TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atendimento Ao Cliente

Dissertações: Atendimento Ao Cliente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

A necessidade do cliente está envolvida com o marketing organizacional. Uma empresa adota um segmento no qual visa criar estratégias de mercado para que a qualidade do produto e/ ou serviço venha entrar em conformidade para a necessidade em questão.

É preciso efetuar um estudo de mercado para conhecer melhor e atender essas necessidades para não colocar em risco o seu capital, com essa visão estratégica pode garantir assim o desejo e os objetivos de ambas às partes.

Esse processo de planejamento é muito complexo, pois é preciso visão ampla de estratégias administrativas, objetivos, orçamentos e saber utilizar bem essas ferramentas é muito importante.

Em toda organização existe um setor que é responsável para monitorar os índices de reclamações, sugestões e tratar sobre os elogios dos clientes em relação ao produto e/ ou serviço no qual está sendo oferecido e adquirido por ele. Podemos chamar esse setor de Consultoria Organizacional, no qual visa integrar empresa e o nosso ponto focal (cliente). Os responsáveis desse setor vêm analisar todo o que o cliente espera daquela organização, sobre seus produtos e que está sendo fornecidos.

É essencial saber lidar com pessoas, com as criticas e elogios, pois toda empresa não tem apenas ponto forte, mas sim pontos que deverão ser melhorados para o andamento da mesma em relação ao mercado consumidor.

O papel desses consultores é amenizar os índices de reclamações e correr atrás em busca de melhoria para todos os clientes.

Com base nos dados informados é que o setor responsável entra em ação, efetuando essa analise para que não caia a procura de seu produto e/ou serviço, porque diminuindo á procura dos clientes a organização pode vim ao declínio e por ventura ocorrer uma perda financeira é primordial esse conhecimento e saber lidar com as ferramentas e ter jogo de cintura pra driblar essa situação.

É essencial ter um bom relacionamento com o cliente, agir com coerência, ter boa comunicação e o primordial de tudo é ser bem educado devemos agir com segurança nas informações que estão sendo prestadas.

Manter um bom relacionamento com o cliente vai tornar a sua organização bem-sucedida no mercado consumidor. O mercado é muito amplo, então é preciso ter o diferencial dentre os seus concorrentes, seja ele na forma de atendimento e/ou nos produtos que são mais procurados pelos clientes é necessário mante-los em estoques para que não venha ocorrer falha em sua produção de distribuição.

O marketing organizacional tem uma força muito grande nos negócios. O papel do marketing é realizar uma pesquisa junto para o crescimento da mesma, com objetivo de fidelização junto aos seus clientes.

É normal que o sucesso venha ocorrer em longo prazo, pois é com um tempo que seus empresários vão ganhar a credibilidade de seus clientes e uma força maior perante aos seus concorrentes. O crescimento do seu negocio vai gerar um excelente ganho por ações, mas para que isso aconteça e necessário ter persistência e confiança no que faz.

A consultoria que efetua analise sobre reclamações, sugestões e elogios é um departamento importante e tem por objetivo a melhoria da organização e diminuir perdas, cujo setor possui excelentes profissionais qualificados e experientes na função que ajudam a identificar erros subseqüentes e dão tratamento necessário para ganho de clientes.

A satisfação do cliente vem em primeiro lugar, à eficiência nas informações prestadas são pontos importantes para o crescimento e fortalecimento da instituição. O cliente passa a reclamar por alguma insatisfação, dificuldade em até mesmo adquirir e/ ou utilização do produto, então é necessário que isso seja monitorado dia a dia por uma pessoa especializada para que ao venha ter o declínio financeiro.

Os principais fatores que afetam no crescimento de reclamações dos clientes:

• Gerenciamento do produto e/ou serviço: Para tornar uma organização bem-sucedida é necessário produzir, vender produtos com qualidades, ter uma boa comunicação com os seus fornecedores e saber lidar com a administração deste processo é essencial para o aumento de procura e demanda.

• Propaganda: É preciso ter bastante atenção e cuidado nessa questão, pois não é apenas lançar uma promoção na mídia tornando assim uma propaganda do serviço oferecido, mas sim saber qual a real necessidade do nosso cliente. O cliente não quer apenas promoção e preço, o cliente procura comprometimento em relação à entrega do produto, então é fundamental além de anunciar a sua propaganda cumprir com os prazos de entrega.

• Atendimento ao cliente (pessoal): É o nosso ponto principal, pois é a partir desta que vamos passar a imagem da empresa/organização, costumamos falar que “A primeira impressão é a que fica”, então para que tenhamos sucesso em nosso atendimento, é preciso ter educação, postura, ter empatia, ou seja, saber se colocar no lugar do cliente e o mais importante nunca agir com ignorância. Cliente sempre em 1º lugar.

• Falta de recurso/informação: Estar sempre em busca de atualizações, nunca passar uma informação que não existe, sempre passe a verdade. Mostre para seu cliente que sua empresa é transparente e que ele pode confiar nunca deixe seu cliente com duvida. Vale lembrar não omita nas informações prestadas, sempre esclareça as suas duvidas. Passar segurança vai te ajudar no ganho de credibilidade e será um ponto diferencial perante aos seus concorrentes.

IMPORTANTE: A falta de uma boa estrutura organizacional adequada e a falta de informações sobre os segmentos de mercado indica que esse planejamento provavelmente não terá êxito no mercado consumidor. As organizações bem-sucedidas na maioria das vezes são aquelas que possuem um gerenciamento organizacional. Saber identificar o que o cliente quer, chega se tornar um papel muito complexo diante os seus administradores e empresários, por isso é imprescindível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com