TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Relevantes Da Liderança E Da Motivação No Trabalho

Dissertações: Aspectos Relevantes Da Liderança E Da Motivação No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 3

ASPECTOS RELEVANTES DA LIDERANÇA

E DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Resumo

O presente pôster relata a importância da liderança e da motivação para o desempenho de boa produtividade no trabalho. Insta ressaltar que este trabalho foi elaborado utilizando-se de revisão bibliográfica. Importante destacar ainda, que a motivação é fundamental para que os funcionários tornem-se produtivos, eficientes e sintam-se satisfeitos com sua atividade laboral. Espera-se, portanto, que a motivação seja estimulada constantemente e de forma natural pelos líderes.

Palavras-chave: Motivação. Liderança. Trabalho. Produtividade.

1 INTRODUÇÃO

O comportamento e o bom desempenho dentro de uma relação de trabalho estão diretamente relacionados à motivação e devem ser estabelecidos, provocados e direcionados de forma espontânea pelo líder, almejando um objetivo comum: uma melhora na produtividade.

A motivação no trabalho possui ligação estreita com a execução de tarefas, pelo empregado, com presteza e precisão, buscando sempre alcançar o resultado esperado. Em Nakamura et al (2005) defini-se motivação como “uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa que nasce de nossas necessidades interiores”. Neste sentido, quando a motivação é atingida com sucesso, ocorre profundas mudanças comportamentais, tais quais, os trabalhadores tornam-se mais produtivos e atuam com maior satisfação.

Assim, busca-se demonstrar a importância que a parceria entre as pessoas envolvidas – líderes e empregados – representa na motivação dentro da relação de trabalho, ressaltando-se a necessidade do bom desempenho de suas funções dentro desta relação.

2 LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO: Considerações importantes

A motivação é o resultado de atitudes de uma liderança voltada para a satisfação e bem estar dos funcionários. Há várias formas de recompensar os trabalhadores pelo bom trabalho prestado, podendo ser ofertados benefícios ou mesmo recompensas, sejam elas monetárias ou não. A motivação pode ser trabalhada dentro de uma relação de trabalho de forma individual ou em grupo, desta forma as pessoas envolvidas nesta relação devem se unir para alcançar um objetivo comum. Dentro desta relação é preciso reconhecer as características e limitações de cada indivíduo, buscando ampliar seu conhecimento para então cooperar de forma eficaz com os demais membros da relação. (NAKAMURA et al, 2005)

Para que existam trabalhadores motivados e satisfeitos uma série de fatores devem ser observados, quais sejam: buscar identificar as necessidades e anseios das pessoas; buscar o trabalho que mais atrai a pessoa que irá executá-lo; reconhecer o bom desempenho alcançado;

facilitar o desenvolvimento da pessoa; projetar o trabalho de modo a torná-lo atraente; adotar um sistema de recompensas ligado ao desempenho; e, por fim, aperfeiçoar continuamente as práticas de liderança. (NAKAMURA et al, 2005)

Importante destacar, que por mais que existem diversas teorias acerca do tema, ganhou destaque dentro do estudo a necessidade de boas relações humanas no ambiente de trabalho, o tratamento mais humano dado às pessoas, a adoção de uma liderança mais participativa em que as pessoas possam ter um papel mais dinâmico. Isso aproxima as pessoas, deixando o ambiente de trabalho mais amistoso e harmônico. Liderar nada mais é que conseguir com que os demais façam o que devem fazer, tomando para si a responsabilidade pela execução de uma tarefa, portanto, liderar significa conduzir as pessoas em direções que sozinhas não seguiriam. (FREITAS; RODRIGUES, 2009)

Neste contexto, “a motivação é intrínseca, também não podemos dizer que motivamos os outros a isso ou aquilo. Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos, ou não.” (VERGARA, 1999 apud FREITAS; RODRIGUES, 2009)

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O sucesso da liderança reside em conseguir atingir a motivação na relação de trabalho. Isto será alcançado quando o líder conseguir imbuir no espírito do trabalhador um sentimento de sempre querer executar suas tarefas com precisão e eficiência, atingindo diretamente a produtividade do trabalho.

Desta forma, o crescimento dos estudos da motivação para o trabalho se dá pela busca incessante de se criar um modelo que sustente um empregado desempenhado sua atividade com qualidade e que seja ao mesmo tempo rentável e satisfatório para o seu líder. A motivação proporciona ainda a integração entre os objetivos do líder – produtividade máxima – com os objetivos do empregado – satisfação pessoal e profissional.

4 REFERÊNCIAS

FREITAS, N. G.; RODRIGUES, M. G. Uma Reflexão Sobre Liderança e Motivação Sob o Enfoque Organizacional. VIII Simp. Excelência em Gestão e Tecnol. 2009. Disponível em: <http://www.aedb.br/artigos09/32_Nati_publicacao-final.pdf> Acesso em 01 de mar. de 2012.

NAKAMURA, C. C.; et al. Motivação no trabalho. Revista de Ciências Empresariais. v. 2. n. 1, p. 20-25, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://www.maringamanagement.com.br/novo/index.php/ojs/article> Acesso em 01 de mar. de 2012.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »