TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associe o filme ao conteúdo da aula e escreva um texto dissertativo justificando o porquê dessa “salvação”. Que princípios justificariam a escravização?

Por:   •  11/5/2017  •  Dissertação  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Sabe-se que a antropologia é a ciência que estuda o ser humano e suas práticas culturais. Ao longo do tempo, perceberam que cada povo possuía costumes, crenças, valores, instituições e produções materiais diferentes, isto se torna visível no filme, pois, é clara a diferença entre os índios tupi-guarani e os europeus/portugueses.

O filme antecede o período no qual já se sabia o que era antropologia, mas, já se existia o questionamento pelas diferenças de povos, da cultura. A historia narra, o período da colonização da América do Sul e a briga entre espanhóis e portugueses por território, a influência da igreja, pois dominavam as terras. Existem dois pontos no filme que apesar de tomarem caminhos diferentes há uma grande ligação, os portugueses e espanhóis que querem fazer dos índios, donos daquelas terras de escravos para assim toma-las e os jesuítas, que fazem missões para ensinar aos índios uma nova cultura e também fazer com que eles “abandonem”, sem perceber alguns costumes, sem sair de onde vivem. Ambos os fatos partem do principio do abandono do que faz parte daquela civilização, já que para aqueles que chegaram a terra nova, tudo que é visto difere do que estavam acostumado.

A salvação envolve diversos fatores que caracterizam a época, também visíveis nos dias de hoje, as reações de tudo aquilo que se desconhece e contrário ao que acredita e vive. A salvação se aplica em dois sentidos no filme, já citados no paragrafo anterior, os jesuítas, espanhóis e portugueses em relação aos Guaranis e Rodrigo Mendonza personagem de extrema importância do filme, que busca a salvação e redenção, após ter matado seu irmão. Mendonza que antes era um mercenário e via os índios como selvagens, sem alma, ao se converter passa enxerga-los de outra maneira e luta para defendê-los.

Os princípios que justificavam a escravização é que os povos brancos se questionavam se o “selvagem” possuía alma. Se o mesmo não possuísse era considerado inferior, tinham então dois destinos ou se tornavam escravos ou se convertiam a religião dos povos dominantes, no caso ao cristianismo. Devido as diferenças de costumes, crenças e valores, como a língua incompreendida, a perfuração do corpo e o comportamento alimentar, fatores esses que foram decisivos para que se iniciasse o processo de controle e de dominação cultural. Os índios eram considerados então, inferiores, por isso eram capturados nas florestas e feitos de escravos onde a civilização estava sendo construída. Pelo fato também de ser o inicio da colonização da América, os europeus queriam que todos adotassem os costumes de seus respectivos países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com