TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bitou

Ensaios: As Tranças De Bitou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

“AS TRANÇAS DE BINTOU”

BARRA DE SÃO FRANCISCO

2013

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

“AS TRANÇAS DE BINTOU”

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito das atividades do trabalho interdisciplinar individual do 5º Semestre.

BARRA DE SÃO FRANCISCO

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. SÍNTESE REFLEXIVA 4

3. ATIVIDADES 5

3.1 ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E MATEMÁTICA:.........................................5

3.2 ATIVIDADES DE ARTE E MÚSICA 6

3.3 ATIVIDADES DE NATUREZA E SOCIEDADE 7

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

5. REFERÊNCIAS 8

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo estabelecer uma relação interdisciplinar entre o texto "Uma abordagem integrada da aprendizagem" e a história do livro "As Tranças de Bintou”, através da elaboração de uma síntese reflexiva, abordando seus aspectos teóricos, valorizando a metodologia do texto na construção de valores que visam o crescimento e aceitação do ser humano na sua integralidade, sem a roupagem de conceitos sociais que diminuam o sentimento de igualdade e liberdade que buscamos preservar. É nessa perspectiva democrática que buscaremos evidenciar aos alunos que todos somos importantes, seja na igualdade ou nas diferenças, que temos as mesmas origens, e cada ser humano tem a sua beleza interior e exterior, que devemos valorizar a pessoa humana, não os preconceitos sociais, já que a criança está inserida em um mundo sem fronteiras e é através do reconhecimento de outras culturas e povos que ela valorizará a sua própria cultura.

2. SÍNTESE REFLEXIVA

Com a leitura do texto "Uma abordagem integrada da aprendizagem" e a história “As tranças de Bintou” percebemos uma linha tênue com a educação, pois as relações familiares, cognitivas e sociais, influenciam sobre maneira na formação da criança, o que se observa claramente na relação de Bintou com sua etnia através do sonho de se parecer com sua irmã Faltou, a qual para ela é mais bonita por já usar as tranças tão desejadas por ela, o que ainda não lhe é permitido devido à cultura de seu povo. Para ela o mundo ainda é uma grande ilusão, um sonho, o qual deverá ser construído através de bases sólidas, moldando o seu caráter e lhe trazendo meios de compreensão das diversidades culturais e sociais.

A aprendizagem é concebida como um processo de construção de conhecimento pelas crianças, e diante de um mundo tão cheio de informações e mudanças, devemos considerar as necessidades infantis a partir da conservação de valores, do respeito, da aceitação e do afeto. Entender o raciocínio infantil fornece a base para a facilitação do desenvolvimento emocional, do entendimento interpessoal, resolvendo assim os conflitos de forma branda e pacifica.

Na história de Bintou, podemos elencar conteúdos importantes para trabalharmos diferentes áreas do conhecimento, tais como:

* Linguagem

* Musica

* Artes

* Matemática

* Jogos

* Valores sociais e morais

* Natureza e sociedade

A história de Bintou, trás um leque de possibilidades para trabalhar em diversas disciplinas e diferentes áreas do conhecimento, contribuindo de forma prazerosa e lúdica para a interação, formação e promoção das atividades propostas. Permite ainda enfocar a questão cultural, étnica e racial sem transgredir os valores particulares de cada um, demonstrando que o respeito, a aceitação e a harmonia podem andar de mão dados entre os povos, sensibilizando-os assim para a importância de cada um.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (Faixa etária de 04 e 05 anos)

Plano de aula Natureza e Sociedade

Conteúdos Conceituais:

Compreender as diferenças sociais existentes entre as famílias;

Identificar moradias de outros povos;

Estimular a percepção espacial;

Conteúdos Procedimentais:

Pesquisar diferentes tipos de moradias, para a construção de um mural;

Descrever o ambiente onde vivem;

Solicitar que as crianças construam no caderno o desenho de uma oca, casa ou prédio;

Conteúdos Atitudinais:

Conhecer ambientes diferentes;

Apreciar outras culturas;

Reconhecer a importância das obras de artes

Observe a tela de Tarsila do Amaral, Morro da Favela, 1924. Após a observação, conversar com as crianças sobre moradias, deixando que narrem suas experiências pessoais.

Solicite a organização de álbum gigante para a sala, onde cada grupo confeccionará uma pagina que descreverá cada cômodo da casa através de desenhos, colagens e palavras. Deixá-lo em exposição para que toda a classe tenha acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com