TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assédio Moral

Ensaios: Assédio Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

Camila Lozano Peres Garcia – R. A. A80CHF-2

Jorge Freitas Costa – R. A. B838329

Leonardo Lima da Silva – R. A. B5829B-7

Campus Paulista

Gestão de Marketing

ASSÉDIO MORAL

Orientadora Profª. Rosária Aragoni

Universidade Paulista – UNIP

São Paulo/SP – 2014

Introdução

O assédio moral no local de trabalho acontece quando um trabalhador está sujeito a atos susceptíveis de sacrificar, humilhar e ameaçar ou diminuir a sua autoestima. Os atos exercidos pelo assediador originam riscos para a saúde física e mental e, em casos extremos, a perda do posto de trabalho do assediado. Por norma, estes comportamentos do assediador devem-se a um abuso de poder ou ao seu uso indevido e decorrem dentro das organizações.

Assim compreender o fenómeno do assédio moral dentro das organizações, no mundo do trabalho, levanta algumas questões. Por que e como acontece? Quem são as vítimas? Quem são os agressores? Quais as consequências? Como nos defendermos? Que proteção legal existe?

A abordagem, do tema assédio moral no trabalho, pode ser feita em várias perspectivas. Neste trabalho vão ser abordados os pontos considerados mais pertinentes.

Desta forma o Estado das Artes encontra-se dividido nos seguintes pontos: conceito de assédio moral no trabalho; determinantes: assediado, assediador e organização; tipos e etapas do assédio moral; consequências e medidas contra o assédio moral e enquadramento legal.

Será também feita uma descrição detalhada do processo de pesquisa e uma ficha de leitura do capítulo “Os contextos desfavoráveis” do livro Assédio no Trabalho Como distinguir a verdade de Marie-France Hirigoyen (2002).

Em último, é avaliada a página da Internet Site Assédio Moral no Trabalho que aborda o tema de maneira muito clara e simplificada.

1. Conceito de Assédio Moral

Atitudes de pessoas, geralmente aos subordinados, quando direcionam frequentemente agressões verbais, ofensas constantes, humilhações, perseguições, gerando um constrangimentos por parte do insubordinado a um trabalhador especificamente ou a um grupo.

Para ser caracterizado assédio moral, o fato tem que ser repetitivo, e desgastante, até se torne uma situação insuportável.

2. Codutas que caracterizam o Assédio Moral (Estratégias do Agressor/Assediador)

São práticas constantes de ofensas por parte dos gestores, que pode até causar um transtorno psicológico na vítima. Ex: Metas impossíveis de serem alcançadas, deixando o empregado se sentir incompetente, provocações, solicitações de relatórios faltando pouco tempo para o fim do expediente, piadas de duplo sentido, podendo ser muito sutil que só a vítima perceba.

3. Fases da humilhação no trabalho (Vertical e Horizontal)

A forma mais comum de Assédio é a forma Vertical (descendente), do superior Hierárquico para com o inferior Hierárquico (seus subordinados).

O Assédio moral em nível Horizontal, os funcionários do mesmo nível hierárquico, onde um tem mais conhecimento do que o outro, acaba usando isso para desestabilizar o colega de trabalho.

E também o Ascendente, quando o subordinado, se utiliza de algumas informações privilegiadas para assediar moralmente o chefe, para obter algum benefícios dentro da instituição.

O organizacional, acontece de uma forma em que os colaboradores que não atingem suas metas por exemplo, paguem prenda, ou faça algum tipo de ato vexatório diante dos funcionários, com o objetivo de fazer com que esses trabalhadores se dediquem ao máximo a empresa para atingir ou até superar metas.

4. Consequências do assédio moral sobre a saúde

O Assédio moral causa doenças principalmente ligadas ao stress, depressão, falta de concentração e sonolência.

Abaixo um quadro comparativo com danos causados as mulheres e homens:

Consequência do Assédio Moral à saúde.

Entrevistas realizadas com 870 homens e mulheres vítimas de opressão no ambiente profissional revelam como cada sexo reage a essa situação (em porcentagem)

Sintomas Mulheres Homens

Crises de choro 100 -

Dores generalizadas 80 80

Palpitações, tremores 80 40

Sentimento de inutilidade 72 40

Insônia ou sonolência excessiva 69,6 63,6

Depressão 60 70

Diminuição da libido 60 15

Sede de vingança 50 100

Aumento da pressão arterial 40 51,6

Dor de cabeça 40 33,2

Distúrbios digestivos 40 15

Tonturas 22,3 3,2

Idéia de suicídio 16,2 100

Falta de apetite 13,6 2,1

Falta de ar 10 30

Passa a beber 5 63

Tentativa de suicídio - 18,3

5. Proteção legal para as vitimas

- Denunciar para a direção do sindicato.

- Formular requerimentos administrativos pedindo providências e alertando que o empregador poderá arcar com pesadas indenizações, além de outras sanções.

- Solicitar a instalação de Processos disciplinares para apurar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com