TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar

Monografias: Atividade Complementar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentar, em forma de relatório, soluções fundamentadas no modelo de criação de conhecimento de Nonaka e Takeuchi para as Casas Soberba.

Então, vamos aos passos!

Passo 1: Para salvar a empresa Casas Soberba, é importante rever alguns tópicos principais da Gestão do Conhecimento e também conhecer um pouco mais sobre as grandes redes de varejo do Brasil:

1.Retome o conteúdo da disciplina Gestão do Conhecimento, disponibilizado no AVA, para dar início às fundamentações teóricas da sua proposta para as Casas Soberba.

Você deve se atentar, especialmente, aos seguintes aspectos:

•Nas aulas 2 e 3, procure saber mais sobre a essência do modelo de criação do conhecimento organizacional.

•Nas aulas 4 e 5, considere aprofundar sua visão sobre os fatores-chave mais importantes para promover o conhecimento nas empresas.

•Nas aulas 6, 7 e 8, dedique-se à compreensão das ferramentas para a gestão do conhecimento.

Dica: Sempre que julgar necessário, você pode, também, fazer consultas ao Livro-Texto da disciplina:

NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Bookman, 2009.

2.Analise, como síntese geral, o modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi por meio da seguinte leitura:

•CARTONI, D. Gestão do conhecimento como ferramenta de estratégia organizacional. Revista de Ciências Gerenciais. Valinhos/SP: Anhanguera Educacional, 10 out. 2006. Disponível em: <http://sare.anhanguera.com/index.php/rcger/article/view/69>. Acesso em: 3 fev. 2014. Se preferir, clique em: <https://drive.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EQmQ1WkVmbXVldEk/edit?usp=sharing>. Acesso em: 26 fev. 2014.

3.Considere que é muito importante conhecer a área em que atua a empresa que contratou a sua assessoria. Veja só: o ramo varejista no Brasil é o 2o maior empregador, perde apenas para o governo.

Luiza Helena Trajano (fundadora das lojas Magazine Luiza) e Samuel Klein (fundador das Casas Bahia) representam o espírito do sucesso do ramo varejista no Brasil. São exemplos que chamam a atenção do mundo inteiro para apostas aparentemente simples que levaram a resultados de enorme expressão. Buscas na internet retornam centenas de links para esses dois personagens, selecionamos alguns para você se inspirar e pensar em aplicar, quem sabe, algumas ideias nas Lojas Soberba, que solicitaram sua ajuda.

•Diretor das Casas Bahia aponta o segredo do sucesso. Por Litiane Klein. Jornal exclusivo. Feiras do Brasil. Disponível em: <http://www.feirasdobrasil.com.br/revista.asp?area=entrevistas&codigo=189>. Acesso em: 3 fev. 2014. Se preferir, clique em: <https://drive.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-Ed2VPZ3RQRy1XcEE/edit?usp=sharing>. Acesso em: 26 fev. 2014.

•Samuel Klein – o mascate que construiu um grande império no varejo. Casas Bahia. Disponível em: <http://institucional.casasbahia.com.br/empresa/empresa/samuel-klein/>. Acesso em: 4 fev. 2014. Se preferir, clique em: <https://drive.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EOHhHYm8zYVQtbW8/edit?usp=sharing>. Acesso em: 26 fev. 2014.

•Luiza Helena Trajano. Exame.com. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/topicos/luiza-helena-trajano>. Acesso em: 4 fev. 2014.

•Mulheres Empreendedoras – Entrevista Luiza Helena Trajano. Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI271994-18512,00-EXEMPLO+PARA+TODAS+AS+GERACOES.html>. Acesso em: 4 fev. 2014. Se preferir, clique em: <https://drive.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EeVNoSFNwaFZHWEk/edit?usp=sharing >. Acesso em: 26 fev. 2014.

Passo 2: Agora é o momento de trocar ideias com os colegas de grupo, de compartilhar e discutir as análises feitas por cada um, enfim, de aprofundar as reflexões para a busca por soluções para o desafio.

1.Em espírito de brainstorming, discuta com seus colegas de grupo se, com base no que você leu no relatório fornecido, a empresa Casas Soberba é inovadora ou conservadora, apontando as características que a fazem mais ou menos aberta à inovação.

2.Sugira medidas para valorizar o conhecimento tácito dos funcionários e a criação do conhecimento organizacional na empresa Casas Soberba.

Utilize o modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi para fundamentar a discussão em grupo e para começar a estruturar a resolução do desafio. Para tanto, priorize a abordagem de alguns dos seguintes aspectos:

•Capital intelectual – como valorizá-lo no contexto das Casas Soberba?

•Empresa que aprende – como transformar as Casas Soberba nesse tipo de empresa?

•Ambiente Ba – sugira ambientes Ba que possam ser aplicados pelas Casas Soberba, dando exemplos claros, fazendo desenhos se for necessário, esquemas, etc.

•Modelo espiral de criação do conhecimento (ou SECI) – para o contexto das Casas Soberba, proponha situações em que possam ocorrer transformações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com