TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Artigos Científicos: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

1.Síntese Reflexiva.

O vídeo “As tranças de Bintou” aborda vários temas, dentre eles o preconceito que uma menina tem de si própria, pois ela não gosta da forma que seus cabelos são presos. Ela queria, assim como as mulheres adultas, usar tranças. Ela sonhava em crescer, para assim, ter tranças longas. Sua avó, uma senhora muito sábia, lhe explica que antigamente as meninas usavam tranças, porém, as mulheres da aldeia perceberam que elas deixavam de brincar, se divertir e ficavam preocupadas com a vaidade. Sendo assim, decidiram que, somente quando adultas, as meninas poderiam usar trancas.

A avó então, resolve prender seus cabelos com fitas coloridas e passa um óleo perfumado em seus cabelos, proporcionando uma sensação de prazer e alegria. Assim, ela se sentiu bela e orgulhosa de seus enfeites.

Assim como a avó de Bintou, nos professores temos que esclarecer a dúvida da criança de forma carinhosa, pois deste forma, a criança ira aprender de forma prazerosa.

A música, a literatura, a matemática, todas servem para estimular o desenvolvimento da criança. Quando se estimula uma criança a contar uma história que já tenha sido contada antes, você permite que a criança use a memória, aguce a imaginação e criatividade, assim estimulando a lembrança. Durante a infância, trazemos conosco sensações, como por exemplo as emoções, os cheiros. O professor explorando essas áreas faz com que a criatividade da criança seja aflorada.

A leitura desde conto faz uma intertextualidade com o texto cientifico “Uma abordagem integrada da aprendizagem”. Para que a aprendizagem ocorra de forma significativa, deve-se usar atividades diversas integrando experiências cientificas com outras áreas.

O principal objetivo da abordagem integrada é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Ao trabalhar a literatura você proporcionará a criança a recriação dos fatos e sentimentos que se passa em seu meio.

2. Atividades.

Para a área de Matemática: Representações com sucatas:

De posse de uma sucata, solicitar que a criança construa uma maquete da aldeia onde Bintou vivia. Nessa atividade a criança vai precisar compreender como se faz a representação de uma situação e usar a imaginação.

Para a área de Alfabetização: Jogo de decifração de palavras:

Organizar a turma em circulo para fazer uma leitura da história “As tranças de Bintou” em voz alta, pedir que eles recontem e destaquem algumas palavras, escrevendo-as em papeis que serão colocados em um pote e misturados para um sorteio. Em seguida começaremos o jogo de FORCA, cada aluno diz uma letra ate que a palavra seja decifrada. A avaliação será por meio de observação no desenvolvimento e comportamento durante a realização da atividade.

Para a área de Artes: Confecção de chocalhos com garrafa pet:

Organizá-los para a confecção de seu próprio chocalho utilizando a garrafa pet vazia, pintando, colocando grãos de feijão, colando. Trabalhar a musicalidade e as cores. A avaliação ocorrerá durante a execução da atividade, interação, interesse.

Para a da Natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com