TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranças De Bitou

Ensaios: Tranças De Bitou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “AS TRANÇAS DE BINTOU”

ILHÉUS

2013

ISAKELENE RODRIGUES GRANJA DO ROSÁRIO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “AS TRANÇAS DE BINTOU”

Produção textual interdisciplinar individual, apresentada para conclusão do V Semestre do curso de Pedagogia, da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Orientadora: Flávia Brandão.

Professores: Laura Célia, Raquel Franco Ferronto, Andréia Zômpero, Helena Sampaio, Vilze Vidotte Costa.

Ilhéus

2013

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo importante, e de grande interesse, para todos os professores na formação inicial, a onde é indispensável á busca das inteligências múltiplas, para sua pratica docente.

Foi desenvolvido nesse trabalho á transposição didática da leitura de um texto cientifico sobre a aprendizagem e um livro literário bintou, a construção de uma síntese reflexiva, com proposta de atividade de caráter interdisciplinar direcionadas a crianças da educação infantil.

O conto africano as tranças de Bintou escrito por Silviane. A diof que narra à história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina ansiava pelas tranças, e todas as mulheres da aldeia era motivo de admiração para ela. A criança questionava as mulheres de sua aldeia quando ela cresceria para usar tranças. Certa vez, sua vó conta uma história explicando o porquê às crianças não usavam tranças na sua aldeia, por algum momento a menina se conforma. Depois sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz brotes enfeita os com laços de fitas coloridas a menina fica muito contente com seus brotes coloridos.

Essa história mostra a diversidade cultural, que cada povo, nação tem sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados sem preconceito algum.

E de grande inspiração para os professores essa história de Bintou, o porquê fazer certas coisas e porque não faze - lá assim porque fazer certas coisas e o porquê não faze-lós assim ensinando com significado e concordância, desta forma aprendizagem ocorre significativa e prazerosa. A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto cientifico uma abordagem integrada da aprendizagem, para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve- se usar diversas atividades integrando experiências científicas com outra área do currículo, desta forma científicos com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem que fara com que crianças associem e retenha os conteúdos com maior facilidade.

. Algumas pesquisam cientifica enfatizam, que a compreensão de algo demanda sua integração com o conhecimento já existente Bruer, 1993.

Quando levarmos ás crianças a ter experiência cientifica, ajudarmos as crianças aumentarem seu desempenho mental, a medida que relacionamos diferentes estilos de aprendizados associação e aplicação de informação. As crianças aumentam a retenção de conceitos, outras crianças encontram vias de aprendizagem, mas significativas emocionalmente satisfatórias Segue abaixo algumas informações de uma variedade de extensões enriquecedores a cada um tópico cientifico

A inteligência lógica - matemática e descrito com uma sensibilidade para padrões, ordem e desta matização. a criança que tem uma aptidão especial nesta inteligência apresenta facilidade para fazer cálculos e contar,

A inteligência musical é manifestada através de uma habilidade para apreciar , comprar ou reproduzir a melodia, pode evocar sensações positivas acercar dos conceitos. As letras podem utilizar ideias reais ou metáforas para intensificar as lembranças o ritmo reforça ideias da canção que passam põe-la mente da criança a relação com a inteligência musical podem facilitar a aprendizagem e torna-las mais permanente.

A inteligência linguística é um elo com a literatura a associando- os a linguagem e imagens vividas sejam metáforas ou narrativas, nisso fica registrado na mente da criança cada criança é encorajada á contar sua própria historia e poemas , promove síntese criativa de fatos, fantasia sentimentos

A inteligência cenestésica se refere a habilidade de resolver problemas de usar a coordenação motora grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou se move com graças e expressão

Portanto é de externa importância que o professor integre as diversas as atividades, estimulando-as diversas inteligências para que criança aprenda e retenha o conhecimento com facilidade significação.

No conto, bintou utilizou sua capacidade de resolver problemas questionando as pessoas aqueles que estavam ao seu redor, sobre quando ela irá realizar o desejo dela de ter tranças, avó com muita sabedoria utilizou- se a inteligência cenestésica de bintou quando passou um óleo perfumado em seus cabelos proporcionando uma sensação de prazer e bem estar, a inteligência espacial ao fazer as birotes e colou-os com fitas com as cores do pássaro, ao quantificar os birotes, ao comparar o tamanho da trança das mulheres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com