TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades - Cultura da soja

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 3 (Soja)

Atividade 3 (Soja)

  1. O tempo específico de duração entre os estádios de desenvolvimento, o número de folhas formadas e a altura da planta podem variar de acordo com os diferentes cultivares, estações de crescimento (clima), regiões de cultivo, datas (épocas) e padrões de semeadura. Por exemplo:
  1. Para qualquer cultivar, a taxa de desenvolvimento da planta está diretamente relacionada à temperatura. Assim, a duração de tempo entre os diferentes estádios será variável conforme as variações de temperatura entre e dentro da estação de crescimento.
  2. Deficiências de nutrientes, de umidade e outras condições estressantes à planta podem prolongar o tempo de duração entre os estádios vegetativos, porém, encurtam o tempo entre as fases reprodutivas.
  3. A soja cultivada em altas densidades tende a crescer mais em altura, ramificar menos e produzir menores quantidades de vagens e sementes por planta que aquela cultivada em baixas densidades. Em altas densidades a soja também terá maior altura de inserção das primeiras vagens e maior tendência a acamar.
  4. Deficiências de nutrientes, de umidade e outras condições estressantes à planta podem antecipar o tempo de duração entre os estádios vegetativos, porém, encurtam o tempo entre as fases reprodutivas.

É correto apenas o que se afirmar em:

  1. I e II
  2. I, II e III
  3. I, III, IV
  4. II, III e IV
  5. I, II, III e IV

  1. O nó é a parte do caule onde a folha se desenvolve e é usado para a determinação dos estádios vegetativos porque é permanente, enquanto que a folha é temporária, podendo se desprender do caule.  Com relação ao estágio vegetativo é uma consideração correta a seguinte afirmativa:
  1. Os nós cotiledonares são alternados no caule e cada um deles possui (ou possuía) um cotilédone. Para a determinação dos estádios vegetativos (V1 a Vn), os nós cotiledonares são considerados, pois possuem (ou possuíam) folhas verdadeiras.
  2. Os nós imediatamente acima dos cotiledonares são os nós das folhas trifolioladas e são, também, opostos no caule e cada um deles, também, possui (ou possuía) uma folha trifoliolada. Nós opostos ocupam a mesma posição no caule e, por isso, são considerados como um nó apenas.
  3. Todos os nós acima dos unifoliolados são alternados, ocupam diferentes posições no caule e possuem (ou possuíam) folhas trifolioladas. As folhas jovens possuem folíolos que, no início de seu desenvolvimento, se assemelham a cilindros. Ao se desenvolverem, os folíolos se desenrolam e os bordos se separam até a abertura completa dos mesmos.
  4. Uma folha é considerada completamente desenvolvida quando está totalmente fechada e os bordos dos folíolos da folha do nó imediatamente acima não mais se tocam.
  5. A folha apical está completamente desenvolvida quando seus folíolos já se encontram fechados e se assemelham aos das folhas acima dela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com