TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Exames: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

. SÍNTESE REFLEXIVA

Analisando o texto “Uma abordagem Integrada da Aprendizagem” podemos perceber, que é muito importante fazer com que o conhecimento seja visto de maneira ampla e com toda diversidade de expressões, para que haja respeito pelo desenvolvimento de cada um, conforme a suas capacidades particulares. O texto mostra que se integramos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças aumentarem o seu desempenho mental. Para que aja uma aprendizagem integra deve se estabelecer os elos que ligam vários conhecimentos, sendo assim de noções de matemáticas que se desenvolvem com músicas e artes, literatura que se envolvem na observação de ambientes, e assim sempre estará aberto a usar cotidiano e instrumentos diversos em favor dessa aprendizagem ampla que se torna cada dia mais abrangente e importante.

Gardner identificou oito inteligências: linguística, lógico-matemática, musical, espacial, corporal/sinestésico, interpessoal, Intrapessoal e naturalista. No texto foram descritas algumas oportunidades de aprendizagens relacionadas com essas formas de inteligências identificadas por Gardner.

Os seguimentos de ensinos no texto referido propõem atividades bem interessantes que com certeza sugere um desenvolvimento envolvente para a aprendizagem criativa, como as atividades artísticas, que sugere musical e literatura com dramatização e assim também para movimentação criativas que envolvem exercícios físicos entre outros conceitos para estimular a criatividade.

O texto destaca sobre uma área de conhecimento muito importante que é o que já esta estabelecida antes mesmo da interação em um sistema de ensino, os conceitos anteriores do ambiente escolar, fazendo assim que aja uma troca de experiências importante para que o desenvolvimento aconteça de forma diversa, pois a verdadeira integração não restringe o que esta pré-estabelecido e sim une a esses conhecimentos um método para a continuação da aprendizagem e um alicerce bem formado na educação infantil.

2. PROJETO DE ENSINO

No texto “As Tranças de Bintou” apresenta características interessantes, abordam diferentes temas, principalmente a questão da cultura de forma lúdica e reflexiva.

As Tranças de Bintou é uma linda história, que conta o sonho de Bintou, uma menina africana, ela sonha em ter tranças como todas as mulheres mais velhas da sua aldeia. Mas, como ainda é criança, tem de se contentar com os birotes. A História fala das angústias que surgem no processo de crescimento e da pluralidade cultural africana.

As ilustrações mostram a beleza, a tradição e encantamento da cultura africana.

Fazendo uma análise reflexiva da história “As tranças de Bintou” nos proporcionam vários aspectos importantes para serem trabalhados no ambiente escolar. Essa história mostra vários fatos ricos da cultura africana, transmitindo a importância para os dias atuais sobre toda uma diversidade cultural e física, onde pode se fazer um belo exercício de respeito à pluralidade cultural e ao amadurecimento, podemos destacar atitudes solidárias em detrimento ao preconceito.

É uma ótima história, onde se podem trabalhar atividades dentro da Literatura, ampliando os conceitos científicos, associando-os à linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com