TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atendimento Ao Cliente

Ensaios: Atendimento Ao Cliente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

Tratamento - A empresa preocupa-se essencialmente com o conforto e bem estar físico e/ou psicológico do cliente. Refere-se pura e simplesmente a aspectos relacionados ao tratamento gentil e cordial que esperamos receber dos colaboradores, sem exceção, de qualquer empresa.

Atendimento - A empresa preocupa-se com o encaminhamento e/ou solução efetiva para a necessidade do cliente, além do seu conforto e bem estar. Diz respeito ao nosso julgamento de valor como um todo. Somos gratos, não só por um tratamento cordial, como também com a disponibilidade de um produto no estoque, com a sua qualidade e com o ambiente limpo e agradável.

Momento da verdade – Conceito

Momento da verdade simboliza cada um dos momentos de contato e interação entre a empresa e o cliente.

Momentos Encantados x Momentos Trágicos

Momentos Encantados são momentos em que o cliente é capaz de reparar em tudo que há de melhor. Um minuto que o cliente espera para ser atendido já é o suficiente para ele reparar em tudo, como por exemplo - um consultório médico. Instalação, conforto, tem água gelada? Tem balas de hortelã? Esses detalhes podem fazer com que ele não se importe em pagar um preço mais caro do que a concorrência. Por outro lado, um pequeno deslize pode desagradar o cliente e fazer com que ele não volte mais.

Perfil do Profissional de Atendimento

Habilidades essenciais do profissional de atendimento

• Desenvolver a confiança e a fidelidade dos clientes, ou seja, atender às necessidades dos clientes, superar suas expectativas e fazer o que for mais sensato para preservar os interesses desses.

• Colocar-se no lugar dos clientes. Para isso é preciso demonstrar sensibilidade em relação aos problemas dos clientes, demonstrar respeito e reconhecer os diversos tipos de personalidade.

• Prestar atenção. Se esforce para entender o real significado do que dizem.

• Demonstrar empenho pessoal, ser atencioso e prestativo. Mostrar interesse no autodesenvolvimento.

• Demonstrar paciência e racionalidade, dominar a tensão. Ser construtivo.

• Trabalhar bem em equipe. Ter um bom relacionamento com os colegas da empresa.

• Manter o profissionalismo.

• Vestir-se adequadamente e cuidar da aparência.

• Comprometer-se com a satisfação e solução dos problemas do cliente.

• Organizar as atividades de trabalho.

Os sete pecados do atendimento

• Apatia - O atendente não demonstra importância em relação ao cliente.

• Má vontade - Quando o atendente tenta livrar-se do cliente sem resolver o problema.

• Frieza - Tratamento de forma desagradável. Distante. Indiferente.

• Desdém - Quer ver um cliente enfurecido? Basta o atendente tratar o cliente como se ele não soubesse de nada.

• Robotismo - O colaborador age sempre da mesma forma como se tivesse programado para repetir as mesmas coisas com os mesmos movimentos.

• Demasiado apego às Normas - Colaborador inflexível. Não foge das normas. Ex: “Sinto muito, mas são as normas da empresa.”

• Jogo de Responsabilidades - Fazer o cliente passar de um atendente para outro e não resolver nada.

-------

A Fórmula da Satisfação

A fórmula da satisfação do cliente é uma relação entre o que ele recebeu de fato (percepção) e o que ele esperava receber (expectativa).

Quanto maior for a expectativa, menor é a possibilidade de satisfação e encantamento.

Quanto menor for a expectativa, maior é a possibilidade de satisfação e encantamento.

Valor Agregado é tudo aquilo que o cliente recebe junto com o produto/serviço.

1. Personalize o atendimento. Chame o cliente pelo nome ou sobrenome. Utilize pronomes de tratamento tais como Senhor ou Senhora.

2. Demonstre disponibilidade e interesse em encontrar uma solução.

3. Mantenha a calma, não altere seu tom de voz. Controle suas emoções. Seja profissional.

4. Direcione sua energia e empenho contra o problema, não contra o cliente. Coloque-se ao lado do cliente. Faça do cliente um aliado.

5. Deixe o cliente desabafar. Ouça com atenção sem interromper. Faça anotações se necessário. Clientes agressivos querem, antes de mais nada, encontrar alguém que escute suas queixas com atenção.

6. Faça perguntas com cautela. Pergunte para identificar alternativas de solução do problema. Perguntas mal elaboradas podem ofender o cliente e intensificar o conflito.

7. Não apresse o cliente. Dê tempo para ele pensar antes de responder.

8. Assuma uma postura firme e assertiva. O cliente deve acreditar que você possui autoridade e competência para resolver o problema. Adotar uma postura do tipo “isso não é comigo” ou “antes eu tenho que consultar meu gerente” só serve para agravar a situação.

9. Não desperdice energia elaborando desculpas criativas. No fundo, toda desculpa não passa de uma desculpa, seja ela boa ou má. Desculpas não confortam ninguém. O que o cliente procura é apenas a solução de seus problemas.

10. Não aponte culpados, nem critique a empresa. Jogar a culpa nas costas de outro colega ou na empresa não ajuda a resolver problema nenhum.

11. Peça desculpas sempre que necessário. Mas cuidado: um pedido de desculpas exagerado pode parecer falso ou sarcástico.

12. A solução deve ser rápida e razoável para as duas partes. Explique com cautela e detalhes o que você fará para solucionar o problema do cliente. Lembre-se que o cliente pode não estar familiarizado com os procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com