TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar

Artigos Científicos: Atividade Complementar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  342 Visualizações

VOLTOLINI, Ricardo. Conversa com Líderes Sustentáveis. São Paulo: Editora SENAC, 2011.

Ricardo Voltolini é jornalista, especialista em planejamento de comunicação e marketing institucional, e diretor de Ideia Sustentável, empresa que atua em consultoria, educação, conteúdos e comunicação da sustentabilidade. MBA formado pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP), é consultor desde 1993, tendo desenvolvido carreira em gestão de Terceiro Setor e responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

Esse é um livro que aborda a implantação da sustentabilidade dentro das empresas e como esses conceitos podem mudar a cultura e estratégia de negócios.

Inicialmente, Voltolini apresenta algumas teorias sobre liderança, utilizando conceitos de Peter Drucker, Peter Senge e Waine Visser, entre outros. O autor cita alguns exemplos de pioneirismo em sustentabilidade e define quatro categorias de profissionais: especialistas, facilitadores, catalisadores e ativistas.

Utilizando a apresentação de casos de diversas empresas, Voltolini traça um perfil de alguns líderes que implantaram a sustentabilidade em seus negócios com sucesso, promovendo mudanças na cultura de suas empresas.

O livro possui histórias e curiosidades alguns líderes sustentáveis, como: Guilherme Leal (Natura), Kees Kruythoff (Unilever), Miguel Krigsner (O Boticário), entre outros, que contam suas experiências e convidam outros líderes para seguirem o mesmo caminho.

Algumas histórias presentes no livro são bem marcantes como a de Fábio Barbosa (Santander), que propôs, no final dos anos 90, que acionistas do ABN Amro Bank não concedessem mais financiamento a empresas devastadoras da Amazônia.

O livro é recomendado a todos aqueles que desejam refletir sobre a sustentabilidade nas empresas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com