TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade: aspectos relevantes épicos de sua evolução

Seminário: Contabilidade: aspectos relevantes épicos de sua evolução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade: Aspectos Relevantes da Epopéia de sua Evolução

A contabilidade é um campo de conhecimento essencial para a formação dos agentes decisórios dos mais variados níveis, é fruto concebido da relação ente o desenrolar dos fatos econômico-financeiros e sua captação e processamento segundo os paradigmas de uma metodologia própria e potencializada pela racionalidade cientifica. Ela tem a capacidade de capturar, primeiro, a ocorrência dos eventos econômicos que impactam em um determinado estado de riqueza, depois a de precificá-lo e, por ultimo, de comunicar seus efeitos.

A contabilidade, antes de ciência, foi, em seus inícios, um sistema completo de escrituração. O método das partidas dobradas, base do sistema, encontra seus registros iniciais já em 1299-1300 em uma empresa de mercadores de Florença e uma forma mais completa, em 1340, na cidade de Genova. Por enquanto naquelas antigas eras, eram sinônimos de contabilidade. Faltava muito, entretanto, para o nascimento da ciência da contabilidade.

O que se conhece da evolução da Contabilidade, primeiro como sistema de escrituração, evoluindo. Lentamente, para o estado de ciência, faz meditar que o impulso inicial para seu surgimento tenha sido (1) de natureza socioeconômica ampla, ou seja, o surgimento, do “espírito capitalista”, que traduzia em necessidades prementes de acompanhar a evolução da riqueza patrimonial das entidades. (2) uma vez constituída a entidade, era necessário, portanto, seguir a evolução de seu patrimônio.

Adicionalmente, cumpre revisitar a postura do Estado em face da Contabilidade para analisar sua evolução. É imperativo encarar como interessado ou stakeholder natural, o Estado, com seu poder de arrecadar tributos. Mas, para isso, ou para esse stakeholder privilegiado, a contabilidade sempre se denodou em apresentar soluções e atenção especial. A medida que foram aparecendo, como conseqüência da evolução dos tempos e das organizações, os outros “players”, a contabilidade foi se transformando, aos poucos, de um engenhoso sistema de escrituração e demonstrações contábeis simplificadas, num complexo sistema de informação e avaliação, com características cientificas, institucionais e sociais de grande relevo e tendo, como objetivo central, suprir a necessidade informacional de seus usuários internos e externos a entidade a que se refere.

Um dos motivos que provocaram mudança substancial no escopo e complexidade da contabilidade foi, sem duvida, o surgimento do gestor ou gerente como agente separado do proprietário. Apesar de a contabilidade ter nascido gerencial quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com