TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associaçãode Resistores

Ensaios: Associaçãode Resistores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES

Relatório da prática experimental Associação de resistores, realizada em novembro de 2014, da disciplina física III, ministrada pelo Prof. Celso, na Universidade Anhanguera.

Objetivo da experiência

• Reconhecer os resistores a partir do código de barras.

• Determinar a resistência utilizando um Ohmimetro.

• Comparar os valores nominais e os valores medidos.

• Analisar a voltagem e a corrente elétrica em um circuito.

• Reconhecer uma associação em série e uma associação em paralelo.

• Medir as tensões e as correntes em um circuito.

• Analisar as características de um circuito em série.

• Analisar as características de um circuito em paralelo.

Introdução

Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal.

Os resistores podem ser associados basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista. Resistores servem para controlar o fluxo de corrente através de um circuito. Existem dois tipos de resistor: resistores de resistência fixa aplicam a mesma quantidade de resistência para a corrente em todos os momentos. Os resistores variáveis, ou potenciômetros, aplicam resistência dependendo da posição do controle deslizante do resistor.

O resistor tem a finalidade de gerar resistência a corrente dentro de um circuito elétrico, esta resistência varia de um resistor para outro, podemos identifica-los através de um esquema de cores gravados em seu corpo geralmente cilíndrico em sua parte externa, esta sequência de cores indica seu valor resistivo de referência.

Resistores têm uma potência, uma resistência e uma variação da tolerância. A potência é indicada em Watts. Esse dado informa o quanto o poder do resistor pode seguramente tolerar antes que ele exploda. A avaliação da resistência é indicada em Ohms, que é uma medida de quanto o resistor irá atenuar a tensão. A avaliação da tolerância é uma indicação de quão perto da classificação de resistência indicada está o resistor. Um rating de tolerância de 5% é comum na maioria dos resistores. Resistores mais caros têm classificações de menor tolerância. Resistores são codificados por cores de acordo com suas características, o que torna mais simples a identificação do resistor correto para suas necessidades.

Material utilizado

Na experiência, utilizamos alguns materiais essenciais para a realização e ilustração do experimento.

1. Resistores

2. Multímetro

3. Protoboard

4. Alicate de bico

5. Fonte de tensão

1. Este é um resistor disponível no mercado eletrônico, onde podemos adquiri-lo no com o propósito de substituir por algum danificado ou mesmo efetuarmos a implantação em um projeto de circuito elétrico específico.

2. Na figura a seguir temos um aparelho de medição denominado multímetro, onde podemos medir diversas unidades no campo de elétrica tais como tensão, corrente, ohm.

3. Como podemos observar, esta figura trata-se de uma matriz de contato Pront-o-board, ele é muito utilizado e recomendável por ajudar nos testes e a poupar componentes, já que permite realizar todo e qualquer teste sem o uso de solda. Existem vários modelos e tamanhos.

4. Na figura abaixo temos um alicate de bico para facilitar a fixação dos resistores na matriz de contato.

5. Na figura abaixo temos uma fonte de tensão.

Procedimento Adotado

Para este experimento o grupo recebeu 4 conjuntos de resistores, cada conjunto composto por 2 resistores com as mesmas cores. Reconhecendo os valores individuais pelas cores e medindo com o multímetro.

O grupo também realizou a associação em série e paralelo para casa conjunto de resistores, medindo a resistência equivalente e comparando com o valor teórico e completando a tabela.

1. Preencher a tabela com as cores de cada resistor com sua tolerância e valor nominal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com