TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Pesquisas Acadêmicas: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Síntese reflexiva interdisciplinar “As tranças de Bintou”

SUMÁRIO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 SÍNTESE REFLEXIVA..............................................................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 10

INTRODUÇÃO

Neste semestre podemos aprender a partir deste texto podemos colocar em prática aprendizagens integradas com as matérias deste semestre e com o texto UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM, que nos mostra como é importante haver uma integração de todo o currículo escolar.

A integração auxilia na aprendizagem fazendo com que uma matéria seja o complemento de outra completando o ciclo de conhecimento, considerando que hoje em dia o processo de ensino e aprendizagem tem sido visto e avaliado de forma integrada a sociedade e cultura.

Tivemos a chance de aprender diferentes assuntos e matérias, que nos ajudam de forma ampla e reflexiva a compreensão de temas como no livro AS TRANÇAS DE BINTOU, que nos faz pensar como nossas crianças são vistas, sobre a transição de idade das crianças, respeito às etnias, a consciência negra, e sobre a imposição de regras sem explicação.

Pelo texto UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM e do livro AS TRANÇAS DE BINTOU faremos uma síntese unindo a integração do tema estudado e das matérias deste semestre.

2- SINTESE REFLEXIVA

A partir da leitura do texto podemos ver que em cada oportunidade de aprendizagem podemos observar a presença de uma ou mais formas de inteligência, Gardner foi o percussor da teoria das inteligências múltiplas quando afirmou que a inteligência não pode ser medida apenas pelo raciocínio lógico matemático e afirma que “Os educadores devem conhecer ao máximo cada um de seus alunos e, assim, ensiná-los da maneira que eles melhor poderão aprender”, contudo vale ressaltar que as atividades matemáticas por oferecerem vias de quantificação e registro de observações são parte integrante de toda ciência.

Conforme Gardner existe oito diversas formas de inteligência, mas o que é inteligência? É a ciência ou capacidade de ligar internamente o que é captado, podendo ainda ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Dessa forma as crianças através de diferentes estilos de informações, aplicações e associações da aprendizagem formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a absorção de conceitos.

Esse trabalho de Gardner é uma ótima referência para quem leciona em qualquer nível de ensino por estimular experiências práticas como a facilidade de pintar ou movimentar o corpo, oportunizar a obtenção de novas visões sobre como os contextos culturais podem moldar a prática educacional além de uma nova e completa compreensão da proposta de sua teoria das múltiplas inteligências.

Também podemos refletir sobre uma variedade de extensões possíveis para o enriquecimento, integrado as experiências científicas de outras áreas do conhecimento, possibilitando o aumento do desempenho mental das crianças, ressaltando que crianças com talentos intelectuais diferentes podem encontrar elos significativos de aprendizagem, tornando se assim mais significativa e emocionalmente satisfatória especialmente quando voltadas para a realidade de seu mundo familiar onde percebem conceitos mais abstratos, Hume assevera que “Aquilo que nunca foi visto, ou de que nunca se ouviu falar, pode ainda assim ser concebido” em relação ao abstrato que é o que se considera existente no domínio das ideias, dos pensamentos e sem base material.

A história do livro “As tranças de Bintou” trabalha conceitos que a menina já havia adquirido devido ao seu desejo de ter tranças e conquistar a beleza como as mulheres adultas e em especial sua irmã. Sua avó, respeitando as tradições locais e ressaltando a beleza da menina, encorajada por um comportamento criativo com a finalidade de encontrar uma atitude positiva para solucionar tal problema, fez com que a menina compreendesse as intenções e motivações das diferenças existentes entre os adultos e as crianças, bem como, através de novas emoções, sentidas ao ganhar fitas coloridas para enfeitar seus birotes, reorientasse sua atitude e comportamento promovendo um conceito verídico e de autoconhecimento.

Existem vários elementos que podem ser trabalhados como conteúdos de diferentes áreas do conhecimento e de forma interdisciplinar como incentivar o conhecimento e o respeito das diferenças culturais e de etnias, cooperação entre as pessoas, o autoconhecimento, o respeito à natureza e aos animais, promover a compreensão de regras e normas existentes na sociedade, promover o diálogo com as crianças sanando suas dúvidas e propondo soluções, através de troca de experiências, para suas inquietações e conflitos valorizando suas qualidades e características físicas. Através desses conteúdos propostos podemos trabalhar atividades que venham a contextualizar as diferentes áreas do conhecimento apresentando as crianças contos, parlendas, histórias de diferentes povos e costumes de forma a esclarecer que a cor da pele não é única diferença entre as pessoas, não existem apenas os brancos, negros e amarelos, existem diferenças de costumes, de religiões dentre outras dentro de qualquer etnia e todas as diferenças devem ser vistas com respeito e como forma de adquirir novos conhecimentos e informações.

PLANO DE AULA - NATUREZA E SOCIEDADE

NÍVEL DE ENSINO: Educação Infantil

CONTEÚDO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com