TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE E ESTÉTICA CAPILAR

Exames: SAÚDE E ESTÉTICA CAPILAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 4

SAÚDE E ESTÉTICA CAPILAR

O presente trabalho tem por objetivo elucidar todos os cuidados com higiene e atendimento de clientes em um salão de beleza que possui atendimento na área de estética bem como as atividades desenvolvidas enquanto salão prestador de serviços.

Muitas pessoas não se dão conta, mas ao frequentar salões de beleza, a chance de contrair doenças é grande, caso não seja observados cuidados relacionados com a higiene, quantidade máxima de produtos, e cuidados especiais com pessoas alérgicas, ou com contraindicações.

Quando se fala em objetos compartilhados a chance de adquirir uma doença é maior ainda. Clientes podem ser infectados por fungos, bactérias e ate mesmo vírus ao fazer as unhas, maquiagens e ao cuidar dos cabelos. A manicure tem um papel importante no salão de beleza. Além de muitas mulheres diariamente incluir o ato semanalmente em sua vaidade, cada vez mais cresce o numero de homens procurando a boa higiene. Sendo um papel importante no salão, é um dos mais perigosos na área de risco a doenças. Muitas pessoas não sabem, ou não se importam, mas essa é uma grande forma de transmissão de hepatite B e C. Ao fazer as unhas pode-se haver um sangramento com a retirada do famoso bife, uma gota de sangue tem uma quantidade enorme de vírus, e com o uso incorreto dos matérias de trabalho o vírus é transmitido para outras pessoas. A transmissão ocorre através do contato com sangue contaminado (transfusão, seringas, agulhas e materiais cortantes infectados) e através de relação sexual desprotegida. O vírus da hepatite B é 100 vezes mais contagioso que o HIV. A única maneira de diminuir o risco de infecção de hepatite C é através dos cuidados e normas de biossegurança. Já para hepatite B existe vacina. Essa vacina é fornecida de graça pelo SUS para grupos de risco: profissionais de saúde, manicures, pacientes com AIDS, carcereiros etc.

Cada vez mais as mulheres se preocupam com a aparência dos cabelos, procurando sempre a perfeição na cor, no comprimento, e no efeito liso que é sempre um sonho. Uma grande solução para o tal efeito tão desejado é o uso do formol em produtos de alisamento, que são conhecidos por variados nomes, entre eles, escova progressiva, escova inteligente, selagem dos fios, entre muitos outros. A composição é a mesma, em alguns a quantidade de formol é mais alta e em outros o formol é substituído por outro produto. No Brasil, o formol é um grande aliado das cabeleireiras, que para melhores resultados nos clientes chegam a acrescentar por conta própria mais formol na composição sem saber os riscos que podem sofrer, podendo assim devido o uso incorreto. O formol é um perigo pois é um composto líquido altamente tóxico, originalmente utilizado como antisséptico e desinfetante. Os riscos causados pelo formol são enormes e, segundo a dermatologista, o formol entra em contato com o couro cabeludo o organismo pode absorver a substância e fixá-la em qualquer órgão do corpo humano, o que pode causar graves complicações. Quando em contato com a pele, o formol pode causar reações alérgicas graves, queimaduras, irritação, vermelhidão, dor e endurecimento da pele, que é responsável pela rigidez e perda de sensibilidade do local exposto. Em contato com os olhos causa desde irritação leve até a danos irreversíveis na visão. A inalação do formol é extremamente agressiva para o rganismo, podendo causar câncer no aparelho respiratório, problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com