TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Introdutórios Em Ciências Contabeis

Casos: Aspectos Introdutórios Em Ciências Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

5. CONCLUSÃO 7

1 INTRODUÇÃO

As necessidades de se ter acesso as informações úteis que possibilitem ao gestor administrar seu negocio de maneira eficiente, obriga o gestor a utilizar-se da contabilidade gerencial como ferramenta e suporte ao planejamento contribuído forte mente ao sucesso da empresa.

2. Aspectos introdutórios em ciências contábeis.

De uma forma, mas pratica, podemos dizer que a contabilidade e um sistema de informação em si e que também faz parte de sistema de informação gerencial dentro da gestão empresarial. Pode-se afirmar que o patrimônio das entidades e o objeto da contabilidade, que tem como finalidade fornecer informações contábeis, sobre este os usuários e o seu objetivo.

A contabilidade se torna então uma ferramenta indispensável na gestão empresarial, vão alem do simples calculo de imposto e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. Através das informações contábeis, o gestor empresarial terá condições de verificar como estão os resultados entre outras informações de controle para o sucesso da empresa.

Temos na escrituração contábil de acordo com o método das partidas dobradas considerando os planos de contas e observando os princípios e normas contábeis que seria livro diário e livro razão.

O livro Diário é obrigatório todas as empresas devem fazer os lançamentos, encadernar e registrar em órgãos competentes. Sendo este registro em ordem cronológica, já o livro Razão é realizado em contas individualizadas tendo assim um controle por conta, ela consiste no agrupamento de valores em contas de mesma natureza, sua representação gráfica é em forma de (T) utilizado para fins didáticos. Também é obrigatório que toda empresa tenha um contador que é o responsável técnico perante os órgãos governamentais.

No ambiente empresarial, será a evidencia das informações futuras, projeções das informações futuras, sendo essas de grande importância e de uma necessidade espetacular nos dias atuais para tomadas de decisão do gestor.

O balanço patrimonial tem como objetivo mostrar a posição financeira da entidade, que estar formado pelo ativo, passivo e patrimônio liquida. Feito o balanço patrimonial teremos o (DRE) Demonstração do resultado do exercício, onde trará resultado, o lucro da entidade.

2.1 Missão

Reflete uma relação entre o mercado de atuação e a empresa, portanto a missão deve ser dotada de flexibilidade no sentido de se verificar a real validade no contexto atual do mercado.

2.1.1 Visão

Perspectiva da empresa em longo prazo e a onde a empresa pretende chegar dentro de alguns anos.

No processo administrativo temos os seguintes elementos: planejar, organizar, dirigir e controlar. 2.1.1.1Planejar: o planejamento nada mais e, do que unir uns conjuntos de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento.

2.1.1.1.1 Organizar: significa ordenamento dos recursos e das funções a fim de facilitar o trabalho e criar uma nova visão da empresa: O espaço, tempo o trabalho, as pessoas e os recursos financeiros.

2.1.1.1.1.1 Dirigir: o administrador atua como um gestor de pessoas, ele desempenha bem o seu papel quando assume a responsabilidade de orientar os seus colaboradores na realização de suas atividades.

2.1.1.1.1.1.1 Controlar: e a comparação dos planos com os resultados, para se verificar se foram cumpridos e para corrigir eventuais falhas na realização dos projetos, medirem o desempenho, corrigir o desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com