TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas Capilares

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

Técnicas Capilares 

  1. O pH é um grande influenciador na hora de escolher um shampoo, logicamente dependendo do seu tipo de cabelo e do tratamento que se está precisando. O pH ácido fecha as cutículas do cabelo, dando brilho, e o alcalino abre, o deixando mais opaco.

Na hora do condicionador, é necessário lembrar que todo tipo de cabelo precisa de hidratação, mesmo nos cabelos oleosos. Principalmente para estabilização do pH, que em média está 3,5 e 4,5.

  1. Shampoo Perolado: Estão entre os translúcidos e os leitosos, já que balanceiam limpeza e hidratação, possuindo agentes condicionantes em sua formula. Recomendado para uso diário, principalmente para cabelos normais e mistos.
  2. Shampoo Transparente: Projetados para retirar o máximo possível de óleo e sujeira, porém não chegam a ser como o antirresíduo. São indicados para cabelos oleosos e/ou com química, podendo também ser sucedido por um shampoo menos agressivo. Seu pH é próximo de 7, ou seja, geralmente são neutros.
  3. Shampoo Leitoso: São mais densos, com o intuito de tratamento. Para o seu uso é recomendado que o cabelo já esteja limpo, que tenha sido lavado anteriormente com um transparente ou um antirresíduo. Geralmente para cabelos secos e/ou tingidos. Com pH menor que 7, deixando as cutículas do fio unidas e consequentemente o cabelo com mais brilho.
  4. Shampoo Antirresíduo: Lavagem mais intensa, podendo ser usado a cada 15 dias e antes de uma hidratação. Possui um pH alcalino, abrindo as cutículas e por isso a limpeza mais profunda, deixando o cabelo mais rígido e embaraçado. Seu uso de forma desregulada pode ressecar os fios, desbotar, ou até mesmo retirar processos químicos.
  5. Shampoo desamarelador: Neutraliza o pigmento amarelado e evitam a oxidação do cabelo. Pode ser usado uma vez por semana em cabelos loiros e grisalhos.
  6. Shampoo anti-queda: São shampoos de tratamento e estimulam a raiz cabelo e ajudam no espessamento dos fios.
  7. Shampoo anti-caspa: Esse tipo de shampoo possui fungicidas que são agressivos ao couro cabeludo. Não é indicado o uso diário. Nesse caso é aconselhável um pH de 6-7, para que o fungo não consiga se multiplicar. Caso fosse maior que 7, o fungo poderia se desenvolver.
  1. O corte, com uma certa frequência, é essencial para a eliminação de pontas duplas, essas que são ocasionadas pelas escamas abertas em nosso cabelo, quando fragilizadas.

Sempre que pensamos em corte, nos remetemos à simetria, ou seja, que ambos os lados estejam iguais. Por isso é essencial que o profissional saiba que metodologia irá usar, o caminho para chegar no resultado final.

  1. O corte diz muito sobre uma pessoa, por isso como estamos em constante mudança e evolução, com o nosso cabelo não poderia ser diferente. E na hora em que resolvemos mudar o visual, nos inspiramos em passarelas, celebridades e personagens do momento. Atualmente, uma das tendências é o curtinho assimétrico, que seria o Grown-out Bob (Karlie Kloss à direita) e o Pixie com franja (Anne Hathaway à esquerda).

[pic 1]  [pic 2]

Digamos que Jessica, de 18 anos, morena, estatura mediana, rosto redondo, cabelo cacheado, decide largar suas longas madeixas por um corte Pixie. Não seria o recomendado, pois esses cortes curtinhos assimétricos são indicados para cabelos lisos, já que são mais fáceis de manusear.

Um penteado que está em alta, já faz um tempo, são as tranças, e vão continuar com diversas variações. A trança unicórnio é uma delas.

[pic 3]

Um penteado despojado e um tanto democrático. É o tipo de cabelo que até quem tem um cabelo mais curto consegue fazer. Porém para dona Ruth, uma senhora nos seus 60 anos, não seria o ideal.


REFERÊNCIAS

Ayres, Nathalie. Guia do shampoo: conheça o mais adequado para o seu tipo de cabelo. Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/beleza/galerias/18892-guia-do-shampoo-conheca-o-mais-adequado-para-o-seu-tipo-de-cabelo/8>. Acesso em: 17 mar. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (214.1 Kb)   docx (150 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com