TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementares

Trabalho Universitário: Atividade Complementares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 7

1 APRESENTAÇÃO

O semáforo passou a ser utilizando devido ao caos instalado nas vias provocado pe-la Revolução Industrial, deixando clara a necessidade de criação de dispositivos para o controle do fluxo formado, controle este autorizado através e por intermédio do semáforo.

Este dispositivo denominado semáforo se subdivide em dois tipos: os veiculares e de pedestres.

Os semáforos veiculares são formados por três focos de luzes de parte redonda, um de cor vermelha, outro de cor amarela e o terceiro de cor verde, já os semáforos para pedestres são formados por dois focos de parte quadrada ou retangular expressas por imagens de bonecos podendo ser de cor verde ou

O semáforo tem como principal objetivo liberar ou proibir o fluxo de tráfego.

Os semáforos são dispositivos que controlam através de pulsos elétricos a comuta-ção das luzes, podendo ser feito de forma manual (guarda de trânsito) ou automática (decorrente programação).

O controle de tráfego segue algumas divisões que são: controle isolado do cruza-mento, controle arterial de cruzamento e controle de cruzamento em área.

2 DESENVOLVIMENTO

Em meados do século X, o semáforo passou a ser mais do que importante devido a necessidade de orientar o caos que se transformava o trânsito nas cidades europei-as e americanas, decorrente principalmente do amplo avanço populacional provoca-do pela Revolução industrial acarretando a modernização das vias no início do sécu-lo.

As ruas eram determinantes como sinônimos de progresso, chegaram a ter até 100 metros de largura em algumas cidades.

Nos Estados Unidos, a frota passou de 8 mil para 2,5 milhões de veículos, em ape-nas 8 anos. Em virtude ao boom da frota de veículos nas ruas, somando ainda pe-destres, bicicletas e carruagens se fez necessário a criação de um sistema ou dispo-sitivo que viesse a organização, ou seja, controla o enorme fluxo formado.

2.1 CONCEITOS BÁSICOS

Normalmente, a autorização de movimentos para os veículos de uma correte de trá-fego é feita por meio do semáforo.

O semáforo é um aparelho de controle de tráfego que, por meio de sinais luminosos transmitidos para motoristas e pedestres, alterna o direito de passagem de veículos e pedestre em interseções de duas ou mais vias.

Existem dois tipos de semáforos: os veiculares e os de pedestres.

o Semáforo veicular: é um aparelho composto por três focos de luz de parte redon-da, um de cor vermelha, outro de cor amarela e o terceiro de cor verde.

o Verde: os condutores de veículos que recebem a indicação luminosa nesta cor po-dem seguir em frente, virar à direita ou esquerda, a não ser que impedidos fisica-mente por outro dispositivo de controle de tráfego ou por autoridade legal. Devem, no entanto, ceder o direito de passagem aos veículos ou pedestres que se encon-trem legalmente na área da interseção; o Amarelo: os condutores de veículos que recebem uma indicação luminosa nesta cor devem parar o veículo, antes de entrar na interseção, e permanecer parados até que recebam autorização de passagem através de luz verde ou autoridade legal. Caso não seja possível parar, sem risco para a segurança do tráfego, devem continuar em frente e cruzar a interseção; o Vermelho: os condutores de veículos que recebem uma indicação luminosa nesta cor devem parar o veículo antes de entrar na interseção, e permanecer parados até que recebam autorização de passagem através de luz verde ou autoridade legal.

O principal objetivo do semáforo veicular é liberar ou proibir o movimento de veícu-los, fluxo de tráfego.

o Semáforo para pedestres: aparelho formado por dois focos de parte quadrada ou retangular. A indicação é feita através de máscara, agregada à parte interna da lente dos focos, contendo legendas ou representações de bonecos humanos para as condições de movimento e espera.

o Boneco verde fixo: os pedestres que recebem indicação luminosa nesta cor podem atravessar a via, cedendo o direito de passagem aos veículos que se encontram legalmente na área da interseção; o Boneco verde fixo: os pedestres que recebem indicação luminosa nesta cor podem atravessar a via, cedendo o direito de passagem aos veículos que se encontram legalmente na área da interseção; o Boneco vermelho intermitente: os pedestres que recebem indicação luminosa nesta cor devem parar antes de atravessar a via, e permanecer assim até que recebam autorização de travessia através do boneco verde ou autoridade legal.

Comumentemente, a ordem de indicação de cores de um semáforo é verde, ama-relo, vermelho e novamente verde. Esta sequência é aplicada a uma ou mais cursos de tráfego, denominada fase. O tempo total, em segundos, para a completa sequên-cia de sinalização, numa interseção, é denominada estágio ou intervalo, e durante esse período as indicações luminosas do cruzamento como um todo não mudam de aspecto, e uma ou mais fluxo de tráfego ou pedestres têm direito de passagem.

2.2 EXEMPLOS DE OPERAÇÃO DE SEMÁFOROS

O controle de tráfego é um dispositivo que controla os semáforos por pulsos elétricos para comutação das luzes, podendo ser feito de maneira manual ou automática.

Esquema eletrônico

• Manual: os comandos são ativados de forma manual, geralmente por um guarda de trânsito.

• Automática: os comandos são ativados de forma automática, oriundos de progra-mação interna, podendo ser complexos, ou simples.

Alguns tipos de semáforos:

Semáforo convencional Semáforo moderno Semáforo inteligente

Segundo Luciana Maria Gasparelo Spigolon, a instalação desses novos semáforos pode trazer ganhos quanto à segurança, ou seja, diminuição do número de aciden-tes.

O padrão adotado e indicado pelo Denatran é o modelo clássico (convencional), constituídos pelas circunferências vermelha, amarela e verde, na vertical ou horizon-tal.

A implantação do semáforo com contagem de tempo restante é permitida somente para fins de experimentação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com