TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Gestao Do Conhecimento

Monografias: Atividade Colaborativa Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  3.099 Palavras (13 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 13

Curso Superior De Administração

Atividade Colaborativa

Disciplina : Gestão do Conhecimento

Débora Daloia RA: 8062806635

Santo André-SP

2014

Introdução

Este texto relata uma teoria para recuperar a estrutura financeira e o desequilíbrio dos gestores e colaboradores, onde esta enfrentando grandes problemas atuais, onde deveria criar estratégias que definirem o sucesso para recuperar a crise e assim satisfazer com produtos inovadores para seus clientes a longo prazo.

Objetivo

O Objetivo da empresa é lançar produtos inovadores para seus clientes em longo prazo, trazendo para o mercado atual conhecimentos tácitos e explícitos, desenvolvendo a valorização das opiniões oferecidas por gestores e colaboradores da empresa Casa Soberba, Fazendo com que ela volte ao crescimento de consultoria na sua grande área de varejo, tendo assim grande superações e revoluções de uma grande estratégias entre os executivos da empresa.

Procedimentos

O conhecimento é tido hoje como o grande diferencial competitivo de uma empresa que são:

Conhecimento tácito: O conhecimento tácito do funcionário é aquele que é adquirido por meio da sua experiência de vida, deve ser valorizado e captado pela empresa são os conhecimentos próprios das pessoas, isto é, as habilidades que elas possuem. Trata-se da verba não estruturada do conhecimento, a qual não pode ser registrada ou facilmente transmitida a outra pessoa. Exemplo: para andar de bicicleta é preciso experimentar, tentar, cair e sentir.

A criação do conhecimento organizacional: Segundo Nonaka e Takeuchi, ele alimenta a inovação, e o conhecimento que é criado dentro da organização sob a forma de produtos, serviços e sistemas.

Esse processo é ativo, produzindo duas dimensões diferentes da espiral da criação do conhecimento:

- Na primeira espiral, que ocorre na dimensão humano, na segunda espiral, que ocorre na dimensão por indivíduos, o conhecimento tácito e o conhecimento explícito ocorrem de um nível inferior até os mais altos.

O primeiro passo para compreender como se cria o conhecimento organizacional é basear-se em um sólido fundamento humano para distinguir dois tipos de conhecimento - o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. A interação entre esses dois tipos de conhecimento, chamamosde conversão do conhecimento, que dá origem a quatro modos: socialização, externalizaçao,combinação e internalização.

Mas se o conhecimento não puder ser compartilhado com os outros ou se não for desenvolvido em nível de grupo ou divisão, o conhecimento não se difunde em espiral na organização. Esse processo em espiral, que ocorre em diferentes níveis individuais, grupo, organização, interorganização, é uma das chaves para a compreensão da criação do conhecimento organizacional.

Desenvolvimento

Sugiroque o desenvolvimento das Casas Soberbas depende de mudançasculturais e organizacionais, pois os processos são essenciais para o crescimento no mercado que deveria estarem constante transformação, resultando umatecnologia da globalização mais intensa. Com isso, os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade e serviços superiores que por sua vez não estão sendo valorizadas onderelata no texto “Clientes não têm opiniões muito valorizadas e não existem parcerias com outras empresas” esse é apenas um dos motivos que indicam a necessidade constante de mudanças para que a empresa Casa Soberba se ajustem ao mercado e se desenvolvam. Seja para reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços ou aumento da produtividade, pois amudança é essencial para o crescimento da organização,as transformações que adicionam valores exigem um pensamento novo acerca das práticas de trabalho, requerem atitudes e comportamentos ainda não experimentados, que em regra estes novos comportamentos enfrente as rotinas das organizações e que façam as mudanças estruturais que são necessárias para o crescimento dos negócios e das pessoas. Além disso, relata no texto de um Gerente hierárquico que cita uma expressão frequentemente utilizada na empresa “se não houver decidido em uma reunião ou não pedirem, não vá inventar” destaca a importância de fazer um planejamento bem estruturado. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso analisar o que deve ser modificado, quais serão os benefícios, os reflexos para a empresa no futuro e avaliar a necessidade de um treinamento diferenciado para os colaboradores. Como se trata de mudanças que geralmente impactam no comportamento das pessoas e também das organizações, é bem vindo a contratação de profissionais ou consultorias que possuem terfranquias no ramo de varejo e que, portantoterão mais facilidade de lidar com estas transformações, pois só assim terá relacionamento de longo prazo com os líderes, colaboradores e principalmente com seu clientes, isso precisa ser evoluído para uma melhoria globalizada e fazer um mundo melhor com inovações, com serviços modernizados, e assim fazer de uma empresa um negocio de marketing bem sucedido ao longo dos anos, montando mais franquias em regiões de fácil acesso aos seus clientes, montando estratégias, tendo reuniões, isso ajudaria no crescimento das Casas Soberbas, onde estarão presentes os gerentes e supervisores dando a importância nas opiniões apresentadas pelos funcionários da empresa onde trabalha.Buscando assim sempre informações se atualizando e trazendo para dentro da empresa novidades exteriores.

Conclusão

O ramo varejista merece apoio maior para inovar seus conhecimentos explícitos, apresentando por tanto a gestão do conhecimento, isso leva as inovações fundamentais para as empresas que estacada vez esta menos vista pela Casas Soberba, a gestão do conhecimento nas organizações tem demonstrado suas vantagens. Basta calcular a forma como podem reutilizar soluções, registrar quem sabe o quê na organização floresce,preservando sua memória, aumentando o grau de colaboração, melhorando o processo de obtenção de informações sobre a concorrência e o mercado emgeral, entre tantas outras ações. Que a partir de uma breve revisão da literaturarelacionada à ciência administrativa, verifica-se que o futuro daempresa depende muito do tipo de mudança comportamental e das pessoas que os gerentes e executivos das empresas venha a desenvolver nos anos futuros. A empresa Casas Soberba não pode estar limitada a uma visão estreita e facilmente solucionável com a adoção de tecnologias de comunicação e informação. Ainda que guarde uma relação próxima com o desenvolvimento tecnológico, este processo passa, necessariamente, pela compreensão das características e demandas do ambiente competitivo e, também, pelo entendimento das necessidades individuais e coletivas associadas aos processos de criação e aprendizado, portanto, gerenciar conhecimento é um processo longo e laborioso de mudanças, com resultados em médio e longo prazo. Envolve importantes ações de

compartilhamento e utilização de conhecimento entre pessoas integradas em novos processos de negócio, utilizando tecnologias de informação e comunicação como apoio.

Gestão do Conhecimento

“Casa Soberba”

Passo 2

1 -A empresa Casas Soberba é uma empresa conservadora,que atua na área de varejos que é o 2ºmaior empregador do Brasil, o que me fez concluira isso é que a empresa está ligada à administração primitiva não cumprida pelos dirigentes. Muitos processos das Casas Soberba poderiam ser inovados, como exemplo pode-se citar a valorização do Capital intelectual,Capital humano, Capital em clientes e Capital estrutural e são esses:

2 – Capital Intelectual:A Casas Soberbas tem que ter váriostipos de conhecimentos Globais, mas não qualquer tipo de conhecimento, ele tem de ser benéfico à empresa. Por exemplo, um empregado pode ser um ótimo profissional, no entantoalguma de algumas atividades desenvolvidaspodem não ter utilidade para o negócio onde trabalha.O conhecimento não se torna capital até o momento em que é apanhado e embrulhado de maneira que possa ser usado ou alavancado para o bem da associação. Um funcionário pode ter uma idéiamagnífica de como melhorar a produção. Esta idéia é feito como tocar piano, se a idéia permanece apenas em sua cabeça, converter uma idéiaem um pacote utilizável é fácil, esta idéia pode ser escrita e entregue como sugestão ao gerente. Contudo, boa parte do capital intelectual é inexpressável, é conhecimento tácito. Exemplo disto é a experiência e a esperteza adquiridas, durante anos, por uma outra empresa no ramo de varejos. Como é possível embrulhar e alavancar este tipo de conhecimento?

Para que o conhecimento implícito seja valioso para a empresa, deve tornar-se explícito, ou seja, deve expressar-se de tal maneira que possa ser estudado, melhorado e compartilhado. O primeiro passo do processo é saber onde é que o conhecimento deve ser buscado. Como cita exemplo no texto e contexto que segundo Thomas Stewart “que é considerado a primeiraautoridade do mundo em administração do conhecimento, e seus pontos de vista são valiosos para qualquer organização que queira melhorar o retorno de seu capital intelectual “

3- Capital Humano:São um propósito inovador onde os Gerentes e Supervisores teriam que trazerpara o mercado,uma reunião com os empregados onde há troca de experiências e enriquecimento intelectual dos participantes, ele está ligado diretamente ao desenvolvimento do comportamento organizacional e responsável pela proteção do conhecimento e do capital intelectual. Além disso, prende um poder muito grande na tomada de decisão e contribui integralmente para que a empresa atinja seus objetivos.

4- Capital em Clientes: A Casa Soberba tem que saber manter com seus clientes o seu prestígio e suas marcas, isso são exemplo deste tipo de capital.Para obter sucesso é necessário que os três capitais estejam presentes e interajam. Por exemplo, uma boa idéia (humano) sem os meios para comunicá-la (estrutural) não chega muito longe. Por outro lado, uma boa relação com os clientes pode desaparecer quando o recurso humano não está atualizado com a tecnologia.

5-Capital Estrutural:As Casas Soberbas é um sistema que por sua vez foi requerido para compartir e transportar o conhecimento, feito em sistemas ou laboratórios de informação. Ele é necessário para alavancar o poder mental dos funcionários, e, assim, a empresa poderia usá-lo e compartilhá-lo dentro das organizações.

3- Empresas que aprende

A Empresa Casas Soberbateria que ter uma aprendizagem em equipe que é o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade de cada membro dentro da empresa de saber criar finalidades que cada um realmente deseja. Pois ela deveria de se basear na disciplina do desenvolvimento da visão compartilhada,onde também ela poderiase basear no domínio pessoal, pois as equipes talentosas são compostas de indivíduos talentosos. No entanto, uma visão compartilhada e talento não bastam. O mundo está repleto de equipes com indivíduos talentosos que compartilham uma visão durante algum tempo, mas que não conseguem aprender.São necessários cinco componentes para transformar a Casa Soberba em uma organização que aprende.

1º Domínio pessoal:As organizações só aprendem por meio de indivíduos que aprendem. A aprendizagem individual não garante a aprendizagem organizacional. Entretanto, sem ela, a aprendizagem organizacional não ocorre.As Casas Soberba precisa saber apotencialidade de seus colaboradores, oferecendotreinamentos, cursos que possam aprimoraro cumprimento do trabalho.

2º Modelos mentais:Os Modelos Mentais são complicados de se trabalhar, porque são tácitos, estão dentro das pessoas. Os Gerentes e Supervisores de umas organizações deveriam tornar isso explícito para poder trabalhar com cada indivíduo da melhor forma possível, pois cada um aprende as coisas de maneiras diferentes, por exemplo alguns sentem mais facilidade em aprender lendo outros escutando, outros observando e assim por diante. Essa disciplina implica na forma de como enxergamos as coisas que acontecem a nossa volta, e nas atitudes que tomamos. Estão muito ligadas as nossas culturas, e tem influencia direta na nossa percepção.Quanto mais ampliamos nossos modelos mentais, mais fácil se torna, saber interagir com outras pessoas, pois passamos a adquirir outras visões de uma determinada mais simples.

3º Visão compartilhada:A Casa Soberba poderia dar importância a Missão, Visão e Valores de uma organização e a necessidade da equipe, contratar pessoas que estejam alinhadas com os objetivos da empresa. Para que isso ocorra os Gerentes e Supervisores devem criar estratégias que estimulem a troca de conhecimento para que todas trabalhem com uma visão compartilhada do negócio.

Fazer com que os colaboradores acreditem nessa visão, é um grande desafio não só da aprendizagem organizacional quanto da Gestão do Conhecimento, pois ambas manipulam algo intangível (conhecimento), ou seja, vemos os resultados mas não vemos o produto em si.

Por isso que toda estratégia para se trabalhar com a aprendizagem organizacional deve partir da cúpula, pois além dos desafios expostos acima elas geram resultados a longo prazo.

.4º Aprendizado em equipe: O Gerentes e supervisorestinha que ter como base o Diálogo no qual só é possível quando damos a chance dos demais membros da equipe de demonstrar seus pensamentos. Quando trocamos conhecimentos com nossos colegas de equipe, todos saem ganhando afinal, cada um entra na conversa com um conhecimento e sai com dois ou até mesmo com três conhecimento, no qual o último pode se dar pela conciliação dos dois primeiros conhecimentos. Pois a Casas Soberba dever ter a visão que essa troca de aprendizagem deve ser contínua tornando-se um circulo virtuoso, pois quanto mais aprendemos mais percebemos o quanto não sabemos quase nada, além de que a conhecimento está em constante atualização onde algo que podemos notar a falta de pratica da troca de aprendizagem em organizações que crescem de modo acelerado e depois de um tempo volta a sua posição inicial.

5º Pensamento sistêmico:A Casas Soberba teria que ter o pensamento sistêmico e ver o sistema como um todo, fazendo com que todos os órgãos da empresa trabalhem em conjunto para obter o efeito de sinergia e comunicação entre seus agentes e colaboradores, para desenvolver, produzir e entregar o produto ou serviço, atendendo as expectativas e necessidades do cliente, é importante também o envolvimento das pessoas para que elas se empenhem no processo cooperativo para que a empresa atinja a sua missão.

6º Modelo espiral de criação do conhecimento (ou SECI)

Socialização:As Casas Soberba precisa adotar o processo de compartilhamento de experiências, atitude a ser iniciada a partir dos principais dirigentes, sendo expandida a todos os níveis, resultando na criação do conhecimento tácito dentro da empresa,

Externalização:O conceito utilizado em relação aos clientes da Casas Soberba precisam ser inovados,tem-se o relato de que os “ Clientes não tem opiniões muito valorizadas”, porém sabe-se que o cliente é quem faz a empresa crescer. Deste modo o cliente precisa estar em primeiro lugar e é preciso levar em consideração a opinião de cada um deles e buscar continuamente a satisfação dos mesmos, dessa forma com certeza todos os objetivos seriam alcançados mais rapidamente.

Combinação:Uma opção de melhorar os processos das Casas Soberba é obenchmarking, com o objetivo de melhorar as funções e processos, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a obtenção de idéias novas em cima do que já é realizado.

Internalização: Os gerentes e supervisores teriam que criar uma tática e apresentar o relatório utilizando planos aos colaboradores da empresa, fazendo reuniões e aplicando experiências válidas de cada um, as transformando em desenvolturas para obter uma nova estrutura interna e assim fazer com que a empresa venha obter inovações e produtos com qualidade aos seus clientes. Ter foco e aprimorando novas idéias e fazendo sempre a vontade dos clientes, abrindo filiais em diferentes regiões para que os clientes cheguem ter de fácil acesso as novas qualidades de produtos lançados no mercado e assim implantando setores com funcionários competentes para cada processos diferenciados.

Ambiente BA– Nas organizações esbarra justamente, na maioria das vezes, nas atitudes dos líderes organizacionais, considerando que conhecimento é poder, e que, por consequência, há uma restrição por parte da maior parte dos líderes em disseminar o seu conhecimento retendo as informações, prejudicando, em síntese, o processo da espiral do conhecimento necessário para continuamente manter a inovação dos processos empresariais.ambiente virtuais de aprendizagem, salas de treinamento, groupware (software de estudo em grupos), disseminação de informação através de meios hábeis de comunicação, podem ser considerados locais ou meios de compartilhamento do conhecimento. Com isso a Casas Soberba tinha que se organizar e implantar recursos para ser uma empresa melhor e transportar isso para seus clientes a longo prazo mostrando produtos inovadores

a determinados produtos inovados.

Fatores favoráveis á criação do conhecimento: A Casas soberba teria que valorizar as opiniões de seus clientes, para obter um bom resultado para sua empresa,ter reuniões comumente, saber ter poder na hora de anunciar com seus colaboradores, por exemplo: no texto citado fala “se não estiver decidido em reunião ou não pedirem, não vá inventar” nesse trecho mostra que se os funcionários com todos os direitos que tem aos benefícios, a empresa camufla isso como se não tivessem direito nenhum, então se silenciam para não oferecer melhoramento para seus colaboradores.

Ferramentas a serem empregadas: As ferramentas que poderiam ser utilizadas pelas Casas Soberba são as práticas de colaboração em rede entre empresas sendo assim a rápidas mudanças econômicas e tecnológicas. Analisarem melhor o que os clientes dizem a respeito das marcas de cada produto fazendo com que isso seja uma forma de crescimento global para dentro e fora da empresa, obtendo informação para uma possível decisão.

Como poderão ser utilizadas: Poderiam ser utilizadas com conhecimento e informação,mídia,redes sociais,onde os participantes poderiam exercer um papel importante mantendo sua independência disposto a interações através de negociação aberta de informações.

Onde elas poderão ser utilizadas:A Casa Soberba precisaria compartilhar com seus fornecedores novos desenvolvimentos e sobretudo novos processos de comercialização e distribuição durante um grande período de vida de cada produto lançados no mercado, obtendo troca de opinião entre os funcionáriosde todos os níveis para disseminar culturas e valores, com a criação de conhecimentos organizacional, e aperfeiçoamento e tendo assim uma boa redução de custos e promoções nas qualidades. Designar recursos e ocasiões que outras empresas descobriram, assim a tradição não é propriamente das empresas e sim da região, que se fundamenta na educação. Bem como desenvolver relacionamentos interativos fundamentado em conhecimento com clientes ativos, potenciais,sócios,e funcionários, se integrar com as colaborativas do mundo, portanto as ferramentas empregadas nos admitem tomar decisões e aumentar a competividade de suas organizações, e acelerar as direções de um mercado para alcançar um futuro melhor.

Missão:Acredita-se que pode oferecer aos clientes as melhores soluções na prestação de serviços com respaldo na qualidade, tecnologia, responsabilidade social e ambiental, na busca da excelência do atendimento ao cliente oferecendo grandes variedades de varejos inovando sempre produtos que apodam atenção de seus clientes. Pois na minha concepção, as Casa Soberba não soube dar continuidade aos seus projetos e focos em inovações íntegros ao longo prazo para seus clientes, onde deveriam dar mais importânciaa contratação de clientes firmes e clientes novos.

Visão:Acredita-se que a Casa Soberba pode fazer ser melhor em nível de serviços ao longo prazo para seus clientes. Alcançar o sucesso através da administração participativa, comunicação eficaz, respeito e comprometimento com a melhoria contínua.

Nas Casas Soberba o que consideramos mais valiosa são os recursos humanos, treinados e desenvolvidos para atender os clientes em suas demandas, com eficácia, eficiência e efetividade e humanismo.Não existe barreira para a constante melhoria e a busca contínua pela atualização tecnológica. Pois as Casas soberbas não estão atendendo as necessidades de seus clientes, como diz no texto citado “há vários anos não abre novas filiais e está começando a ter problemas para cumprir seus objetivos e saldar alguns compromissos” nesse texto refere-se o insuprimento de não saber dar importância a umainovação, muito menos dar praticidade, oferecer promoções as pessoas, montar estratégias estabelecidas dentro da empresa e a seus clientes.

Referências Bibliográficas

http://kmgoldman.blogspot.com.br/

...

Baixar como  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »