TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência Farmacêutica Familiar

Por:   •  8/1/2024  •  Artigo  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

ASSITENCIA FAMACEUTICA

ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA (UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ)

Universidade Norte do Paraná

CURSO DE FARMÁCIA

SARAH FABIANA DE SOUZA SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

TAILANDIA - PA

2023

SARAH FABIANA DE SOUZA SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Relatório do Estágio Supervisionado em assistência farmacêutica apresentada como requisito obrigatório para a obtenção da pontuação necessária na disciplina de Estágio Supervisionado em assistência farmacêutica.

Orientador: Prof. Valdelidia de Souza Serra

TAILANDIA - PA

2023

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO        3
  2. INTRODUÇÃO        4
  3. ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO        5
  4. ESTUDOS DE CASO        .............................................6
  5. TERMO DE VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        10
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

  1. APRESENTAÇÃO

O Presente estágio foi realizado no Ambulatorio Medico Especializado de Tailandia de 8:00 até 13:00 horas.

Foram realizados atividade relacionada ao atendimento ao público na unidade Ambulatorial local, tais como distribuição de medicamento com requisição medica ao público, os atendimentos era realizados com o publico entre eles homens e mulheres e crianças e idosos com classificação de risco, os pacientes seguem fluxos conforme a sua condição:  Paciente grave; com potencial de gravidade;  sem potencial de gravidade entre outros.

O estágio foi realizado no período compreendido entre os dias 09/08/2023 a 30/08/2023.

O estágio teve como principal objetivo promover as atividades que posibilitasse ‘o desenvolvimento de responsabilidade, capacidades e habilidades que são necessárias com a realização da profissão e com a prática aliadas a teoria de possível ter experiência com a realidade socioeconômica da população.

Assim foi possível vivenciar a rotina do profissional de saúde no ambiente de atendimento; analisar as demandas locais e observar a importância da presença de um profissional farmacêutico no acesso legal de suas atividades tanto em seu observar as técnicas de distribuição de medicamento bem como os cuidados necessario no atendimento do paciente durante a atividade de trabalho do farmacêutico.

  1. INTRODUÇÃO

o Estágio supervisionado em Assistência Farmacêutica, a saber, que o estágio é considerado uma atividade curricular obrigatória essencial para formação integral do acadêmico, haja vista que o mercado requisita profissionais com habilidades e com uma excelente preparação para a jornada de trabalho a qual se propõe assim, as atividades aqui expostas cumprem o papel de demostrar com o profissional deve lidar com diferentes situações da área de assistência farmacêutica, pois estas estão relacionadas ao ciclo de assistência farmacêutica, focalizando principalmente o processo de dispensação e acompanhamento do paciente .

Atenção básica e considerada a porta de entrada dos usuários do sistema de saúde visto que é a partir dela que ocorre a atividade de proteção e recuperação de saúde.

Neste contexto o profissional farmacêutico possui Extrema importância de desempenho a atribuição em todos os aspectos do ciclo de assistência farmacêutica tais como a seleção aquisição armazenamento distribuição e dispensação.

O profissional farmacêutico pode auxiliar no acompanhamento fármaco terapeuta procede com a prestação de informações relacionadas com a educação em saúde entre outras atividades, atuada justamente com outros profissionais da saúde a fim de contribuir um plano terapêutico singular para os indivíduos melhorar a assistência e o cuidado à saúde muitos fundamental de todo o ser humano.

Entre as atividades que o farmacêutico pode realizar destacam-se participação no planejamento estruturação e organização da assistência farmacêutica a execução acompanhamento e aquisição dos medicamentos, bem como seu armazenamento adequado e a correta distribuição.

  1. ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO

As atividades foram realizadas no estágio de assistência farmacêutica que foi realizado em campo no Ambulatorio Especilaizado do municipio de Tailandia-Pa.

O trabalho de rotina durante o estágio em campo é baseado principalmente no atendimento e distribuição de medicamentos que são realizados para a população,o atendimento ao paciente é realizado e entrar para o primeiro recebendo os pacientes e, em segundo, atribuindo os rapidamente as suas necessidades. se esta for a primeira solicitação de medicação do paciente  processo é iniciado deve ser solicitado todos os documentos pessoais do paciente ou do seu responsável legal, bem como laudos médico procuração prescrição e requerimentos de medicamentos e comprovante de residência, avaliação e laudos de autorização fornecida pela própria farmácia ou por outra unidade de saude da cidade.

A requicisção de medicamento  é um documento muito importante para o paciente pois o médico informará ao seu paciente os dados do diagnóstico como CID dá doença é o histórico médico. Cada medicamento possui diferentes opções de acesso dependendo do tipo de uso.

.

  1. TEORIA EM PRÁTICA- ESTUDOS DE CASOS

       A Assistência Farmacêutica, como política pública, teve início em 1971 com a

Instituição da Central de Medicamentos (CEME), que tinha como missão o fornecimento de medicamentos à população sem condições econômicas para adquiri-los (BRASIL, 1971) e se caracterizava por manter uma política centralizada de aquisição e de distribuição de medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (85.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com