TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens do Software Livre

Por:   •  14/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

As Vantagens do Software Livre

1. A História

O

software livre foi idealizado por Richard Stallman. Em 1983, Stallman passou por uma experiência negativa com o software comercial e resolveu dar início ao Projeto GNU.  Durante o período que estava no MIT[1] identificou uma falha no software de uma impressora Xerox. Tentou corrigir o problema, mas a empresa não liberou o código-fonte. Esse fato fez com que Richard decidisse criar um mecanismo legal de garantia para que todos pudessem desfrutar dos direitos de copiar, redistribuir e modificar softwares, a Licença GPL. Para institucionalizar o Projeto GNU, Stallman fundou a Free Software Foundation (FSF). Dando início, assim, ao Movimento do Software Livre.

Um estudante finlandês da Universidade de Helsink, Linis Torvalds, divulgou em 1991, que estava trabalhando em um projeto para construir um núcleo livre. Com a ajuda de vários desenvolvedores, em setembro do mesmo ano, Linus lançou a versão oficial do que hoje é o Linux. Rapidamente, buscou-se a integração de todo o sistema GNU em torno do núcleo Linux, o que foi feito com a ajuda de centenas de desenvolvedores que se juntaram ao projeto. Criando, assim, o sistema operacional GNU/Linux (sob a licença GPL).

2. O Conceito

Segundo a SFS, software livre é qualquer programa de computador que possibilite ao usuário a possibilidade de usar, copiar, estudar, redistribuir e, até mesmo, comercializar (lembrando que software livre não é sinônimo de não comercializável) o software sem restrições, seguindo o princípio das 4 liberdades:

  • Liberdade 0 – A liberdade em executar o programa para qualquer fim.
  • Liberdade 1 – A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades.
  • Liberdade 2 – A liberdade de redistribuir cópias, seja gratuitamente ou de forma comercial.
  • Liberdade 3 – A liberdade de poder aperfeiçoar o programa  e disponibilizar os aperfeiçoamentos para o público, de forma a beneficiar toda a comunidade. Tendo somente como obrigatoriedade o requisito ao código fonte.

3. Tipos de Softwares

Um software pode ser classificado como livre, proprietário ou ainda de domínio público. Podendo ser de código aberto ou fechado, comercial ou não. Diante dessas diversas classificações, é possível haver um software livre e comercial, o fato de ser livre não necessariamente significa que o software é gratuito. Veja as classificações:

  • Software Proprietário - Ao contrário do software livre, o software proprietário é aquele cuja a cópia, redistribuição ou modificação são restritos pelo criador ou distribuidor. Para sua utilização é necessário a autorização ou pagamento.
  • Software de Domínio Público - O software é caracterizado como de domínio público quando a licença de comercialização do mesmo expira de acordo com a legislação de cada país, tornando-se assim um bem comum. Contudo, isto não garante os quatro tipos de liberdade definidas pela fundação de software livre.
  • Software Aberto - O software pode ser caracterizado como software aberto (open source) quando é disponibilizado o código fonte. O termo foi criado pela OSI (Open Source Initiative), que se diferencia do conceito do software livre por não abordar as questões éticas referente à liberdade do usuário. O software Open Source pode ser livre ou proprietário. Atualmente empresas como IBM, HP e Intel tem investido em software de código aberto, buscando a melhoria técnica do programa.
  • Software Comercial - É o software desenvolvido por uma empresa ou pessoa tendo como objetivo o lucro com a sua utilização. O termo comercial difere-se da conceituação de proprietário, o segundo refere-se à modalidade de licença do software. Apesar da maioria dos softwares comerciais serem proprietários, existem no mercado softwares livres que são comerciais, assim como softwares proprietários que não são comerciais.

4.Tipos de Licença

A licença por definição é o documento que autoriza o tipo de utilização de um determinado software. Basicamente pode-se caracterizar a licença como proprietária ou pública.

  • A licença proprietária é o que caracteriza o software proprietário. Para poder utilizá-lo, é necessário adquirir a permissão do uso ou comprar a licença com o proprietário do software. Essa licença é associada ao conceito de direito autoral do copyright, onde as alterações, redistribuições e cópias são ilegais caso o envolvido não tenha autorização por escrito do proprietário dos direitos autorais. Desrespeito a essas regras pode ocasionar processos judiciais que, na maioria dos países, resulta em prisão e multa.
  • A licença pública, ao contrário da proprietária, permite a utilização do software sem a necessidade de permissão do proprietário. Contudo, podem se diferenciar quanto ao nível de restrição imposta na utilização do software.

5. Principais Licenças

[pic 2]Ilustração 1: http://www.deivison.com.br/blog/2012/12/05/

[pic 3]Ilustração 2: http://blog.gamuza.com.br/2013/06/page/2

6. Vantagens

A adoção do software livre traz uma série de benefícios tanto para as pessoas quanto para as empresas. Os constantes aperfeiçoamentos e atualizações tornam o software livre uma alternativa tão boa quanto a do software proprietário, algumas das suas principais vantagens são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com