TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO EDUCAÇÃO AO CONTRÁRIO

Resenha: RESENHA DO TEXTO EDUCAÇÃO AO CONTRÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2013  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO TEXTO EDUCAÇÃO AO CONTRÁRIO

A idéia de que educar-se seja um dever e não um direito só acontece, verdadeiramente, quando o indivíduo entra em um processo de reflexão pessoal sobre as coisas, sobre as informações que adquiriu, para depois construir momentos de discussão com seus próximos, para uma troca de visões e opiniões, para, novamente, entrar em processo de reflexão pessoal. As informações que o aluno precisa adquirir estão aí, na vida, no dia-a-dia das experiências. As informações estão nos livros, importantíssimos canais de aquisição destas informações e de proposição de discussões.

Isso basta para explicar por que os estudantes brasileiros tiram sempre os últimos lugares nos testes internacionais. A idéia de que educar-se seja um dever jamais parece ter ocorrido às mentes iluminadas que orientam (ou desorientam) a formação (ou deformação) das mentes das nossas crianças. O aluno não tem escolha, ele precisa estudar e aprender, assim como ele precisa tomar banho, escovar os dentes. Porque é preciso ter em mente que educar-se deve ser uma responsabilidade. A educação não é nem deve ser um processo prazeroso apenas, como querem muitos. A educação é um processo sofrido, porque exige dedicação, comprometimento, trabalho, horas de estudo, esforço, concentração, responsabilidade, é abdicar do lazer para pensar sobre os problemas sociais e individuais, é atitude. Ninguém se educa contra a sua própria vontade, no mínimo porque estudar requer concentração. O máximo que um estudante pode receber de fora são os meios e a oportunidade de educar-se. Mas isso não servirá para nada se ele não estiver motivado a buscar conhecimento e não pela veneração pelos títulos e diplomas que dão acesso aos bons empregos. Isso é uma constante que vem do tempo do Império e ainda está na cultura brasileira até hoje.

Assim, para iniciar o processo de aprendizagem, o aluno precisa observar o mundo e, principalmente, ler muito. Um dos grandes problemas da educação brasileira: os alunos não querem ler e, por conseguinte, não querem estudar. Os alunos têm preguiça de ler.

Penso que está correto em sua essência, de atribuir ao sujeito responsabilidade por sua própria educação. Acredito que a ação do Estado e do governo nos dias atuais para ajudar na educação, como bolsas, financiamentos ou cotas sejam incentivos, isso não acontecia há anos atrás retiram do sujeito a responsabilidade por seu próprio desenvolvimento, se interessar mais pelos estudos e culpar menos o governo são perniciosas para nossa evolução como pessoas, sociedade e espécie.

Referência consultada:

HOUAISS, A.; VILLAR, M.S. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. – 2.ed.ver.eaum.–RiodeJaneiro:Objetiva,2004. http://www.ensinopublico.pro.br/ViewPublicacao.aspx?ssoId=14

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com