TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bitou

Ensaios: As Tranças De Bitou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 SINTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAr “AS TRANÇAS DE BINTOU” 4

3 PROPOSTAS DE ATIVIDADES RELACIONADAS A SINTESE REFLEXIVA. 6

3.1 NATUREZA E SOCIEDADE 6

3.2 ARTES E MUSICA 6

3.3 ALFABETIZAÇÃO 7

3.4 MATEMÁTICA 7

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo registrar a síntese reflexiva realizada após a leitura do texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a análise do vídeo “As tranças de Bintou” integrando as duas obras através de atividades pedagógicas sugeridas.

No texto percebe-se a possibilidade de enriquecimento do ensino e da aprendizagem, através das várias conexões que podem ser formadas a partir do momento que se integra as diversas áreas do conhecimento dentro da sala de aula, bem como a diversidade de métodos que podem ser aplicados. O vídeo vem como uma fonte a ser utilizada para a inserção da proposta colocada pelo texto, interligado ao conjunto de disciplinas apresentadas no semestre.

As experiências cientificas integradas nas diversas áreas do currículo, possibilitam o enriquecimento dos planos de aula, bem como auxiliam na melhora da aprendizagem e enriquecimento mental, utilizando-as como elo entre as diferentes áreas curriculares, tendo as reflexões e experiências cientificas como um apoio à prática educativa.

2 SINTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “AS TRANÇAS DE BINTOU”

Desde os idos mais remotos da história da educação as disciplinas ou temas estudados eram tratados isoladamente, como se entre estes não existisse nexo. Porém constata-se cada vez mais assertivamente que ao se realizar uma abordagem integrada, conforme descrito no texto mencionado neste trabalho, propiciará ao aluno o desenvolvimento de conexões e relações dos temas propostos até sua aplicabilidade no cotidiano e na vida familiar, o que facilitará o aprendizado, tornando-o prazeroso, útil e aplicável, uma vez que a criança gosta de mostrar o que tem aprendido dentro de seu ambiente seja este social ou familiar e conforme citado no texto, “crianças com talentos intelectuais diferentes podem encontrar vias de aprendizagem mais significativas e emocionalmente satisfatórias”.

Na realidade de Bintou o contexto trabalhado gira em torno da regionalidade e inibe a ideia racista, mostra uma realidade de um povo que respeita suas tradições e cultua seus costumes. Nessa visão ampliada é que a educação das crianças deve ser pautada, pois somos iguais e nessa alfabetização ampliada não deve ser criada dicotomia nem em relação à educação nem em tratamento diferenciado por religiões, raças, crenças ou tradições. Com essa linha de educação estamos contribuindo para o reconhecimento de uma formação cultural e construção de identidade do individuo para uma realidade da escola e vivência da vida real de formação de uma criança consciente sem preconceitos formados.

Na obra “As tranças de Bintou”, encontramos uma vasta possibilidade para trabalhar diversos temas com as crianças. No inicio da obra, percebe-se a forma como a pequena Bintou se vê: Uma criança sem graça, pois ela acha linda as tranças que as mulheres usam e ela apenas quatro birotes e ao final, mesmo sem as tranças e ela muda a percepção de si mesma ao ter os birotes enfeitados com passarinhos feitos por sua avó. Aqui pode-se trabalhar a questão da imagem que a criança tem de si e do outro, as diferenças e semelhanças físicas, a auto estima, o convívio familiar.

Em várias partes do livro é ilustrada a questão da natureza, como quando ela sonha com os passarinhos, ou caminha pela praia e vira heroína, salvando seus amigos que estavam a deriva no mar. A partir dessas informações pode-se trabalhar os aspectos da natureza, animais, formas de vida e diferenças entre ambientes terrestres e marinhos.

O livro não cita local especifico onde se desenrola a narrativa, porém ao analisarmos os nomes citados e algumas manifestações culturais podemos perceber tratar-se possivelmente de uma aldeia africana e partindo dessa suposição podemos trabalhar duas frentes diferentes, porém interligadas ao conjunto: A alfabetização, através dos diferentes nomes citados, bem como as diversas expressões de artes e musica através das manifestações culturais expressas na obra, levando a uma reflexão de aspectos regionais dessas manifestações.

Finalizando, para que a matemática seja representada nesta obra, pode-se trabalhar com as diversas informações contidas na obra como, por exemplo, a quantidade de birotes na cabeça de Bintou, quantos amigos ela ajudou a salvar, quantos dias o irmão dela tinha no batizado dentre outros.

3 PROPOSTAS DE ATIVIDADES RELACIONADAS A SINTESE REFLEXIVA.

“O trabalho direto com as crianças pequenas exige que o educador tenha uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao educador cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento. Este caráter polivalente demanda, por sua vez, uma formação bastante ampla e profissional que deve tornar-se, ele também, um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve. São instrumentos essenciais para reflexão sobre a prática direta com as crianças a observação, o registro, o planejamento e a avaliação.” (BRASIL, 1998, p. 41).

3.1 NATUREZA E SOCIEDADE

Objetivo: Trabalhar a percepção de si mesmo e do outro, semelhanças e diferenças, convívio familiar.

Aplicação: Após a leitura do livro e da apreciação das ilustrações, estimular os alunos a conversarem sobre seus biótipos, o que admiram ou não, as diferenças percebidas tanto em sala como no convívio familiar e a montarem um painel em conjunto ilustrado o que foi discutido, mostrando que o mundo é formado por diferenças o que não significa ser melhor ou pior, trabalhando a questão também dos preconceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com