TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Introdutorio

Exames: Aspectos Introdutorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 3

2 - DESENVOLVIMENTO 4

A Contabilidade: Conceito, Objeto e Objetivo........................................................4

Escrituração Contábil................................................................................................7

Contabilidade na Gestão Empresarial.....................................................................8

Missão da Empresa / Visão Empresarial................................................................12

Processo Administrativo.........................................................................................13

Ambiente das Organizações...................................................................................13

Aspectos Jurídicos..................................................................................................14

Operações Matemáticas..........................................................................................14

3 - CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

1 - INTRODUÇÃO

O processo contábil é a forma de se fazer a contabilidade. Para que as informações contábeis sejam comunicadas de forma útil para tomada de decisão pela administração empresarial, é necessário que o processo contábil tenha qualidade.

Assim, temos a contabilidade vista como a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades organizacionais, mostrando-se como fonte geradora de informações úteis que subsidiam a gestão em seus processos de tomada de decisões.

A Contabilidade estuda os fenômenos e expõe ordenadamente as normas que devem ser seguidas para sua demonstração, a fim de serem postos em evidência todos os aspectos que podem ser úteis à ação administrativa.

Assim, neste texto mostrarei de forma condensada a evolução do pensamento contábil, identificando o objeto, os objetivos e as funções desta importante ciência que é a contabilidade.

2 - DESENVOLVIMENTO

- A CONTABILIDADE: CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO

CONCEITUANDO A CONTABILIDADE

A palavra contabilidade deriva do latim computare (contar, computar, calcular). Apesar disso, não se deve confundir a Contabilidade com a Matemática.

D´Áuria define a contabilidade como a ciência que estuda e pratica as funções de orientações, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.

A contabilidade estabelece princípios e suas regras de conduta a serem seguidas pelos profissionais da área contábil, com o objetivo de aprimorar e padronizar os procedimentos por eles adotados.

Na verdade, poderíamos afirmar que de um conceito inicialmente instrumental, a contabilidade avançou através dos estudos de inúmeros pesquisadores, constituindo-se numa ciência em função do cumprimento dos requisitos lógicos necessários a tal categoria, dentro das convenções filosóficas pertinentes.

A contabilidade pode ser definida como a Ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, bem como os princípios e as técnicas necessárias ao controle, à exposição e à análise dos elementos patrimoniais e de suas modificações.

De uma forma mais prática, podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informação gerencial dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.

OBJETO DA CONTABILIDADE

Podemos afirmar que o objeto da contabilidade é o estudo do patrimônio definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma ou mais pessoas.

Por intermédio da Contabilidade, o administrador de uma empresa, ou até mesmo de uma residência, pode gerenciar melhor os recursos disponíveis; obter informações úteis ao planejamento de suas atividades; saber o custo do que é produzido ou consumido; apurar o lucro ou prejuízo; controlar e reduzir despesas e aumentar receitas; prevenir e identificar erros e fraudes.

De uma forma bem sintetizada, pode-se afirmar que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle desse patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos usuários é o seu objetivo.

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

O objetivo científico da Contabilidade manifesta-se na correta apresentação do patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações. Normalmente esta é uma visão cientifica, mas existe uma visão pragmática adotada por muitos estudiosos da contabilidade, de que a aplicação da contabilidade a uma entidade particularizada, busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros. Fundamentalmente o objetivo da Contabilidade deve propiciar condições para que o a administração possa tomar decisões para preservação, ampliação do patrimônio e conseqüente continuidade da entidade.

- ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A escrituração contábil e composta pelo registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio e estes registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis.

Todo fato da entidade deverá ser escriturado, para este fim devem ser utilizados livros contábeis, que devem seguir critérios intrínsecos e extrínsecos, de acordo com a legislação. Alguns livros são obrigatórios, tais como o Livro Diário e o Livro Razão que de acordo com a Resolução do Conselho Federal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com