TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As atividades operacionais

Resenha: As atividades operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  Resenha  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 5

Dá-se o nome de fluxo de caixa (ou cash flow) à demonstração que reflete quanto dinheiro sobra uma vez que feita as contas àquele que sai (as despesas e os juros) e ao que entra. Portanto, a demonstração do fluxo de caixa é um balanço contabilístico que apresenta informação sobre os movimentos de caixa e afins.

As atividades operacionais, os investimentos e o financiamento fazem parte das categorias da demonstração do fluxo de caixa. O fluxo de caixa operacional indica o dinheiro recebido ou desembolsado para as atividades básicas da empresa. O fluxo de caixa de investimento corresponde ao dinheiro aplicado em investimentos (seja em capital, bens mobiliários, bens imobiliários, etc.), ao passo que o fluxo de caixa de financiamento diz respeito ao dinheiro resultante de empréstimos (contraídos ou concedidos a terceiros), das emissões ou reaquisição de ações e do pagamento de dividendos.

Ao realizar uma projeção dos fluxos de caixa, a empresa consegue prever se irá dispor de dinheiro suficiente para cobrir os seus gastos e, se possível, ter algum lucro. Fazer uma demonstração do fluxo de caixa é, portanto uma atividade muito importante para as pequenas e médias empresas afetadas pela falta de liquidez para satisfazer as suas necessidades imediatas. O fluxo de caixa permite realizar previsões, evitando assim soluções de emergência (tais com recorrer a financeiras ou bancos para pedir créditos de curto prazo e de elevado custo).

A elaboração da demonstração dos fluxos de caixa permite fazer uma gestão das finanças, contribuindo na hora de tomar decisões, e ajuda a controlar as saídas (despesas) em nome de uma maior rentabilidade.

O planejamento do fluxo de caixa é importante, porque irá indicar antecipadamente as necessidades de recursos para atendimento dos compromissos que a empresa costuma assumir, considerando os prazos para serem saldados. Com isso, os administradores financeiros estarão aptos a planejar com a devida antecedência, os problemas de caixa que poderão surgir, consequências de reduções cíclicas das receitas ou de aumento no volume dos pagamentos.

A análise e o planejamento do fluxo de caixa são ferramentas básicas para a administração de empresa, sendo que o fluxo de caixa assume importante papel no planejamento financeiro, constituindo num exercício dinâmico, que deve ser constantemente revisto atualizado na tomada de decisões.

Observa-se que o planejamento financeiro proporciona meios da empresa alcançar os seus objetivos, tanto a curto como em longo prazo e, além disso, indica mecanismos de controle que envolve todas as suas atividades operacionais e não operacionais.

“Planejamento é estabelecer e manter um plano integrado para as operações consistentes com os objetivos e as metas da companhia, no curto e no longo prazo, que deve ser analisado e revisado constantemente, comunicado aos vários níveis de gerência por meio de um apropriado sistema de comunicação”. (Figueiredo; Caggiano, 1997).

É importante ressaltar, que o planejamento mostra como o administrador pode aproveitar uma grande oportunidade, pois, quando se planeja, pode-se visualizar cada parte da empresa. Ao mesmo tempo, o planejamento permite ver a empresa como um todo, o que vai ajudar a desenvolver métodos e estratégias eficientes para o crescimento do negócio.

Pode-se concluir que o planejamento é o processo de decisão dos objetivos da empresa. Através do planejamento os administradores poderão tomar decisões corretas e no momento certo para que se possam realizar seus objetivos de uma gestão eficaz.

Para uma perfeita análise das informações o Fluxo de Caixa de uma organização deve apresentar uma estrutura com determinado grau de detalhamento, para que o administrador possa analisar entender e decidir adequadamente sobre sua liquidez.

Os Fluxos Operacionais representam todos os gastos relacionados com a produção e comercialização dos bens e serviços da empresa. Deve conter como entradas a cobrança das vendas dos produtos/serviços gerados e comercializados; como saídas os elementos que estão ligados à geração, administração e comercialização de tais produtos como: pagamentos a fornecedores, gastos com serviços públicos.

Os Fluxos de Investimentos envolvem a aquisição e venda de ativos que serão utilizados na produção de bens ou serviços, a concessão e o recebimento de empréstimos, as movimentações relativas às aplicações financeiras e as participações em outras empresas. São consideradas entradas de Atividades de Investimentos: recebimento de empréstimos concedidos, recebimentos por resgate de aplicações financeiras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com