TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Contemporâneos Da Motivação

Artigo: Aspectos Contemporâneos Da Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

Aspectos contemporâneos da Motivação

Nesta seção final, analisaremos algumas questões contemporâneas sobra a motivação que os gerentes de hoje enfrentam. Estas incluem a motivação de uma força de trabalho diversa, os programas de pagamento pelo desempenho, a motivação dos funcionários que recebem salários mínimos, a motivação do pessoal profissioonal e técnico, e as opções de horários flexíveis de trabalho. Também daremos uma olhada no que os empreendedores fazem para motivar seus funcionários.

A motivação de uma força de trabalho diversa também significa que os gerentes precisam ser suficientemente flexíveis para acomodar as diferenças culturais. As teorias da motivação que estamos estudando foram desenvolvidas, em grandes parte, por psicólogos norte-americanos e validadas em estudos de trabalhadores norte-americanos. Assim, essas teorias precisam ser modificadas para diferentes culturas.

O conceito de necessidade de realização é outro aspecto da teoria da motivação com têndencia norte-americana. A opinião de que uma elevada necessidade de realização age como um motivador inteiro presume a existência de duas características culturais: o desejo de aceitar um grau moderado de risco e a preocupação com o desempenho. Essas características excluiram os países com pontuações altas ma evitação da incerteza enas classificações altas de qualidade de vida. Não devemos supor que os conceitos de motivação sejam universalmente aplicáveis. Os gerentes precisam reconhecer que, para mi]otivar os funcionários em qualquer ambiente, precisam ajustar suas técnicas motivacionais para que se ajustem à cultura.

OS FUNCIONÁRIOS DEVEM SER PAGOS PELO DESEMPENHO OU PELO TEMPO DE SERVIÇO?

“o que eu ganho com isso ?” Esta é uma pergunta que todas as pessoas, conscientes ou inconscientemente, fazem antes de se envolver em qualquer tipo de comportamento. Nosso conhecimento sobre motivação nos doz que as pessoas agem para satisfazer alguma necessidade. No entanto, antes de fazer qualquer coisa, elas buscam um pagamento ou recompensa. Embora possa oferecer muitas recompensas diferentes, a maioriade nós se preocupa com os ganhos termos de dinheiro, que nos permitem satisfazer nossas necessidades e desejos.

A remuneração baseada no desempenho é provavelmente mais compatível com a teoria da expectação. Isto é, os funcionários devem perceber uma fortre relação entre seus desempenhos e as recompensas que eles recebem, se for para maximizar a motivação. Se as recompensas forem alocadas exclusivamente em fatores que não de desempenho – como tempo de casa, posição na empresa ou aumentos no custo de vida em geral - , então os funcioários provavelmente rewduziram seus esforços.

Uma recente extenção do conceito de pagamento pelo desempenho é a chamada remuneração baseada na competência. Um programa desse tipo paga e recompesa os funcioários com base nas habilidades, conhecimentos ou comportamentos que eles possuem. Essas competências podem incluir certos comportamentos e habilidades como lideranças, solução de problemas, tomada a decisões ou planejamento estratégico.

COMO OS GERENTES PODEM MOTIVAR FUNCIONÁRIOS QUE GANHAM SALÁRIO MÍNIMO?

Uma das armadilhas no caminho dos gerentes é achar que os funciomários são motivados apenas pelo dinheiro. Embora o dinheiro seja importante como motivador, essa não é a única recompensa que as pessoas buscam e que os gerentes podem usar. Quais são outros tipos de recompensa? Muitas empresas usam os programas de reconhecimento, como funcionários do mês, cerimônias trimentrais de entrega de prêmios pelo desempenho dos funcionários, ou outras celebrações de reconhecimento do funcionário. Por exemplo, em muitas lanchonetes de fast-food, como Mc Donaldy’s e Wendy’s , geralmente vemos placas em lugares bem visíveis com a foto do “ funcionário do mês”. Esses tipos de programas destacam os funcionários cujo desempenho se enquadra no tipo e nível que a organização quer encorajar. Muitos gerentes também reconhecem o poder do elogio, mas você precisa ter certeza de que esses ‘elogios’ são sinceros e feitos pelos motivos corretos; caso contrário, os funcionários podem interpretar tais ações como manipuladorias.

O MCC para examinar essa mudança, veremos que esse tipo de reprojeto do cargo proporciona uma melhora no potencial motivacional porque os funcionários agora experimentam um aumento na variedade de habilidades, na identidade da tarefa, na significação da tarefa, na autonomia e no feedback. E também os funcionários que estão enfrentando essa situação querem, muitas veses, melhorar profissionalmente. Eles precisam diretrizes, assistência na auto – avaliação e treinamento. Quando você proporciona isso aos funcionários de salário mínimo, está preparando-os para o futuro - ¬um futuro que esperançosamente promete um salário melhor. Para muitos esse é um motivador poderoso!

O QUE HÁ DE DIFERENTE EM MOTIVAR FUNCIONÁRIOS PROFISSIONAIS E TÉCNICOS?

Então o que motiva esse tipo de funcionário ? o dinheiro e as promoções para gerentes geralmente então no final de suas listas de prioridade. Por quê? Eles em geral são bem pagos e gostam do que fazem. Em contraste, o desafio do cargo tem uma classificação alta. Eles gostam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com