TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As epidemias ao longo da historia

Por:   •  21/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS        7

INTRODUÇÃO

O termo epidemia e utilizado quando uma doença envolve um grande número de pessoas e atinge uma larga área geográfica, e ao longo da história ocorreram doenças que entraram no termo “epidemia” onde mostram suas origens e como elas foram abordadas a um certo período do tempo, através de uma determinada cultura, estado e até mesmo de um grande avanço cientifico.

DESENVOLVIMENTO

Nos anos de 1854-1918 ocorreu várias epidemias ao longo desse tempo, que são elas: cólera-morbo, peste bubônica, tifo exantemático, gripe pneumônica e varíola onde mataram percentagens elevadas da população. Mostrando um avanço na medicina e como elas eram abordadas em uma cultura local.

Abaixo, mostra-se as suas origens e suas formas de prevenção adotadas. Como sintomas, tratamentos e suas formas de transmissão.

Cólera-morbo: A origem do cólera encontra-se na Ásia, mais propriamente no rio Ganges, a partir do qual se espalhou por todo o mundo pelas rotas comerciais. Chegou primeiro a Rússia, de onde se propagou para a Europa e daí para a América (Rosenberg, 1987). Era transmitida principalmente pela alimentação e pela agua. O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos e fluidos

Peste bubônica: peste negra foi uma pandemia que acometeu a Europa no século xiv provocada pelo bacilo yersinia pestis e deflagrada a partir do ano de 1348. esse acontecimento figurou entre aqueles que caracterizaram a crise da baixa idade média, sendo os outros as revoltas camponesas no século xiv e a crise do feudalismo. Era transmitida pelas pulgas dos ratos; pele, nariz e boca. O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos

Tifo exantemático: O tifo epidémico ou tifo epidêmico ou tifo exantemático epidémico, popularmente conhecido apenas como tifo (apesar de outras doenças distintas terem o mesmo nome), é uma doença epidêmica transmitida por parasitas comuns no corpo humano, como piolhos, e causado pela bactéria Rickettsia prowazekii.. Sua forma de tratamento consiste na utilização de antibióticos (clorafenicol e tetraciclina) e em cuidados de suporte para aliviar os sintomas. Nos casos de doença avançada, pode ser necessário administrar medicamentos à base de cortiscosteroides.

Gripe pneumônica: A pneumónica, ou gripe espanhola, matou dezenas de milhares de pessoas nos anos de 1918 e 1919. Foi a maior pandemia mundial conhecida até hoje causando mais mortes que a Peste Negra ao longo de vários séculos ou a I Guerra Mundial.

Varíola: Varíola foi uma doença infeciosa causada por uma de duas estirpes do vírus da varíola – varíola major e varíola minor.

Os dois autores explicam o ponto de vista de como a população enxergava as doenças, eles listam que uma certa população enxergava com um castigo divino, que tudo se resume pela consequência do pecado. No ponto de vista do outro autor eles enxergavam como um erro da saúde pública. Onde buscam mostrar como a população era afetada, tanto no lado religioso, rico e pobre.

Na religião era um castigo divino, onde se destacava como culpa pelo pecado.

Na parte nobre, mostra que a população e a mais favorável ao tratamento, onde tinhas os melhores hospitais, os melhores médicos.

Na parte da pobreza, eram os mais afetados, a população era analfabeta onde dificultava na parte de prevenção e como eram contaminadas.

O modo de encarar as doenças, sobre uma determinada cultura ou local, era de diferentes formas. Em determinada cultura as pestes constituem-se numa manifestação da piedade divina, onde era um tempo de purificação espiritual. Já em outros tempos as epidemias eram uma forma de avanço cientifico, onde buscavam resultados para sua prevenção, onde surgiram mais oportunidades para o crescimento da medicina.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com