TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO SOBRE AULA DE EDUCAÇÃO SEXUAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  4/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 6

         

TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO SOBRE AULA DE EDUCAÇÃO SEXUAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Introdução:

        

        A relação de jovens com a sexualidade está tendo maior relevância nos espaços acadêmicos de discussão e investigação, seja no campo da educação como no da saúde, com a finalidade de subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para jovens. (OLIVEIRA, 2009)

        Nesse sentido, os Parâmetros dos Currículos Nacionais (PCNs), desde 1998, destaca que ao tratar do tema Orientação Sexual busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até à morte. Essa engloba as relações de gênero, o respeito a si mesmo, ao outro e à diversidade de crenças, valores e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista. (BRASIL ,1998).

        Para Queiroz (2002) a escola deve ser um laboratório de vida democrática, possibilitando que a sala de aula seja um local de aprendizagem, de debate, de argumentos, com regras claras relacionadas às necessidades da discussão. Com isso, percebe-se a importância de se discutir Educação Sexual nas Escolas.

No período escolar as crianças e os jovens passam por diversas fases onde as perguntas sobre sexualidade surgem dentro da escola, a escola como instituição, muitas vezes ignoram certas perguntas. Fato este que deve instigar os docentes a refletir sobre caminhos para abordar o tema em seu cotidiano profissional a fim de contribuir para a formação do aluno.                                                                                 Para isso, propomos um planejamento de aula, que tem como objetivo refletir sobre a importância do professor como mediador das questões sobre educação sexual. Para realização desse trabalho, buscamos nas referências bibliográficas, informações que pudessem subsidiar o tema sexualidade.

Trabalho este que tem como proposta ser desenvolvido em uma escola pertencente à rede municipal de ensino. Portanto, espera-se que possibilite, instigue o debate sobre educação sexual nas escolas de ensino fundamental – ciclo I, despertando, assim, a elaboração de projetos indisciplinares que levem em consideração as necessidades e conhecimentos dos educandos.

        Uma possível intervenção pedagógica para abordar o tema, é oferecer aos alunos atividades educativas de caráter interdisciplinar, estabelecendo relações entre as disciplinas, faz-se necessário realizar atividades que inclua a escola no geral como os alunos, funcionários e inclusive as famílias dos alunos.

Portanto, constata-se que o tema sexualidade vai além de se trabalhar os conceitos biológicos relacionados à reprodução humana, mas abrange também a discussão sobre valores e concepções de mundo e de homem. Os alunos têm levado para a escola suas dúvidas e dificuldades sobre o tema, tais dificuldades muitas vezes se manifestam por meio de brincadeiras, piadas sobre sexo e até agressões verbais e/ou físicas. Esses problemas dificultam o trabalho da escola, pois acaba sendo tratados como indisciplina e a partir daí, para resolvê-los, a escola aplica ações punitivas, que não promovem melhoria no comportamento dos alunos, ao contrário, parece até que amplifica. Afinal, não se fala sobre o assunto com os alunos.

Verifica-se que o tema ainda não é abordado na escola ou quando é, é trabalhado com muita dificuldade, impedindo o educador de atingir os objetivos previstos e causando uma série de problemas disciplinares. Sabe-se também que os educadores resistem em trabalhar o assunto, pois se sentem despreparados.

Se os/as educadores/as quiserem ser eficazes em seu trabalho com todos/ as os/as jovens, eles/elas devem começar a adotar uma visão mais universalizante da sexualidade em geral e da homossexualidade em particular. Assim, em vez de ver a questão da homossexualidade como sendo de interesse apenas para aquelas pessoas que são homossexuais, devemos considerar as formas como os discursos dominantes da heterossexualidade produzem seu próprio conjunto de ignorâncias tanto sobre a homossexualidade quanto sobre a heterossexualidade. (BRITZMAN, 1996, p. 92)

Espera-se que a escola aborde o tema sob uma perspectiva de realizar uma proposta trabalho sobre educação sexual no interior da escola, pertencente ao cotidiano escolar, onde todos, professores e alunos, interajam, rompendo barreiras, como por exemplo, o preconceito.

Proposta:

        Trata-se de uma proposta que visa a interação da comunidade, dos pais, professores, e funcionários da escola, para um orientação sexual dos alunos.         

        Inicialmente iremos informar aos pais sobre o interesse em realizar atividades dirigidas ao assunto “Sexualidade”, a importância de se trabalhar o assunto no ambiente escolar.

        Posteriormente será realizada uma palestra para a comunidade no geral para discutir, debater, informar sobre diferenças de gênero e relacionamento, sobre gravidez, métodos anticoncepcionais, doenças, relacionamentos, e conscientizar sobre a importância de uma vida sexual saudável. Ou seja, criar possibilidade de discussão saudável sobre o assunto.                                                                        Após sanar as dúvidas sobre o assunto, vamos realizar uma “Quiz” (Jogo de perguntas e respostas) entre os alunos da escola, procurando englobar diversas informações oriunda da palestra sobre “Sexualidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com