TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Aula 3 E 4

Monografias: Atividade Aula 3 E 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade referente a aula 03 e 04 (postagem na aula 02)

1)Escreva texto sobre os modelos e educação a distância: Aulas ao vivo via satélite e Modelo Totalmente Via Web.

São aulas ministradas por um professor habilitado na disciplina, a transmissão é via satélite e em tempo real, o acadêmico poderá participar com perguntas ou comentários por meio da internet, sendo enviadas pelo tutor local ou ao vivo, isso depende da tecnologia de cada instituição. Nas aulas em geral são expostos os conteúdos apresentados no material impresso, as aulas são enriquecidas com vídeos, entrevistas, filmes e animações, existem instituições que possuem equipamentos semelhantes aos de uma emissora de televisão, de qualquer forma as aulas via satélites são em geral mais atraentes que as presenciais, pois utilizam muito mais recursos tecnológicos.

O tempo de aula varia de 50 minutos a mais de 100, por disciplina, em cada dia de aula. Outra variação desse modelo é o fato de o professor que ministra a aula no estúdio não necessariamente ser o mesmo que escreve o material didático e que faz tutoria eletrônica, para ministério da educação é importante que seja o mesmo professor.

O material impresso é o suporte didático enviado aos polos para ser distribuído aos alunos, e nele possui o conteúdo das aulas, que o professor escreveu para a disciplina, o conteúdo deve ser escrito em uma linguagem acessível aos acadêmicos, sem perder a cientificidade, o que em geral é uma difícil tarefa para os professores que estão acostumados a produzir textos acadêmicos para publicação.

No modelo via satélite apresentamos três professores: o que escreve, o que ministra aulas no estúdio e o que faz a tutoria eletrônica, a função de tutoria eletrônica em geral é dividida com outros professores da mesma área, pois como as instituições chegam a ter milhares de alunos na mesma turma, fica difícil para apenas um professor desempenhar a função, sendo esse o ponto mais frágil desse modelo, o número de alunos por professor, pois mesmo que a instituição possua muita tecnologia e várias possibilidades de interação professor / aluno, o número de perguntas que cada professor teria que responder para atender a todos os alunos de uma turma seria impossível.

No modelo via satélite a avaliação é o “calcanhar de Aquiles”, e um dos problemas evidentes, pois o professor que dá aula e elabora a prova não é o mesmo que aplica e corrige a prova.

Modelo totalmente via web, em geral combina a internet com o material impresso e vídeos que ficam no ambiente virtual de aprendizagem, ou são enviados em DVD para os alunos, há cursos que combinam material impresso CD/DVD e internet.

O material impresso é o suporte didático enviado aos polos para serem distribuídos aos alunos, trazendo o conteúdos das aulas, o conteúdo que o professor escreveu para a disciplina, os materiais são publicados em livros ou em CD.

O (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem é a denominação do ambiente virtual e possui ferramentas de interação professor/aluno é muito importante, e será o único instrumento utilizado para entrar em contato com o professor, no ambiente virtual o aluno tem acesso aos textos, as atividades, assisti vídeos das aulas, acessa suas notas, envia recado ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com