdos ricos presentes na rotina escolar diária das crianças em toda sua vida escolar.

O texto UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM, nos mostra várias formas do processo da Educação e suas funções, formas práticas e maneiras que ocorreram todo o processo. São vários estímulos para a aprendizagem da criança ,de maneira teórica e disciplinar, agrega atividades físicas, sensoriais e emocionais .O presente texto, nos mostrou que a criança aprende os conceitos das disciplinas através de seus educadores e desenvolve seu cérebro e o raciocínio .A Música e Artes, desenvolve as lembranças reais e metáforas no raciocínio espaço temporal e uma base para Ciências e Matemática RAUSCHER 97.A Literatura e Alfabetização, desenvolve a leitura e escrita, assim possibilitando os alunos de escrever sua própria história. Temos uma boa aula de campo, que nos permite conhecer a natureza e seus respectivos atrativos estimulando o uso do pensamento racional e intuitivo. O Educador, passa os conteúdos e os alunos adquire .É uma troca muito importante ,então claramente podemos ver a relação dos dois textos em comum e também sua diferença .Mais que representa de uma forma ou outra coisas importantes ,vividas por todos nós. O texto me proporcionou esse entendimento da relação da aprendizagem ,que foi um processo que todos nós seres humanos vamos passar um dia e ainda vamos estar sempre aprendendo sobre nós, sobre nossa vida e como é a nossa maneira de aprender. O primeiro texto fala da maneira científica sobre Educação e seu aprendizado . O segundo texto fala da maneira que podemos aprender também as coisas da nossas vidas, quando estamos aprendendo na escola da vida real.

Em tempo de críticas, em relação ao futuro da Educação, os professores, precisam ter uma atuação que faça a diferença na vida dessas crianças. Quando comparei os dois textos ,pude entender ainda de maneira mais centrada de como é comum e fazem parte as histórias de nossas vidas com aquilo que aprendemos na Prática Educativa. Os dois textos me mostrou uma maneira de entender melhor a forma do conhecimento, a forma do educador ensinar seus alunos. Todo o conhecimento que é vivido é importante na nossa caminhada.

O texto AS TRANÇAS DE BINTOU ,nos fala de uma maneira mais clara ,popular e vivida também em nossos convívios .O texto, conta a história de uma menina africana e negra ,sobre sua angústia da passagem e do aprendizado do crescimento. Assim , devemos reconhecer que há diferentes culturas ,em qualquer espaço. Fala sobre a Diversidade , que existe no nosso planeta Terra e devemos respeitar todos e a si próprio. Contando a história da menina negra e africana que queria ter cabelos grandes para enfeitá-los ,que no final entende que tudo na vida tem sua hora, que as pessoas são diferentes ,mais que todos os seres humanos são iguais perante Deus .O aluno, poderá aprender como esta aula reconhecer que há diferentes culturas, pessoas ,respeito ao próximo e a si mesmo ,pintar ,desenhar, cantar, aulas de campo, ser critíco ,teatros, alfabetização, raciocínio lógico, conhecer a Matemática ,muitos aprendizados. Os textos nos permitiu também relacioná-los com nossas disciplinas do curso, trazendo uma relevância aprendizagem dos conteúdos.

PLANOS DE AULA

1 NATUREZA E SOCIEDADE

Objetivo

Participar das situações investigadoras por meio de observação e do questionamento, investigando onde vivem e do que alimentam os animais da África , onde foi contada a história .Monte o trabalho em grupo de 6 e com apresentação na escola para toda a turma.

Conteúdo

Investigação com fontes de informação do modo de vida dos animais

Metodologia

Fazer com que a aula elaborada seja concluída com um bom desenvolvimento visitando um zoológico da sua cidade ou pesquisando na internet sobre os animais da África.

Recurso Didático

Realizar a pesquisa ,utilizar lápis de cor, canetinha , apontador, régua, lápis ,giz de cera, cola ,papel ,tesoura, borracha ,prancheta, caneta.

Avaliação

O observe o empenho das crianças em investigar os animais ,avaliar se a visita permitiu se eles aprofundaram os estudos e o grau de dificuldade se estiver.

.

2- ARTES E MÚSICAS

Objetivo

Propor o aprendizado dos alunos de forma contextualizada e agradável respeitando as dificuldades de cada aluno. Fazer o desenho da boneca da história AS TRANÇAS DE BINTOU

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com